Você sabe como estimular a criatividade no seu filho?

💙
21 junho 2016

Crianças tem uma grande capacidade de imaginar, sonhar e criar brincadeiras

Mesmo sem sair da sala ou do seu quarto, elas conseguem viajar ao redor do mundo. Isso nos faz pensar que a criatividade é uma habilidade inerente às crianças, diminuindo a preocupação em incentivar esse espírito criativo no dia-a-dia. Porém, é muito importante estimular isso no dia a dia, para que essa característica seja mantida e desenvolvida para o resto da vida.
Ser criativo não é uma qualidade útil apenas no ambiente profissional. Quem consegue enxergar as situações com outros olhos pode amadurecer mais rápido, lidar melhor com problemas e ter mais capacidade para resolvê-los. Dessa forma, incentivar a criatividade dos filhos é importante para vários aspectos da vida deles.

A melhor maneira que temos para despertar essa curiosidade é brincando. Nessa hora, vale usar algumas estratégias, como por exemplo, deixar sempre à disposição folhas de papel e materiais para desenho (lápis de cor, giz de cera, canetinhas). Temos sempre que estimular as crianças a saírem da rotina, “construir” seus brinquedos, reinventar o significado dos objetos, criar suas próprias brincadeiras.





Outra estratégia interessante é incentivar a leitura, já que as histórias expandem as mentes das crianças e trazem novas visões de mundo, aqui sempre contamos histórias, e para cada livro baseado nos desenhos ganha uma versão nova, mas sabemos que as vezes fica um pouco difícil fazer com que eles tenham interesses (e criem o hábito de ler), quando temos várias opções de brinquedos tecnológicos como tablets e joguinhos no celular, mas as histórias estão espalhadas em todas as partes nos tempos modernos, e a própria tecnologia disponibiliza conteúdos socioeducativos que estimulam a criatividade.


Mas não é só dentro de casa que conseguimos inovar e propor brincadeiras diferentes,os passeios com as crianças também podem despertar a imaginação e abrir novos horizontes. Para isso podemos sair da nossas rotinas e conhecer novos lugares com eles, ao invés de ir ao shopping, por exemplo, podemos propor programas que incentivem a criatividade, teatro, zoológico, parque, entre outros, as vezes até fazer um caminho novo para ir a escola, mercado, lojinha perto de casa.


Não podemos nos esquecer também de tomar o cuidado evitando atitudes que possam reprimir a criatividade dos pequenos. Por exemplo, não reclame tanto da bagunça e sujeira que elas aprontam (sei que as vezes isso é impossível, mais vamos lembrar depois é só arrumar e vale colocar eles juntos nessa tarefa e assim até criarmos mais um momento de diversão). As crianças tem um desejo natural por explorar as novidades e isso é ótimo para a sua imaginação, por isso não podemos permitir que eles estejam sempre na frente da televisão ou videogame, procure estar presente incentivando novas atividades.
Portanto, para estimular a criatividade é essencial que nós pais estejamos presentes no dia-a-dia deles, estando ao lado deles respeitando suas preferências, mas apresentando novas atividades, no final, você também irá desenvolver seu espírito criativo e o aprendizado será compartilhado para toda a família.
6 comentários on "Você sabe como estimular a criatividade no seu filho?"
  1. As vezes eu fico até sem ação de tanta criatividade que a Lara tem. E eu acho sim super importante nos como pais incentivarmos.

    Adorei o post!

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
  2. Eles por si só já esbanjam criatividade...Crianças nos surpreendem a todo momento!! Estar junto, incentivando e acompanhando as brincadeiras e permitindo que a criança crie, invente, sonhe já faz uma grande diferença!

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post Mi! Criatividade é bom demais e estimular é nosso papel.

    ResponderExcluir
  4. Ótima reflexão amiga.
    Por aqui o estímulo é constante.

    ResponderExcluir
  5. Que legal amiga! Aqui também incentivamos muito as meninas nas brincadeiras e as maiores já criaram cada coisa legal! Até vídeos elas fazem e postam no canal do Youtube :)
    Beijinhos!
    http://dulcineiadesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Verdade eles tem uma imaginação .. eu estimulo as brincadeiras aqui em casa como cabanas etc..

    ResponderExcluir

Custom Post Signature

Custom Post  Signature