Agosto Dourado - Mês Aleitamento Materno

💙
03 agosto 2021

  


De 1 a 7 de Agosto, acontece a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) , e esse ano o tema é “Proteger a Amamentação: uma responsabilidade de todos”! 

O mês de Agosto é conhecido como Agosto Dourado por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação e a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.


E para conversar sobre a amamentação, trago hoje a Dra. Clery Bernardi Gallacci, pediatra e neonatologista do Hospital e Maternidade Santa Joana. 


1. O que é a Hora Dourada?

A chamada hora dourada é o momento em que o bebê nasce e na primeira hora de vida é colocado ao seio materno para ter o contato pele a pele e sucção, desde que a mãe e o bebê estejam bem.

 

2. Qual a importância da amamentação nas primeiras horas do bebê?

Hoje já é conhecido que a sucção na primeira hora de vida contribui para o sucesso da amamentação. Tal ato colabora com o aumento da produção de leite e o vínculo entre mãe e o bebê.

 

3. Existem alimentos que ajudam a ‘aumentar o leite’?

A mãe deve ingerir grande quantidade de líquidos, alimentar-se de forma fracionada, evitando jejum prolongado. Além disso, a lactante deve, preferencialmente, seguir uma dieta rica em frutas, legumes e verduras, e que inclua também proteína animal de duas a três vezes por semana.


4. Quais os benefícios da amamentação exclusiva?

A recomendação é a oferta do leite materno exclusivo até os 6 meses, pois proporcionará um crescimento e desenvolvimento adequado ao bebê. Sabe-se que o aleitamento materno exclusivo protege o bebê de infecções gastrointestinais e respiratórias e colabora para prevenção da obesidade na infância. A amamentação também permite preparar o bebê para a introdução de outras fontes de alimentos.

 

5. O recomendado é amamentar até os 2 anos. Após esse período, o que o leite materno pode (ou continua) beneficiando a criança?

A introdução de outras fontes de alimentos deve começar a partir dos 6 meses de idade. A partir deste período, as necessidades energéticas, fontes de vitaminas e alguns elementos, como o ferro e o zinco, devem ser oriundos de outras fontes de alimentos complementares. Após os 2 anos  pode-se manter a amamentação, principalmente em países com altas taxas de desnutrição infantil. Porém, se a criança tiver dificuldade em aceitar outras fontes de alimentos, isso poderá gerar uma deficiência de ferro e zinco, comprometendo o seu crescimento e desenvolvimento.


6. O que pode atrapalhar a produção do leite?

A produção de leite ocorre por meio de um mecanismo neuroendócrino pela sucção ao seio materno e alterações de produção hormonal na mãe. Assim, a sucção efetiva ajudará na manutenção da produção do leite. Fatores ambientais, como o estresse materno, algumas cirurgias de mamas ou tumores de hipófise, podem comprometer a produção de leite. 

 

7. Quais são as principais dificuldades que as mães podem encontrar para amamentar no primeiro mês?

O ato de amamentar é um processo contínuo, que começa durante a gravidez e no momento do nascimento. Nos dias em que permanecem internadas nas maternidades, a boa assistência dos profissionais de saúde é muito importante e contribui muito para todo o processo. Entretanto, diversas situações podem dificultar o sucesso da amamentação. A dificuldade de posicionamento do bebê para mamar, a falta de conhecimento da anatomia das mamas e o excesso de informações nem sempre com comprovação científica são alguns pontos que podem prejudicar este momento tão especial. Recomenda-se que, antes do nascimento do bebê, a gestante se informe sobre o aleitamento materno com seu obstetra. Após a alta, é fundamental que a mãe tire todas as suas dúvidas com o pediatra que está acompanhando o bebê. Lembrando, ainda, que a rede de apoio é essencial para o sucesso da amamentação. Outra possibilidade, ainda, é consultar os sites de maternidades, como as do Grupo Santa Joana, por exemplo, que disponibilizam diversos conteúdos sobre o tema.

 

8. Não conseguindo amamentar ou tendo dificuldades, quem (qual profissional) a mãe deve procurar?

Todos profissionais com formação na área da amamentação poderão colaborar para o sucesso da mesma. Médicos, enfermeiras obstetras, enfermeiras, fonoaudiólogas e nutricionistas são profissionais com conhecimento para dar suporte e podem sanar as dificuldades encontradas.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI!
Postar um comentário

Custom Post Signature

Custom Post  Signature