Como deixar a comida saudável mais interessante para as crianças

💙
02 julho 2014

Quantos pais não se preocupam quando a criança simplesmente se recusa a comer? 
Encarar essa fase é mesmo um desafio, mas algumas mudanças no preparo dos alimentos e durante as refeições podem ajudar a criança a mudar o seu relacionamento com a comida.
Confira a seguir algumas dicas para deixar as refeições mais atraentes para o filho que não quer comer.

Foto: David Saddler

Um convite para conhecer os alimentos:

A hora da refeição pode se tornar um dilema quando a criança recusa a comida. Se você passa por episódios parecidos em casa, saiba que um jeito de lidar com a situação é envolver o filho no preparo dos alimentos. Uma ideia é convidar o seu pequeno para montar pratos divertidos com uma boa variedade de ingredientes.

Com a sua supervisão, deixe a criança colocar a ‘mão na massa’. Se essa brincadeira render algumas manchinhas na roupa, não se preocupe porque há como lavar roupa manchada de comida de um jeito fácil. O importante é permitir que a criança entre em contato com os alimentos para identificar novos sabores, aromas e texturas.

Para isso, ofereça escolhas de alimentos frescos e de cores vivas como pimentão vermelho, beterraba, alface roxa, brócolis, laranja, morango e outros. Deixe o seu pequeno usar a imaginação para fazer um desenho ou formas divertidas no prato.

Use a diversidade de formato e as cores de hortaliças, frutas e verduras para formar carinhas, paisagens e monstrinhos. O que vale mesmo é usar a criatividade para descontrair e tornar a refeição mais prazerosa para a criança.

Isto não significa deixa-la se alimentar quando ou quanto quiser, mas oferecer opções. Portanto, na hora do almoço ou jantar coloque os ingredientes disponíveis em uma tigelinha e deixe a criança se servir e montar o seu próprio prato.

Uma dica é dispor de ingredientes fáceis de pegar com a mão como mini cenoura, tomate cereja, pepino em rodelas, brócolis e até algumas ervilhas cozidas para enfeitar, por exemplo, um purê de batatas.

Para deixar a comida visualmente atraente não cozinhe por demais os alimentos. Prefira legumes mais crocantes para preservar os nutrientes e manter a cor natural, o que certamente deixará o prato muito mais bonito e vivo!

Além disso,  ao invés de esconder certos ingredientes ou passá-los no liquidificador para mascarar, procure incluí-los de maneiras variadas em alguns pratos. Por exemplo, você pode adicionar espinafre à massa da panqueca para deixá-la mais nutritiva e com uma cor interessante. Já a cenoura pode ir raladinha em um omelete ou no bolinho de arroz.

Sempre que possível procure variar o cardápio para evitar a monotonia. Brinque com as opções, faça espetinhos de legumes e frutas. Um dia sirva algum alimento cru, no outro refogado, ralado, em rodelas e assim por diante para gerar interesse e despertar a curiosidade da criança.


E nunca se esqueça, quando a família já possui uma alimentação saudável, fica muito mais fácil transmitir o hábito à criança. Por isso, encontrar tempo para fazer refeições juntos é muito importante. E claro, ao se alimentarem também é bom desligar a TV e deixar de lado os aparelhos móveis para evitar distrações. 

Beijos Mi Gobbato!!!
2 comentários on "Como deixar a comida saudável mais interessante para as crianças"
  1. Adorei, com certeza ajudou muitas mamães!
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que ótimo post ... dicas simples e valiosas!

    Quando minha filha era bebê li que nós, pais, nunca devemos dar nossa opinião sobre o gosto dos alimentos, por exemplo, o bebê se interessa em experimentar limão, deixe, jamais dizer que é ruim e azedo pois essa é sua opinião!

    Beijos,
    Te espero no blog Mamãe de Salto

    ResponderExcluir

Custom Post Signature

Custom Post  Signature