O que fazer quando a criança é mal criada

💙
17 novembro 2011
Estava navegando pelos sites de dicas para crianças e achei essa reportagem, estou compartilhando com vocês para que juntas possamos aprender a lidar melhor com os nossos pequenos.

Antes de tudo, é importante deixar clara a diferença entre birra e má-criação. Birra é uma manifestação de cansaço, teimosia, desagrado, que chega acompanhada normalmente de choro e grito. A má-criação é quando a birra entra no campo da falta de educação e de respeito com os pais ou mesmo com outros adultos.
Birra é quando uma criança não quer ir tomar banho, por exemplo, e faz bico, chora, faz corpo mole, não responde e até se atira no chão. É malcriada se nesse momento usa um xingamento, mostra a língua, fala desaforos e até mesmo agride com tapas e mordidas. Enquanto a insatisfação é um dos grandes fatores desencadeantes das birras, a falta de limites é o grande vilão da má-criação.
Se uma criança cresce fazendo tudo o que quer, se tudo é permitido sempre, se achamos graça nos primeiros sinais de falta de respeito e não corrigimos, estaremos criando, ou melhor, criando mal esse pequeno, que terá certeza de que suas vontades são soberanas e o sentimento do outro não existe.
Birra a gente controla, contorna, tolera, mas má-criação não e nunca! E como é que se previne? Educando, educando, educando! E como que se combate? Educando, educando, educando! E como? Amando muito, mas fazendo com que a criança perceba que existe, a sua volta, um padrão de comportamento e de relacionamento entre as pessoas. Deixando bem claro o que é permitido, aceitável, correto e bonito e que o contrário parecerá simplesmente descabido.
A criança aprende o que vê e assim o exemplo vem antes do discurso, que terá o seu lugar nas repetidas vezes em que conversamos e ensinamos o que pode ou não pode, que deve ou não deve, que é “feio” ou não!
O nosso filho é com certeza o centro do nosso mundo, mas temos que ter um imenso cuidado para prepará-lo para dividir este mundo e fazer parte de um grupo, que chamamos de sociedade, que tem padrões e valores a serem seguidos. Esse grupo começa na família e ele não entenderá se for aplaudido em casa e depois for rejeitado fora dela.
A maior tarefa do amor é a criação. A educação que proporcionamos, os valores que passamos, os nãos que damos, sinalizando o caminho bom e correto.
Achamos graça quando uma criança nos surpreende e até nos coloca em saia justa quando, com sua espontaneidade, fala alguma coisa para alguém que não deveria, como o netinho que ao ver a avó se maquiar pergunta: “Vovó, se isso é pra você ficar mais bonita, por que não fica?” Mas, se ao ser abordado por essa avó, ele diz que ela é feia apenas para agredi-la, isso não deve ser permitido.
Muitas vezes, a criança é pequena demais para um longo discurso sobre modos e maneiras, mas pode entender sempre a forma negativa ou positiva com que reagimos a suas atitudes. Se por timidez, se esconde e não dá olá para os outros, ensine. Se não quer dar olá porque não vê a importância nos cumprimentos, reforce. Se levanta a mão querendo bater em alguém que vai cumprimentá-la, castigue.
O bonito não é o fato de a criança entrar numa sala e cumprimentar a todos só porque é uma regrinha social. O bonito é perceber que é importante e gostoso ser gentil com os outros da mesma forma que gostamos que sejam conosco. É esse olhar de correspondência, de respeito mútuo, que nos faz entender que somos iguais aos outros e ao mesmo tempo nos permite ser tão diferentes deles.
Lembramos que os temperamentos têm que ser respeitados, mas vale ressaltar que a educação vale para todos e sempre. Ela é a chave mestra para todas as situações da nossa vida inteira.
Birra é coisa de criança, mas criança malcriada deve a culpa e a responsabilidade aos adultos!

Custom Post Signature

Custom Post  Signature

Related Post:

  • Mais um passeio ao cinemaFérias combina com diversão, brincadeiras e cinema .. Hoje fomos assistir Tarzan 3D e o Gui adorou,  e me surpreendeu ficando quase o filme todo com os óculos, teve alguns mom… Read More
  • Novidades vindo por ai ... Em fevereiro iremos ter uma coluna nova ... "Mitos, Crenças ou Lendas"  Quem nunca ouviu da avó, mãe, tia, vizinha ou de alguma conhecida alguns mitos, lendas ou cren… Read More
  • E hoje fizemos mais um bolo juntos ... Hoje é aniversário do vovô paterno, e como sempre vamos para casa dele no sábado hoje fizemos um bolo de laranja para levar e não deixar passar em branco o seu aniversário ... … Read More
4 comentários on "O que fazer quando a criança é mal criada"
  1. Muitas pessoas dizem que tem a idade que a criança começa a entender o que é certo e o que errado.
    Não acredito. Acredito que educação começa no berço por isso temos que cortar o mal pela raiz.
    Educação já! Falamos NÃO e eles já sabem o que quer dizer isso bem cedo... bjos e boa sorte a todas nós!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post. Malu já sabe fazer birra e já ouve os "Nãos", não quero que ela cresça, mal criada e sem limites. Que Deus nos dê sabedoria para educá-los.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Dani tbm concordo com vc, temos que ensina-lo desde cedo para irem aprendendo, porque se deixarmos pra depois quando tiverem maior, ai já é muito tarde.
    Carina o Gui tbm, aqui em casa normalmente não usamos a palavra NÃO, tentamos mostrar de outra forma, explicar usando palavras positivas, tipo, vamos brincar com isso que não machuca e deixamos esse no lugar e vem dando certo.
    Bjs

    ResponderExcluir