Esporte na Infância

💙
24 junho 2015

Esporte e Exercícios Físicos desde a Infância!!!

Espaço das Mamães

Nós sabemos que a prática de esportes e exercícios físicos são recomendados para o desenvolvimento do corpo e da mente e eles devem ser incentivados desde a infância, porém devemos lembrar que esse incentivo deverá ser saudável para que o esporte possa trazer muitos benefícios para a vida dessa criança.
Devemos lembrar que o ambiente em que ela irá ficar, independente do esporte, deve ser agradável, com brincadeiras e muita diversão, para que elas se sintam envolvidas e esse momento seja prazeroso para elas, e não vejam como sendo uma obrigação.
Além dos aspectos fisiológicos e motores, dentre outras coisas, o esporte tende a ensinar à criança a lidar e se relacionar com companheiros e adversários, desenvolvendo valores de cooperação e respeito às diferenças, aprender a conviver com  as conquistas e frustrações também, aprender a conhecer seus limites e suas potencialidades.
Além disso podem ainda ter mais outros benefício como: risco menor de obesidade, desenvolvimento da auto-estima, do sentido de cooperação, entre outros. 
Espaço das MamãesTodo esporte proporciona benefícios à criança. Entretanto, alguns propiciam qualidades específicas, como por exemplo, aqueles que desenvolvem mais o sentido de cooperação, como é o caso do futebol, do basquete e do handebol. Já as lutas marciais, trabalham mais o equilíbrio emocional, e no caso do judô, ajudam as crianças com pouca massa muscular a fortalecer o seu corpo.

Uma etapa de cada vez
Os exercícios físicos devem ser inseridos no cotidiano da criança de forma gradativa e sem pressão. E sem lotar a agenda, claro! Ela precisa de tempo pra brincar também!
Segundo o pediatra Thiago Gara, pai de Gabriela e Beatriz, do Hospital e Maternidade São Luiz, existem exercícios certos (e eficazes) para cada faixa etária:
Esporte na InfânciaAté os 3 anos - Mais do que exercícios, essa fase é perfeita para as brincadeiras, como correr, pular e engatinhar. Coisa que toda criança já faz e que deve ser estimulada, mas sempre respeitando o seu limite. É bom procurar atividades psicomotoras, que aliam exercício ao aprendizado, como pular corda e amarelinha.
De 4 a 7 anos - Nessa fase, as crianças podem praticar diferentes esportes para desenvolver a musculatura e a agilidade. Além das atividades coordenadas, como o futebol, continuam as brincadeiras como pega-pega, pique-bandeira e queimada.
A partir de 8 anos - Nessa idade, elas podem ser matriculados em atividades que têm mais facilidade ou predileção. “Só tome cuidado com as atividades que envolvam competição e esforço exagerado para não causar problemas de saúde, como luxações e tendinite”, diz Gara.
Leia mais em Pais & Filhos: Como e Quando Praticar Esportes na Infância.


E ai o filho de vocês praticam algum esporte???
Beijos Mi Gobbato !!!
8 comentários on "Esporte na Infância"
  1. Estou procurando uma atividade para meu filho mais velho , ele tem oito anos .
    Dicas valiosas , essas suas !
    Bjs!!!
    www.bydanidias.com.br

    ResponderExcluir
  2. Muito importante o incentivo ao esporte. E o post está ótimo, pois direciona para cada faixa etária!
    Meu mais velho já praticou vários, e como disse, deve se inserido de forma gradativa e sem pressão.
    Beijos,
    Camila
    www.baudemenino.com.br

    ResponderExcluir
  3. Gostei do post, dicas valiosas para as mamães!
    Meu sobrinho de 4 anos já pratica natação e ele gosta muito.
    Beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Muito importante, os exercícios ajudam muito no desenvolvimento dos pequenos...
    Adorei as dicas!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Fazer exercício é muito importante e para as crianças
    melhor ainda, gostei muito do post
    bem esclarecedor

    linda noite bjs

    ResponderExcluir
  6. Acho fundamental. Por aqui, além da Larinha correr e pular o dia todo, eu a levo duas vezes por semana na natação!

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
  7. A Ingrid começou a praticar esportes físicos desde cedo, cada fase um esporte, já treinou volei, futebol, fez step, jump... O importante é não parar!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, Mi

    Esporte é realmente muito importante... a base de muitos princípios.
    O importante é incentivar algo que a criança goste também.

    Bjs, Pri
    Mãe Sem Frescura
    www.maesemfrecura.net

    ResponderExcluir

Custom Post Signature

Custom Post  Signature