Pré-Natal Odontológico

💙
25 abril 2017
Pré Natal Odontológico

Cuidados que a gestante também precisa ter.

Cuidar da saúde do seu bebê durante a gravidez não se restringe à alimentação saudável e ao acompanhamento ginecológico mês a mês. Para garantir o desenvolvimento adequado do bebê,  as mães precisam dar uma atenção especial à saúde bucal e incluir no calendário de cuidados: o Pré-Natal Odontológico. Já falei aqui no blog os exames necessários durante a gestação, e hoje temos uma convidada especial, a Dra. Fernanda Marques Albejante formada em Odontologia há 12 anos.

Você sabia que é uma consulta muito importante para a mamãe e a saúde de seu bebê?
Os problemas bucais da gestante, principalmente as inflamações da gengiva (sangramento) podem afetar diretamente a saúde do bebê. Pesquisas comprovam que a infecção gengival da mãe está associada a partos prematuros (antes de 37 semanas), ao baixo peso dos recém-nascidos e até pré-eclâmpsia!!!

Quando devo fazer essa consulta?
A orientação é que, ao pensar em ter um filho, a futura mãe trate a boca antes de engravidar. Se o planejamento não for possível, o 2º trimestre são os mais aconselhados para procedimentos odontológicos durante a gestação.

Como é esta consulta?
É realizado um check up na boca da mamãe, e havendo necessidade de tratamento emergencial (como dor de dente, tratamento de canal, abscessos odontológicos em geral e cirurgias que não podem esperar, são procedimentos que necessitam ser resolvidos o mais breve possível na gestante. Tomando cuidado em escolher um profissional capacitado para o atendimento de gestantes, utilizando o correto anestésico e prescrição do medicamento), será realizado. É preciso ficar claro que não há nenhuma contraindicação para anestesia ou radiografias ao longo da gestação. Há, inclusive, anestésicos próprios para as grávidas. 
No caso das radiografias, o colete de chumbo deverá ser posicionado também na barriga, para proteger a criança. "A falta de tratamento e a automedicação para o controle da dor de dente pode ser muito mais arriscado do que o tratamento." Além de todos os cuidados e uma profilaxia profissional nos dentes da mamãe, ela receberá as informações necessárias para a manutenção da sua saúde bucal (uso do fio dental diário + escova + gel dental com Xylitol) e ainda receber dicas dos primeiros cuidados com a boquinha de seu bebê (dos 0 aos 6 meses).

Sobre a Dra. Fernanda Marques Albejante 
Formada em Odontologia há 12 anos. 
Especialista em Ortodontia pela USP-Bauru. 
Pós Graduada em Odontopediatria pela USP-SP e Odontologia para Gestantes e Bebês. 
Criadora do Programa de Prevenção Crescer sem Cáries @crescersemcaries

Atua na área realizando o Pré-natal odontológico, acompanhamento e orientação bucal da gestante, primeira consulta do bebê, frenotomia lingual em bebês e Ortodontia para crianças e adultos.
Atendimentos em SP e Campinas na clínica Clínica Albejante Ratton Odontologia

Unidade Campinas
Avenida Francisco Glicério, 1867 Cj 52 - Vila Itapura - Campinas/SP
Tel: (19) 3234-7013

Unidade São Paulo
Avenida República do Líbano, 570
Vila Nova Conceição - São Paulo/SP
Tel: (19) 98444-7013

Acompanhe a Dra Fernanda no Instagram Arodonto e @dentistaemamae, e se tiver alguma dúvida ou assunto que queira maiores informações nos envie por e-mail espacodasmamaes@yahoo.com.br.
4 comentários on "Pré-Natal Odontológico"
  1. Muito boas as dicas, eu nunca tive esta orientação ... uma pena bjs Regina

    ResponderExcluir
  2. Minha dentista sempre me alertou e fiz tudo direitinho!!
    Cuide-se!
    bjs
    Lele

    ResponderExcluir
  3. Realmente Mi, é de extrema importância a realização deste acompanhamento na gestação também. Ótimo post! Beeijo!

    ResponderExcluir
  4. Muito importante este post. Muita gestante esquece dos cuidados com os dentes em forma de pré-natal.
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir

Custom Post Signature

Custom Post  Signature