Vamos ajudar sem pressão !!!
Esse ano o Gui está no 1º Ano, e com ele chegou a alfabetização, desde que entrou na escola no Mini Maternal trazia lição para casa, até entrar no Jardim I, as lições eram de pintar, pontilhado, coordenação motora, recorte e cole, já no Jardim I e II eram escritas, associações, quantidades e até então 3 vezes por semana (2ª, 4ª e 6ª na escola atual e na antiga trazia 5 paginas da apostila para ser feita no fim de semana), a partir desse ano no 1º ano as lições são todos os dias, e inclui cabeçalho também (pensa numa criança no começo reclamando que era muita linha, mas agora que já aprendeu a fazer e escrever certinho nome do colégio, seu nome, da professora, data e série já não reclama mais).
Aqui em casa estamos sempre estimulando ele tanto na escrita quanto na leitura, mais sem força-lo,o que é muito importante para não atrapalhar e uma coisa que JAMAIS devemos fazer é comparar com algum amiguinho, irmão, primo que tenha a mesma idade, pois cada criança tem seu ritmo.
Papel e caneta estão sempre a disposição dele, quando ele quer saber de alguma coisa vamos deixando ele juntar as letrinhas, e de uma hora para outra podemos dizer assim ele disparou a ler (agora o percurso até a padaria por exemplo que levava 10 minutos demora pelo menos uns 20 pois ele sai lendo as placas das ruas, faixas, informações na padaria e tudo que encontra pelo caminho).
E para ajudar as mamães que estão nessa fase de alfabetização trago nesse post algumas dicas que tenho feito aqui em casa (mas lembre-se o que foi feito aqui pode ser que não se encaixe aos métodos que são feitos na escola ou na casa de outros).
- Montei caderno de estudo (reviso com ele o que foi feito na escola, me baseando nas lições de casa, apostila quando recebo nas reuniões, e dicas da internet);
- Escrevemos bilhetes ou cartas;
- Preparo receitas culinárias com ele me ajudando;
- Lemos histórias;
- Exploramos rótulos de embalagens;
- Faço listas de compras com ele;
- Aproveitamos as situações nas ruas (placas, faixas, cartazes);
- E o mais importante respeito o ritmo dele.
A Geisa do blog "Na Mira da Mamãe", também contou um pouco no blog dela algumas dicas para passar por essa fase da lição de casa, para conferir é só clicar aqui Lição de Casa? Tem como ser mais fácil e menos tenso?" e contou também como foi o inicio dela com a filha em "Lição de Casa! E agora?"
E a Sabrina do blog "Mamãe em Construção" contou como foi feita a escolha da escola para a filha dela, para conferir é só clicar aqui "Decidindo pela escola" e como foi o "Primeiro ano da filha dela na escola"
E a Sabrina do blog "Mamãe em Construção" contou como foi feita a escolha da escola para a filha dela, para conferir é só clicar aqui "Decidindo pela escola" e como foi o "Primeiro ano da filha dela na escola"
Adorei o post!!!! Vai me ajudar muito com a Malu. Não tinha pensado em fazer um caderno e casa também. Ajuda muito!!! Obrigada por colocar links do meu post! Amei! Beijos
ResponderExcluirSá muito obrigada, é ajuda bastante aqui fiz assim pois como ele gosta de brincar escrevendo acabo aproveitando a oportunidade e estudamos juntos.
ExcluirBjs
Adorei.a ideia do caderno é bem bacana!
ResponderExcluirGe obrigada ... É bem legal essa ideia aqui usamos brincando e para revisão de provinha também.
ExcluirBjs
Mi adorei a ideia do caderno, a Mari ainda não trás nenhuma lição apenas pinturas e atividades motoras! Já vou anotar sua dica para o futuro. Bjs
ResponderExcluirÓtimas dicas e vai me ajudar na fase de alfabetização que logo chegará aqui em casa. Bjs
ResponderExcluirMuito bem mamãe, pois alfabetização é coisa séria.
ResponderExcluirCada criança tem seu tempo e precisa que apoio da família neste período (como em todos os outros).
Amo alfabetizar e alfabetização.
Adorei as suas dicas, simples e práticas! Meu filho ainda está no maternal, mas já imagino como será essa fase da alfabetização. Beijos
ResponderExcluirAdorei as sugestoes
ResponderExcluirestamos nessa fase com o Otavio aqui tb
bjs
Lele
Oi MI, muito legais as suas sugestões. Eu me lembrei da fase de alfabetização das minhas filhas.ALiás, um dos posts mais lidos do meu blog é justamente o que falo em como eu ajudei na alfabetização delas. Se você quiser dar uma espiada, é este aqui. http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/2011/11/como-ajudei-na-alfabetizacao-das-minhas.html
ResponderExcluirGostei tanto do seu post que vou compartilhar no G+ e na minha página. beijos
Aqui em casa ajudo o Duduxo com as tarefas do maternal e adoro bju
ResponderExcluir