Primeiros Dentes do Bebê

💙
09 junho 2021


O calendário dos primeiros dentes do bebê

O momento do surgimento dos primeiros dentes do bebê pode ser muito especial para os pais, mas ao mesmo tempo desafiador, tendo em vista que é uma mudança corporal importante, que nem sempre é fácil para os pequenos - bem como para os pais que acompanham a situação.


Esse momento, em que surge o primeiro dente, é um desafio pois os bebês não entendem o que está acontecendo e, por conta do incômodo que o nascimento do dente causa, eles acabam chorando mais e ficam irritados.


Além disso, é normal que os pais também não saibam exatamente o que está havendo, acreditando que os filhos estão doentes.


É justamente para preparar os pais que especialistas desenvolveram um “calendário” do surgimento dos dentes dos bebês, evitando o desespero e auxiliando nos cuidados básicos necessários nesse momento.

Marco do desenvolvimento infantil

Antes de falar propriamente do calendário do nascimento dos dentes dos bebês, é importante explicar que essas datas estipuladas no cronograma se referem a marcos do desenvolvimento infantil. Mas o que é isso?


De modo geral, psicólogos desenvolveram diversos métodos e teses mostrando que, em um desenvolvimento natural das crianças, elas passarão por diversos marcos que representam seu crescimento, principalmente até os 5 anos de idade.


São considerados marcos do desenvolvimento infantil:


  • Quando a criança fala sua primeira palavra;

  • Quando a criança começa a engatinhar, andar e correr;

  • Passa a segurar objetos;

  • Monta frases e expressões;

  • Aponta para pessoas e objetos;

  • Começa a desenhar.


O surgimento dos dentes também se enquadram nesse campo de marcos do desenvolvimento e, por isso, possuem um calendário e um surgimento previamente identificados.


Apesar de poderem haver casos em que o aparecimento demora mais ou menos tempo que o esperado, a ordem de surgimento sempre se mantém como um padrão para o desenvolvimento infantil.


Esse cronograma serve para os pais terem uma base maior de quando os dentes devem começar a surgir, conseguindo se preparar adequadamente para esse tipo de situação e identificar quando a irritabilidade aparecer - ou mesmo leves febres.

Dentes de leite

Como é costumeiramente explicado em consultórios de odonto empresarial, existem dois tipos de dentição: os dentes de leite (decíduos) e os dentes permanentes. 


Os dentes de leite são os primeiros que surgem, possuem uma aparência menor e uma raiz mais frágil/curta, justamente para que caiam e deem espaços para a dentição permanente.


Já os permanentes, são os que vão surgindo após os dentes de leite caírem, permanecendo lá, desde que haja os devidos cuidados ou não ocorra traumas que causam a quebra.


Estes dentes possuem uma raiz mais forte e são maiores que os dentes de leite. Basicamente, a troca contribui para a funcionalidade da arcada e formação da face, também sendo acompanhada pela inserção de alimentos mais rígidos nas refeições.

Calendário dos bebês

Falando propriamente do calendário dos bebês, é importante demarcar algumas datas em que os pais devem ficar atentos para o possível romper das gengivas por conta do nascimento dos dentes.


Os primeiros dentes, por exemplo, devem nascer entre os 5 e 8 meses de idade, sendo os frontais inferiores e, posteriormente, superiores - ambos conhecidos como incisivos.


Na sequência, começam a nascer os demais dentes, formando uma arcada dentária provisória, conforme a ordem a seguir:


  • Incisivos laterais superiores, nove e onze meses;

  • Incisivos laterais inferiores, dez e doze meses;

  • Primeiros molares, 12 e 16 meses;

  • Caninos, entre 16 e 20 meses;

  • Segundos molares, 20 a 30 meses.


De acordo com o calendário de nascimento dos dentes dos bebês, que pode ser consultado com dentistas de convenio odontologico empresarial ou de sua confiança, todos os dentes de leite devem nascer até os 3 anos de idade, totalizando 20 dentes.


Já com relação à troca da estrutura decídua para a permanente, a expectativa é que o primeiro dente caia por volta dos 6 e 7 anos, caso siga seu curso natural, iniciando o processo.


Apesar de ser um comportamento comum dos organismos, variações podem acontecer, bem como imprevistos podem fazer com que os dentes caiam antes, mas de acordo com os marcos de desenvolvimento, essa é a idade mais comum para o processo de troca dental.


A partir da primeira queda dental, por volta dos 6 a 7 anos, os dentes permanentes começam a surgir. Esse processo leva certo tempo para ser concluído, e a arcada dentária definitiva pode demorar até os 25 anos de idade para ser formada.

O que os bebês sentem?

Quando começam a nascer os primeiros dentes dos bebês, é natural que eles sintam desconfortos durante esse processo. 


Diversos sintomas, como inchaço, vermelhidão, dor e febre, podem acometer os pequenos.


Por isso, especialistas de plano odontologico recomendam que os pais fiquem calmos durante essa etapa, bem como podem recomendar alternativas para tratar da maneira adequada os sintomas, como uso de medicamentos, mordedores ou mesmo vegetais gelados.

Consultas regulares

Para que a primeira dentição seja formada e passe pelo seu processo natural de nascimento e queda, é fundamental que os pais levem os filhos para receber o atendimento adequado, verificando se tudo está ocorrendo dentro do esperado.


Por isso, consultar dentistas especializados em odontopediatria, seja em uma rede pública, privada ou em convenio odontologico, é fundamental desde cedo, ao notar os primeiros sintomas do nascimento dental para que haja as devidas considerações. 


Com isso, os dentistas conseguem criar hábitos de rotina para que os pais e as crianças comecem a higienizar e cuidar dos dentes de forma correta e ainda pequenos, mantendo a prática no decorrer da vida.


A possibilidade de trabalhar com convênios e planos dentários funciona muito bem, pois existem opções para diversas categorias de famílias e trabalhos, como o plano odontologico para MEI.


Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.


DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI!
Postar um comentário

Custom Post Signature

Custom Post  Signature