Outono: a temporada das doenças respiratórias

💙
27 abril 2018
Os casos aumentam em até 40% nessa época do ano


A chegada do outono, é caracterizada não só pelas baixas temperaturas, mas também pelo tempo seco. Durante esta época do ano há uma preocupação dos especialistas com o crescimento considerável dos casos de doenças respiratórias, inflamatórias e alérgicas, tais como: sinusite, rinite, gripe, asma, resfriado, amigdalite, entre outras.  Segundo a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), o índice de doenças respiratórias aumenta em média 40% no outono, assim como o número de atendimento em locais de prestação de cuidados com a saúde.

Segundo o otorrinolaringologista da Clínica Dolci em São Paulo, Prof. Dr. Eduardo Landini Lutaif Dolci, o aumento da poluição, o ar frio do outono, as mudanças bruscas de temperatura e a convivência em ambientes fechados são grandes fatores que contribuem para o aumento do número de casos. Entre os pacientes mais afetados estão as crianças, por terem o sistema imunológico ainda em desenvolvimento e os idosos, por possuírem o sistema imunológico mais fraco.

Para evitar que as doenças respiratórias afetem sua saúde nesta estação, o otorrinolaringologista dá algumas dicas de prevenção simples e fáceis de seguir:

- Beba bastante água para evitar a desidratação e o ressecamento das vias respiratórias;
- Aproveite os dias de sol e abra as janelas para o ar circular no ambiente;
- Evite permanecer por muito tempo em locais fechados e com excesso de pessoas;
- Lave as narinas com água ou soro fisiológico várias vezes ao dia;
- Use umidificadores de ambientes ou bacias de água em escritórios e quartos de dormir;
- Lave as roupas de inverno de toda a família que estão guardadas: pijamas, moletons, casacos e edredons;

Sobre o especialista: 
Dr. Eduardo Land ini Lutaif Dolci é sócio da Clínica Dolci ­ Otorrinolaringologia e Cirurgia Estética Facial, em São Paulo; Professor Instrutor de Ensino do Departamento de Otorrinolaringologia da Santa Casa de São Paulo; Membro titular da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico ­Facial; Membro eleito da Comissão de Residência e Treinamento da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-­Facial; Membro titular da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face. 
4 comentários on "Outono: a temporada das doenças respiratórias"
  1. Adorei as dicas!!!! Por aqui todos sofrem de rinite alérgica e tinha observado que esta semana começaram a fungar, tossir e espirrar...

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente sei bem como é esse tipo de coisa! Meu filhote sofre com as alergias respiratórias.

    ResponderExcluir
  3. Ai amiga, sei bem o que é isso. Eu sofro a cada outono.
    Essas dicas são valiosas!

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas. Lá em casa lavamos sempre as narinas pela manhã e pela noite. Faz toda a diferença.
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir

Custom Post Signature

Custom Post  Signature