A importância de cuidar da saúde bucal desde cedo

💙
22 novembro 2016
Saúde bucal

Quanto mais cedo começarmos a cuidar da saúde bucal dos filhos melhor!

Todas nós sabemos o quanto é importante a higiene bucal, e quanto antes começarmos melhor, pois assim é possível evitar as cáries nos dentes temporários que, carinhosamente chamamos de dente de leite. Sabemos que eles serão substituídos pelos dentes permanentes, porém, em alguns casos, como o dente permanente começa a crescer em seguida, após a extração do temporário, a cárie que estiver no dentinho de leite pode passar para o permanente e assim nascer com comprometimento de bactérias.
Muita coisa pode ser evitada e não se trata apenas das cáries que causam dor e maltratam as crianças assim como acontece com pessoas adultas. Todo o cuidado é pouco para evitar que nossos pequenos passem por isso mais tarde.
Em todas as etapas, desde o nascimento do bebê, é importante fazer higienização após cada mamada, claro que nessa fase ainda não tem dentinhos, mesmo assim é necessário remover o excesso de resíduo do leite que fica na boca. Para limpar, basta envolver gaze limpa, umedecida com água filtrada ou fervida, depois passar na gengiva.
Quando os dentes começarem a surgir, converse com o dentista, ele irá avaliar e orientar como proceder, no entanto, em geral existe escova de dentes especiais para essa fase. É bom para que a criança se habitue à higienização da boca. Aqui em casa sempre fiz a limpeza com as gases ou paninhos de bocas (que eram utilizado só para essa finalidade), e quando os dentes foram nascendo comecei a usar as dedeiras, para tornar o momento agradável e não ter resistência por parte do Gui eu deixava ele "escovar" também, assim fiz o mesmo processo quando começamos a usar a escova, mas quando ele que fazia a escovação na escova não tinha a pasta. E hoje em dia não temos problemas nenhum, o momento da escovação é super prazerosa, e tenho feito assim deixo ele escovar e depois eu escovo melhor para terminar de tirar os resíduos, e passamos na dentista periodicamente para acompanhar a troca e crescimento dos dentes.
A princípio pode parecer um pouco de exagero, levar seu filho tão cedo ao dentista, só que hoje sabemos que os cuidados preventivos evitam problemas futuros que, se tratando da saúde bucal das crianças é ainda melhor.
O mesmo se aplica na adolescência e na fase adulta quando por algum motivo a arcada dentária precisa ser alinhada, para resolver esse problema que pode ter causa durante a infância, por exemplo, o uso de chupeta, o cirurgião dentista indica o uso do aparelho dentário.
É o cirurgião dentista especializado em ortodontia que ficará responsável de fazer todo o acompanhamento e manutenção durante todo o período de uso necessário. É importante verificar se a clínica odontológica atende crianças de todas as idades.

E ai mamães como foi a fase inicial da higiene com vocês?
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI!
Postar um comentário

Custom Post Signature

Custom Post  Signature