Erros e Acertos Na Alimentação Infantil

💙
11 julho 2017

Que mãe ou pai nunca desejou ver os filhos sempre comendo verduras, legumes e frutas?


Um dos fatores que mais nos preocupam é uma alimentação saudável. Afinal, estima-se que 7,3% das crianças menores de cinco anos estão acima do peso, segundo relatório Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) divulgado no início deste ano. 
E é justamente na infância aonde eles aprendem a “comer bem” ou  “comer mal”. E tudo depende da educação e do exemplo que nós pais e responsáveis damos. 
Do que adianta pedir para a criança comer banana, maçã, ou outra fruta se nós mesmo não consumimos, e sabemos que o exemplo é a melhor maneira de ensinar. 
Um dos erros mais comuns que geralmente cometemos é esse, por exemplo pedir ao filho para comer verdura ou legumes, mas estar com o próprio prato sem verduras ou legumes, um outro erro é a imposição. obrigar a criança a comer determinado alimento, principalmente quando ela não está com fome, só atrapalha, a chance de associar a alimentação a algo negativo é grande. Recompensar com doces ou guloseimas só para fazer a criança comer o que é saudável tampouco é solução. 
Não saber impor limites também pode atrapalhar a relação da criança com a comida. É preciso explicar ao filho a hora certa de comer e a hora de parar de comer também. Prato cheio não é sinônimo de saúde. A quantidade de comida deve ser adequada à faixa etária e  necessidade de cada criança. 

O que fazer? 
A melhor maneira de fazer com que a criança se interesse pela comida saudável é fazer com que ela participe do processo de compra e preparo dos alimentos. Sempre que for possível, leve seu filho a feira, ou ao supermercado, peça ajuda para lavar um tomate, pegar uma abobrinha na geladeira, inclua ele no preparo, isso fará com que a criança queira descobrir o gosto daquilo que ela ajudou a preparar. 
Para os legumes ou verduras que não agrada muito o paladar da criança, a dica é ralar ou cortar bem miúdo e misturar com outros alimentos, como carne e arroz. Assim, aquilo que a criança não gosta ficará “mascarado”, facilitando que ela coma tudo o que é saudável. 
Variedade à mesa também é importante para moldar as escolhas alimentares da criança. Quanto mais alimentos diferentes ela experimentar, maior será seu repertório de opções saudáveis, e melhor será a sua dieta, rica nos nutrientes de que seu corpo precisa. 
Não faça o mesmo tipo de receita de carne e os mesmos acompanhamentos todos os dias. Eliminar a monotonia é também um meio eficaz de chamar a atenção do paladar da criança. Se um dia fizer frango com cenoura, no outro, faça bife grelhado de carne vermelha com uma salada ou uma torta de legumes. O importante é colocar criatividade e amor no prato.

Aqui em casa desde que começamos a introdução alimentar dou de tudo para o Gui comer, e preparo de várias formas para assim escolhemos a melhor maneira de ser preparado e mais fácil de ser aceito, por exemplo tem alguns legumes que ele só gosta de comer na sopa, então faço normalmente a cada 15 dias sopa e coloco tudo que é legumes, outros ele gosta refogado com farinha de milho então faço pelo menos 2x na semana, salada praticamente todo os dias ele consome, então vario, um dia coloco pepino e tomate, outro ele só quer tomate, as vezes só pepino, outras salada com alface, repolho, tomate, milho, as vezes só atum. Frutas ele tem por preferencia banana, manga, melão, uva então vou alternando durante os dias. E ele sempre me acompanha nas idas ao mercado e feira, assim tem a oportunidade de olhar e pedir para experimentar. 

E ai com vocês como é a alimentação das crianças ? 
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI!
Postar um comentário

Custom Post Signature

Custom Post  Signature