Antes de ser mãe somos mulheres ...

💙
21 julho 2016
Câncer de mama

E precisamos nos cuidar !

O post de hoje é sobre ginecologista na prevenção de doenças. Qual a importância?

Cuidar bem da saúde tem que estar na lista das prioridades. Ah, já sei, você ainda não tem uma lista e por isso talvez ache engraçado, só que é muito sério. Em meio a muitos compromissos, às vezes a ida ao médico vai ficando um pouco de lado (principalmente quando nos tornamos mães né) quando não se está sentindo nada que chame a atenção no corpo, mas esse comportamento não é o mais indicado, ao contrário, profissionais de saúde em todos os segmentos e especialidades alertam sobre a importância da medicina preventiva.
A ciência e tecnologia deram um salto nas últimas décadas e hoje contamos com recursos e tratamentos mais eficazes, sendo que, melhor seria não precisar se submeter a longos tratamentos. Em muitos casos, fazer uma consulta e exames de rotina poderia fazer com que o paciente evitasse a evolução de uma doença.
Quando se trata da saúde da mulher, o medico ginecologista é o primeiro da fila. O corpo feminino passa por muitas mudanças ao longo da vida, hormônios, menstruação, glândulas mamárias, ovário, útero, trompas, enfim, tudo precisa estar em ordem e por isso não se deve descuidar.
A importância do ginecologista na vida da mulher é que ele é o especialista preparado para detectar alterações no organismo ainda no estágio inicial aumentando as chances de cura em 100%, como por exemplo, no caso do câncer de mama que é uma das doenças mais perigosas para a mulher. A mama também pode apresentar outras patologias além do câncer, benignas, mas que precisam ser tratadas.
Os exames laboratoriais e o teste papanicolau são procedimentos que complementam os exames de prevenção da saúde da mulher. Ao fazer o exame preventivo, o ginecologista pode verificar se há alguma irritação, alteração ou o câncer do colo do útero. Quando necessário ele pode solicitar exames de imagens como a ultrassonografia transvaginal ou abdominal.
Com toda a certeza, a importância do ginecologista na vida da mulher é muito grande, principalmente pelo fato que infelizmente o câncer de mama ainda está em índices muito altos em todo o mundo e é a doença que mais acomete a mulher.
A única coisa que se pode fazer para reverter esses índices é se cuidando melhor dedicando um tempo para si e incluindo na lista de prioridades os cuidados com a saúde, afinal a vida é um presente e precisa estar bem para acompanhar o crescimento dos filhos, da família e, sobretudo de si mesma para viver com saúde e alegria.

Um tempo atrás falei aqui no blog também sobre "Exames de Rotina".

E ai mamães, mulheres como estão os acompanhamentos médicos???
Vamos lembrar as amigas, tias, primas, sobrinhas, esposas de sempre irem ao médico mesmo estão tudo bem, como diz o ditado "Melhor prevenir do que remediar"
15 comentários on "Antes de ser mãe somos mulheres ..."
  1. OI Mi, muito importante o texto sobre os cuidados que devemos ter e fazer sempre os nossos exames de rotina. Afinal queremos ter saúde para criar os nossos filhos e ajudar com os nossos netos, né?
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir
  2. Isso aí! Não é pq os filhos requerem - muito - cuidado que as mães devem se anular! Cuidar da própria saúde, mente, aparência e emoções deve ser prioridade na vida de uma mãe... Afinal, os filhos aprendem mais pelo exemplo do que pelo discurso. Elas veem a mamãe se cuidar e aprendem a cuidarem de si conforme crescem!!!!

    ResponderExcluir
  3. Com certeza Mi!! Temos que nos cuidar antes de tudo...Aqui costumo ir ao ginecologista de 6 em 6 meses pois tenho casos de câncer de mama na família e preciso acompanhar!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Muitas vezes esquecemos de nós mesmas quando somos mães, mas precisamos lembrar que estar bem significa cuidar bem dos filhos. Amei o post! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Amiga disse tudo!!! Aliás eu vivo repetindo isso para as leitoras do meu blog (antes de tudo somos mulheres). Mas quando se tem duas e elas são pequenas, precisam de tanta atenção que a gente acaba até deixando algumas coisas para segundo plano. O pediatra até brinca comigo nas consultas "você teve tempo hoje de pentear os cabelos?".

    Desde que a Lia nasceu vivo repetindo que preciso ir ao ortopedista porque depois do parto senti uma dor que não some. Mas não deixei de fazer o acompanhamento com a ginecologista, tanto o de prevenção de colo de útero e o ultrassom das mamas.

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
  6. Nos cuidar é fundamental para, além de estarmos bem fisicamente, também estarmos bem emocionalmente. Vou no gineco no mínimo de 6 em ou 6 meses +/-. Confesso que não eh uma prática antiga,as de uns 3 anos pra cá procuro mantê-la.

    ResponderExcluir
  7. Eu consegui tirar um tempo e cuidar de mim fiz consultas e exames, agora só esperar resultados.
    @nossasaogemeos.
    Pauleni Gomes

    ResponderExcluir
  8. É fundamental esse cuidado inclusive para ter saúde e cuidar deles né rsrs! Mas conheço que fiquei um tempo sem ir depois que a Mari nasceu e só agora regularizem meus médicos bj

    ResponderExcluir
  9. Eu faço acompanhamento uma vez no ano com minha ginecologista Mi não abri mão.
    Bjs
    Mari
    Vamos Mamães

    ResponderExcluir
  10. Precisamos mesmo nos cuidar para estarmos bem e cuidar dos nossos filhos. Eu vou a cada seis meses fazer meus exames de rotina com a minha ginecologista, é sagrada. Saio da consulta com a próxima marcada. Beijos

    ResponderExcluir
  11. Nem fala! Desde que a minha caçula nasceu não fui mais na gineco. Preciso marcar' 😱

    ResponderExcluir
  12. Muito verdade, cuidamos tanto dos filhos que esquecemos de nos cuidar.

    ResponderExcluir
  13. Super verdade!!! Procuro sempre estar em dia com as consultas e exames, são de total importância!

    Beijos Mila (@mundodamae)

    ResponderExcluir
  14. Verdade depois que viramos mães e dona de casa esquecemos da gente e pensamos no bem só da família... Beijos

    ResponderExcluir
  15. Mas vou no ginecologista duas vezes no ano mesmo com essa correria de Dona de casa..

    ResponderExcluir

Custom Post Signature

Custom Post  Signature