Uma das principais preocupações e dúvidas nossas em relação aos filhos está relacionada à alimentação, se eles estão comendo suficientemente bem para crescer e se desenvolver de forma saudável, e assim afastando-se de algumas doenças.
Algumas crianças podem apresentar falta de apetite, recusando-se a comer durante as refeições, o que dificulta a ingestão de alguns alimentos importantes para o seu crescimento, o que exige de nós muita calma e paciência.

Para ajudar a melhor nossa situação, trago hoje sete dicas para ajudar a abrir o apetite das crianças:
  1. Respeite o horário das refeições – As crianças precisam se alimentar regularmente ao longo do dia e sempre nos mesmos horários para criar uma rotina, educando, assim, o organismo a sentir fome sempre na mesma hora. Importante: não beliscar entre as refeições.
  2. Não substitua as refeições – Se a criança não quiser comer na hora do almoço, por exemplo, não dê alimentos como doces ou chocolates no horário. Você pode oferecer o mesmo alimento, que deve ser adequadamente guardado na geladeira para quando ele estiver com fome, ou esperar a próxima refeição para oferecer o alimento apropriado.
  3. Quantidade de comida no prato – Quantidade nem sempre quer dizer qualidade. Uma refeição composta por alimentos saudáveis oferece os nutrientes necessários para a saúde dos pequenos. Haja com determinação para que a criança se alimente adequadamente, mas para isso você não precisa forçá-la a comer grandes quantidades ou brigar com ela.
  4. Envolva a criança no preparo das refeições – Crianças gostam de ajudar e se sentir úteis. Por isso, os pais podem pedir o auxílio dos pequenos, ensinando-os, por exemplo, a lavar alguns alimentos e também a preparar a mesa para a refeição.
  5. Inove na hora de preparar os alimentos – Para oferecer opções aos pequenos, prepare alimentos de formas diferentes, como cozidos, assados ou grelhados, proporcionando, assim, diferentes cores e texturas.
  6. Apresente os alimentos – Na hora de ir ao supermercado, hortifruti ou a feira, leve as crianças e faça desse um momento de aprendizado também. Apresente novos alimentos, como frutas, verduras e legumes, e peça ajuda na hora de colocá-los no carrinho. Se você tem espaço em casa para ter uma mini-horta, isso ajuda nesse processo, além de ensinar o cultivo para consumo de uma forma saudável. Aqui em casa vamos todos os sábados na feira e o Gui ajuda no processo de compra das frutas e legumes.
  7. Dê o exemplo – Nós pais são os primeiros e maiores exemplos para os nossos filhos. Por isso, é importante que esses hábitos alimentares saudáveis venham de casa, onde todos comam os mesmos alimentos e as refeições sejam um momento importante e prazeroso para toda a família.


Comentários
9 Comentários

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  1. Adorei Mi! Mas o número dois é difícil evitar, não em oferecer guloseima pq isso não faço, mas fico pensando em nutrir com outro alimento para não ficar sem comer. Estou cuidando disso. Bjo

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  2. Mi, adorei as dicas, uma que já utilizo aqui é quando Heitor ajuda a preparar os alimentos e tiro e queda ele come com mais vontade tudo!

    Beijos
    Gleysa
    www.mamaeursa.com

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  3. Maravilhosas as suas dicas, Mi. Passei por uma fase terrível com o Caio e busquei muito apoio com mães mais experientes e leituras como essa! O que mais funcionou foi convidá-lo para cozinhar comigo, assim ele ia experimentando enquanto fazia!

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  4. Excelentes dicas! Algumas já utilizo e irei usar as demais. O mais importante é não dar guloseimas como recompensa!

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  5. Gostei das suas dicas pois também pratico aqui em casa o mesmo e não temos problemas de recusa do almoço ou jantar.

    @nossasaogemeos

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  6. Aqui sigo praticamente todos esses pontos e garanto q da certo!

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  7. Maravilhosas essas dicas me ajudam muito!!!

    Suellem
    www.pequetuxo.com.br

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  8. Por aqui não tenho que reclamar, pisquila não dá trabalho para comer. Pô contrário hahahaha. O papazinho é sagrado pra ela. Graças a Deus, mamãe fica tão feliz!!!!

    Beijos Mila (@mundodamae)

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  9. Excelente dicas, graças a Deus não passo por esse problema o Duduxo bom de garfo.. Beijos

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