Dicas para desfralde!!!

💙
26 outubro 2011
Nos postes anteriores contei que haviamos iniciado o processo de desfralde, nesse irei comentar o que fizemos para tirar, e assim espero poder ajudar as mamães que estão iniciando ou vão inicar essa fase.
Temos que levar em consideração que cada criança é única e cada uma tem seu tempo para cada coisa, e que não adianta querermos adiantar o processo pois isso só irá prejudicar.
Para começar temos que esperar que ELAS estejam prontas, comecem a sentir vontade de fazer xixi e coco no piniquinho, privada, lógico que um pouco de incentivo pode ajmuda-los.
Eu comecei levando ele quando nós iamos ao banheiro, e falavamos a ele que era legal, que depois dariamos "tchau" (acredito que a maioria das crianças adoram essa parte).
Quando iamos perguntava se ele queria fazer igual, se ele demonstrasse alguma negação não forçava.
Como ele tem uma prima que é mais velha e sempre estão juntos, quando ela ia ao banheiro levava-o junto para mostrar, para anima-lo.
Quando ia dá banho nele antes de coloca-lo na banheira perguntava se queria ir fazer xixi (assim ele sempre queria, nem sempre fazia), ai enquanto esperava cantava músiquinhas para ele (inventei algumas trocando palavras e usanva xixi amarelinho) , contava histórinhas, e quando ele fazia falava que fiquei feliz, dava os parabéns, e perguntava se ele tinha achado legal.
Após a soneca da tarde o Gui sempre toma mamadeira para acordar ai quando terminava perguntava se ele queria fazer xixi e da tchau como tinhamos feito, e na maioria das vezes ele ia, porque antes tinha "achado graça" e me pedia para cantar as músiquinhas.
Teve um tempo entre esse inicio e realmente deixa-lo sem fralda que ele rejeitava bastante, não queria nem antes de tomar banho, sempre respeitei, até que ele começou a falar quando fazia, as vezes ele comentava que tinha vazado, ai eu explicava que não que ele tinha feito só o xixi na fralda.
Algumas vezes ele pedia para ir mais chegava na hora não queria mais, até quando ele se mostrou mais interessado, e na maioria das vezes queria fazer na privada, fomos aonde levamos ele para escolher o piniquinho dele, deixamos ele bem a vontade pegamos os modelos, pediamos para que ele sentasse, explicavamos para que servia, o que fazia (porque hoje em dia há vários que tocam música, que imitam a privada), e perguntamos qual ele tinha gostado para levar.
Após ele ter escolhido começamos novamente o processo, como no começo ele não sabia pedir, eu colocava ele de tempo em tempo sentado (sempre explicando o por que), normalmente colocava ele quando acordava, após as mamadeiras ou ter bebido alguma coisa.
Quando ele fazia na calça mesmo depois sem saber se havia mais eu colocava ele sentado, e fala "Quando você quiser grita - mamãe xixi -, que sentamos ai não te suja e é mais legal", e assim ele começou a pedir e quando fazia ele mesmo falava "chamei a mamãe e não vazou" e eu sempre dava os parabéns, batia palma e dizia que fiquei feliz.

Espero poder ter ajudado um pouco com as minhas dicas.
Beijos ....


10 comentários on "Dicas para desfralde!!!"
  1. Com quanto tempo vocês começaram a tirar a fralda?

    ResponderExcluir
  2. Eu comecei o desfralde de Augusto e o xixi já tá nota 10, pede sempre, mas o cocozinho!!!! Tá difícil!!

    ResponderExcluir
  3. Começamos a pegar firme com 2 anos e 1 mês, mas já estava na preparação perto dele completar 2 anos.

    ResponderExcluir
  4. Ah já já tbm vai está td certinho os dois..

    ResponderExcluir
  5. Vou seguir as dicas e volto pra ler os posts anteriores... Malu dia 30 faz 1 aninho mas já sabe o que é xixi e coco. Quando falo pra ela fazer coco ela faz força rs Será muito cedo para o desfralde?
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Carina então não temos como dizer se é cedo ou não porque isso vai muito de criança para crianças, algumas nessa fase já estão preparadas, outras demoram mais.
    O importante é tentar sem força-la.
    Depois volta pra me contar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. OI MI,
    vi o seu post no Top 5 do Recanto.
    Com certeza a sua experiência vai ajudar a muitas mães.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Obrigada Cris, sempre que eu tiver alguma coisa para compartilhar para ajudar estarei postando.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Que legal o relato... Estou começando esse desafio agora... mas vamos que vamos!!!!

    ResponderExcluir

Custom Post Signature

Custom Post  Signature