Dicas para abrir o apetite do seu filho !!!

💙
09 agosto 2016

Uma das principais preocupações e dúvidas nossas em relação aos filhos está relacionada à alimentação, se eles estão comendo suficientemente bem para crescer e se desenvolver de forma saudável, e assim afastando-se de algumas doenças.
Algumas crianças podem apresentar falta de apetite, recusando-se a comer durante as refeições, o que dificulta a ingestão de alguns alimentos importantes para o seu crescimento, o que exige de nós muita calma e paciência.

Para ajudar a melhor nossa situação, trago hoje sete dicas para ajudar a abrir o apetite das crianças:
  1. Respeite o horário das refeições – As crianças precisam se alimentar regularmente ao longo do dia e sempre nos mesmos horários para criar uma rotina, educando, assim, o organismo a sentir fome sempre na mesma hora. Importante: não beliscar entre as refeições.
  2. Não substitua as refeições – Se a criança não quiser comer na hora do almoço, por exemplo, não dê alimentos como doces ou chocolates no horário. Você pode oferecer o mesmo alimento, que deve ser adequadamente guardado na geladeira para quando ele estiver com fome, ou esperar a próxima refeição para oferecer o alimento apropriado.
  3. Quantidade de comida no prato – Quantidade nem sempre quer dizer qualidade. Uma refeição composta por alimentos saudáveis oferece os nutrientes necessários para a saúde dos pequenos. Haja com determinação para que a criança se alimente adequadamente, mas para isso você não precisa forçá-la a comer grandes quantidades ou brigar com ela.
  4. Envolva a criança no preparo das refeições – Crianças gostam de ajudar e se sentir úteis. Por isso, os pais podem pedir o auxílio dos pequenos, ensinando-os, por exemplo, a lavar alguns alimentos e também a preparar a mesa para a refeição.
  5. Inove na hora de preparar os alimentos – Para oferecer opções aos pequenos, prepare alimentos de formas diferentes, como cozidos, assados ou grelhados, proporcionando, assim, diferentes cores e texturas.
  6. Apresente os alimentos – Na hora de ir ao supermercado, hortifruti ou a feira, leve as crianças e faça desse um momento de aprendizado também. Apresente novos alimentos, como frutas, verduras e legumes, e peça ajuda na hora de colocá-los no carrinho. Se você tem espaço em casa para ter uma mini-horta, isso ajuda nesse processo, além de ensinar o cultivo para consumo de uma forma saudável. Aqui em casa vamos todos os sábados na feira e o Gui ajuda no processo de compra das frutas e legumes.
  7. Dê o exemplo – Nós pais são os primeiros e maiores exemplos para os nossos filhos. Por isso, é importante que esses hábitos alimentares saudáveis venham de casa, onde todos comam os mesmos alimentos e as refeições sejam um momento importante e prazeroso para toda a família.

9 comentários on "Dicas para abrir o apetite do seu filho !!!"
  1. Adorei Mi! Mas o número dois é difícil evitar, não em oferecer guloseima pq isso não faço, mas fico pensando em nutrir com outro alimento para não ficar sem comer. Estou cuidando disso. Bjo

    ResponderExcluir
  2. Mi, adorei as dicas, uma que já utilizo aqui é quando Heitor ajuda a preparar os alimentos e tiro e queda ele come com mais vontade tudo!

    Beijos
    Gleysa
    www.mamaeursa.com

    ResponderExcluir
  3. Maravilhosas as suas dicas, Mi. Passei por uma fase terrível com o Caio e busquei muito apoio com mães mais experientes e leituras como essa! O que mais funcionou foi convidá-lo para cozinhar comigo, assim ele ia experimentando enquanto fazia!

    ResponderExcluir
  4. Excelentes dicas! Algumas já utilizo e irei usar as demais. O mais importante é não dar guloseimas como recompensa!

    ResponderExcluir
  5. Gostei das suas dicas pois também pratico aqui em casa o mesmo e não temos problemas de recusa do almoço ou jantar.

    @nossasaogemeos

    ResponderExcluir
  6. Aqui sigo praticamente todos esses pontos e garanto q da certo!

    ResponderExcluir
  7. Maravilhosas essas dicas me ajudam muito!!!

    Suellem
    www.pequetuxo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Por aqui não tenho que reclamar, pisquila não dá trabalho para comer. Pô contrário hahahaha. O papazinho é sagrado pra ela. Graças a Deus, mamãe fica tão feliz!!!!

    Beijos Mila (@mundodamae)

    ResponderExcluir
  9. Excelente dicas, graças a Deus não passo por esse problema o Duduxo bom de garfo.. Beijos

    ResponderExcluir

Custom Post Signature

Custom Post  Signature