Sugestão de atividades para estimular a criatividade das crianças

💙
01 março 2016

Criatividade X Criança


A criatividade é uma das qualidades mais valorizadas nos dias de hoje, seja no ambiente de trabalho ou no âmbito social. Mas, para crescer com tal habilidade é importante saber desenvolvê-la desde a infância. Nos recém-nascidos, a criatividade pode ser estimulada através de sons, imagens e movimento. E, a cada nova idade as possibilidades aumentam com o auxílio de brincadeiras e atividades diversas. Sabendo disso, hoje trago algumas dicas que podem ajudar a desenvolver a criatividade das crianças tanto no dia a dia, quanto em ocasiões especiais, como em festas infantis, por exemplo. Confira:



Livros
Ler um livro é sempre muito bom para qualquer idade porque estimula a imaginação. 
Além disso, a partir da leitura, a criança também desenvolve a habilidade de contar, inventar e escrever novas histórias.




Atividades artísticas
Estimular a criança a brincar com arte é uma boa alternativa. Tenha à disposição em casa folhas de papel em branco e materiais de desenho, como lápis de cor, de cera, caneta e tinta. A dica é deixar a criança experimentar e criar novas figuras ao invés de insistir que ela faça um desenho pré-determinado para deixar livre a imaginação. Essa sugestão também pode ser usada para as festas de aniversário. É só separar um tempinho para que os pequenos possam desenhar e depois expor a arte para todos. É divertido e incentiva a interação entre eles.

Brinquedos
Alguns brinquedos ativam o sistema de busca das crianças e abrem as portas para a imaginação permitindo que elas desenvolvam uma ideia livremente. Como exemplo, podemos citar quebra-cabeça, blocos de montar, brinquedos que imitam o mundo dos adultos, como kits de médico ou construção, carrinhos, panelinhas etc; brinquedos interativos e musicais.


Faz de conta

A famosa brincadeira de “faz de conta” também é muito importante. Afinal, com ela é possível imaginar novos mundos, novos objetos e, consequentemente, novas aventuras. Uma opção é brincar de cabaninha. Bastam alguns lençóis, cadeiras, brinquedos e pronto. A diversão está garantida.

Sair da rotina

Fazer sempre as mesmas atividades pode deixar o cérebro preguiçoso. Sair de casa e ir a lugares diferentes como zoológico, uma praça, um circo, ou até mesmo brincar no quintal faz a diferença. Nesses locais começam a “acontecer” coisas que estimulam o desenvolvimento de ideias criativas.


Brincar com outras crianças
Ficar em contato com outras crianças é muito indicado, independente da idade, porque proporciona a troca de conhecimento, brincadeiras e ideias.

Beijos Mi Gobbato!!!
19 comentários on "Sugestão de atividades para estimular a criatividade das crianças"
  1. Adorei as dicas! Essas atividades são muito importantes pros pequenos! Parabéns! Vamos brincaaaaaar!

    ResponderExcluir
  2. Às vezes na correria do dia a dia esquecemos de algumas atividades tão simples e prazerosas para fazermos com as crianças! Parabéns pelo
    Post!

    ResponderExcluir
  3. Mi adorei as dicas!
    Acho super importante estimular a criatividade dos pequenos!

    Beijos
    Gleysa
    demamaeursa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Amei as dicas!!! A gente fica sempre preocupado em como estimular a criatividade dos pequenos, mas várias atividades cotidianas já tem essa função né?! Gostei muito.

    ResponderExcluir
  5. Disso eu entendo!!!! Adorei as dicas ... A criatividade é muito importante para o sucesso no futuro!!! ��

    ResponderExcluir
  6. Oh meu Deus!! Eu amava brincar de cabaninha. Pegava um lençol e prendia na janela. E ia até a cama. Prendia c almofada. Hahah. Eu achava que era uma super cabana. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Muito importante estimular a criatividade das crianças!
    Ótimas dicas!
    bj,
    Alê

    ResponderExcluir
  8. Aqui em casa somos a moda antiga. Gostamos de brincadeiras ao ar livre. Usamos alguns recursos tecnológicos como iPad, DVDs, etc, afinal estamos em 2016, mas em dias bonitos nada de ficar em casa! De noite leitura sempre! 😘💋@caroleassinhazinhas

    ResponderExcluir
  9. Aqui aproveitamos cada momento na rua pra brincar assim! Vamos passando pelos lugares e imaginando coisas! Joao se diverte

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito das dicas! Acho muito importante incentivar a criatividade das crianças. Bjs

    ResponderExcluir
  11. Brinco de tudo isso com Pedro. Tem um App de brincadeiras da revista crescer que é ótimo. Brincar é investir no futuro do seu filho!!

    ResponderExcluir
  12. Super dicas, ótimo post, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  13. Ótimas dicas, aqui seguimos todas e mais um pouco! ;-)

    ResponderExcluir
  14. Adorei as idéias, tudo que possa entrever as crianças é bem vindo!
    Blog maternidade sem frescura

    ResponderExcluir
  15. Aqui em casa fazemos cabaninha, trenzinho imaginário rsrs, pintura, saímos da rotina, tem coisa melhor? Ótimas dicas, pq brincar faz bem ❤

    ResponderExcluir
  16. Olha Mi por aqui tem muita brincadeira, historias para sair da rotina.

    Bjs
    Mari
    vamosmamaes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Custom Post Signature

Custom Post  Signature