Filho x Educação

💙
02 fevereiro 2016

A IMPORTÂNCIA DE ACOMPANHAR OS FILHOS NA EDUCAÇÃO
*Por Fabiany Lima



Toda mãe ou pai já deve ter ouvido falar que a educação é uma responsabilidade que deve ser dividida entre escola e família. Costumamos inclusive definir qual é o papel de cada um: enquanto a instituição de ensino deve passar o conhecimento intelectual, a função da família é associada ao comportamento, moral e valores das crianças. Mas não é bem assim que as coisas funcionam.
Assim como os professores ajudam a moldar o caráter dos pequenos, os pais também têm o dever de se envolver na formação intelectual de seus filhos. Isso começa desde os primeiros passos da criança na escola. Essa fase inicial, inclusive, é um dos momentos mais importantes para o desenvolvimento das crianças, pois é quando eles começam a entender (ainda que sem perceber) as funções daquele ambiente.
É essencial que os pais caminhem junto no crescimento e nos novos aprendizados adquiridos pelos filhos. Incentivar práticas como a leitura, a lição de casa e o estudo pode ser essencial para o futuro deles. Só estando próximo das crianças será possível identificar quais são suas maiores dificuldades e, desde cedo, orientá-las ou procurar uma ajuda profissional (seja um professor particular ou um psicólogo, por exemplo), caso seja necessário.
Acompanhar os estudos também é uma atitude fundamental para estreitar os laços com os filhos. Eles precisam saber que você está ali para ajudar, guiar e, claro, cobrar. Ter esse apoio é importante para que as crianças tenham segurança e não fiquem sem rumo quando estiverem com dificuldades. Com o tempo, não será mais você que seguirá cada passo delas na escola, mas serão elas que virão até você contando as novidades do colégio ou pedindo ajuda.
É claro que tudo tem um limite. Tenha atenção para preservar o espaço e o tempo livre dos pequenos. Reserve um horário para a diversão, não cobre resultados e respeite as preferências deles. Convenhamos também que, depois de um dia inteiro na escola, a última coisa que as crianças querem fazer é estudar. A melhor forma de agregar um conhecimento dentro de casa é incentivando atividades que misturem aprendizado e diversão, o que pode acontecer por meio de programas de tv’s, jogos e aplicativos.
Portanto, transmitir conhecimento não é uma tarefa exclusiva da escola. Os pais precisam estar sempre alertas ao que acontece no colégio, inclusive agregando novos aprendizados. Uma atitude proativa em relação ao ensino certamente vai trazer um relacionamento mais próximo entre pais e filhos, além de ser um fator determinante para o bom desenvolvimento das crianças.

*Fabiany Lima é mãe de Gêmeas, escritora de livros infantis e criou o aplicativo Timokids, que oferece livros e jogos socioeducativos com ilustrações em 3D narrados e legendados em 4 idiomas e que estimula a interação da família.

Beijos Mi Gobbato !!!
21 comentários on "Filho x Educação"
  1. Ja vou baixar esse app!
    Ele parece ser otimo!

    Obrigada pela dica
    Gleysa
    demamaeursa.blogspost.com.br

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, é fundamental que a gente participe ativamente e acompanhe sempre!

    ResponderExcluir
  3. Adorei! Família e escola precisam andar de mãos dadas para que os resultados sejam ainda melhores. É fundamental a participação dos pais no processo de aprendizagem dos filhos, transmite mais segurança à eles. Bjus

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post, a Luiza ainda não vai pra escola, mas eu já procuro ter atividades em casa com ela para ir aprendendo algumas coisinhas... Acho fundamental a escola e os pais andarem juntos! Bjus

    ResponderExcluir
  5. Exatamente...a escola precisa de família parceira! Tenho falado muito sobre isso nas minhas reuniões!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Muito legal!
    Realmente precisamos estar bem atentas ao desenvolvimento de nossos filhos.
    Vou dar uma olhada nesse aplicativo pra baixar sim :)
    Beijinhos!
    https://dulcineiadesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei! Ainda com filhas bem pequenas, mas o texto foi inspirador! @carolallmix

    ResponderExcluir
  8. Muito bom! Adorei! Já atrás desse app! 👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir
  9. As dicas foram ótimas, é preciso sempre estar atentas ao aprendizado dos nossos pequenos, participando e estimulando sempre.
    Bjks

    ResponderExcluir
  10. Família e escola precisam trabalhar juntas, os dois ganham com a parceria e a criança ganha mais ainda! Vou correndo ver esse app 😘

    ResponderExcluir
  11. Vou atrás desse aplicativo agora rsrsrs
    Blogmaternidadesemfrescura

    ResponderExcluir
  12. Que diferente esse app.adorei o conceito vou baixar certeza

    ResponderExcluir
  13. Oi Mi,

    Adorei o post temos que ficar atentos sempre, assim que Gabriel for para escola vou baixar.

    Bjs

    Mari

    vamosmamaes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Mi!!!
    Amei o post!!!
    Concordo com vc e obrigada pela dica do app!! Beijos

    ResponderExcluir
  15. Adorei o texto! Compartilho do mesmo pensamento!! Há já vou baixar o aplicativo! Obrigada pelas dicas!
    Bjos mila

    ResponderExcluir
  16. Concordo com tudo escrito no texto. Inclusive compartilhei. Infelizmente, alguns pais acham que a escola tem o dever de educar integralmente a criança.

    ResponderExcluir
  17. É absurdo como alguns pais ainda delegam a criação dos filhos a terceiros (incluindo escola).

    A escola e os pais andam juntos nessa jornada.

    Ótimas dicas! E já quero esse app tb!!

    ResponderExcluir

Custom Post Signature

Custom Post  Signature