Como manter os brinquedos limpos, conservados e organizados

💙
18 maio 2015

Especialista da Calesita Brinquedos dá dicas úteis e práticas para os pais manterem os itens das crianças em dia

Organizar Brinquedos

Casa com crianças e, consequentemente, com brinquedos, é sinônimo de bagunça. Com o passar dos anos, parece que todos os ambientes vão sendo tomados pelos itens dos pequenos. Tios, padrinhos, avós, amigos dos pais dão brinquedos no aniversário e em todas as datas comemorativas. São objetos grandes, pequenos, de pelúcia ou plástico. 

E você sabe como guardar e conservar tudo isso? 
Bruna Leal, do setor de marketing da Calesita Brinquedos, dá algumas dicas bastante úteis para auxiliar os pais nessa tarefa.

Brinquedos de plástico: higienizar com esponja e sabão neutro. Uma escova de dentes ajuda a limpar os detalhes. Para tirar o excesso de espuma, basta uma esponja umedecida e para secar, um papel toalha ou um pano seco. Alguns itens também podem ser deixados sob o sol, com o cuidado de não ficar por muito tempo. Caixas organizadoras de papelão ou plástico são ótimas para guardar esses itens.

Brinquedos grandes: para limpar, um pano seco com álcool. “Como as casas e os apartamentos são cada vez menores, os espaços para os itens grandes também são escassos. Por isso, a dica é encomendar gavetões sob medida com rodinhas que podem ser encaixados embaixo da cama. Ou, ainda, criar um cantinho em casa, na sala ou quarto, que pode virar uma brinquedoteca”, explica Bruna. Um exemplo de brinquedo grande é a bancada de trabalho Calesita, com ferramentas como alicate, serrote, martelo, furadeira e parafusos.

Brinquedos pequenos: o ideal é passar um pano com álcool para mantê-los limpos. Para guardar, caixas dão conta do recado. Todo o espaço do quarto pode ser aproveitado, inclusive embaixo do berço ou cama da criança. A profissional lembra que os blocos para montar, como o Riva Block, também podem ser guardados em uma caixa específica. “Assim, quando as crianças forem brincar, sabem onde encontrar”, comenta.

Bichinhos de pelúcia: os ursinhos devem ser lavados a cada seis meses com água e sabão e secos à sombra. Dessa forma, se evita o surgimento de ácaros. As lavagens, inclusive, podem ser feitas à máquina (confira na etiqueta!). O mesmo procedimento pode ser feito com as bonecas de pano e as roupas de bonecas. 
Dicas curiosas: para lavar na máquina, coloque cada bichinho dentro de uma fronha e dê um nó na ponta. Depois que eles já estiverem secos, coloque-os dentro de um saco plástico e deixe no freezer por algumas horas. Como os ácaros não resistem a baixas temperaturas, esse procedimento é bastante interessante.

Bonecos e bonecas: retirar o pó com espanador e pano seco. Os cabelos das bonecas podem ser lavados com detergente neutro e, em seguida, com algumas gotinhas de amaciante. Eles podem ser guardados em prateleiras no quarto da criança, junto aos bichinhos de pelúcia.

Brinquedos de banho: o ideal é secar os brinquedos após cada banho e deixá-los de molho com água e vinagre branco (meia xícara em quatro litros e meio de água) ou água sanitária (3/4 de xícara para quatro litros e meio de água) uma vez por semana. “Aquele mofo que aparece nesses brinquedos, se eles ficarem em contato com a água o tempo todo, é prejudicial para as crianças e pode ocasionar alergias ou doenças respiratórias”, comenta Bruna. Normalmente, esses brinquedos têm um buraquinho embaixo. Se for o caso dos que você tem em casa, esguiche a água interna várias vezes antes de colocá-los para secar. Para guardar, deixe dentro da banheira ou em uma caixa organizadora no cantinho do banheiro ou lavanderia.

Brinquedos grandes como a Bancada de Trabalho podem formar uma brinquedoteca em casa
Clique para ver maior | Imagem: Divulgação

Para não deixar as peças de montar espalhadas, a dica é guardá-las em uma caixa organizadora
Clique para ver maior | Imagem: Divulgação
Sobre a Calesita
Há 15 anos no mercado nacional, a Calesita é uma empresa de Pomerode (SC), que atua com itens para crianças de primeira infância. A empresa é especializada em brinquedos das linhas educativo, passeio, praia e jardim, entre outros. 

Os produtos podem ser encontrados em 3 mil pontos de venda, espalhados por todos os estados brasileiros.

Beijos Mi Gobbato !!!

7 comentários on "Como manter os brinquedos limpos, conservados e organizados"
  1. Aqui as meninas são super alérgicas então o cuidado com os brinquedos são muito importantes, evito as pelúcias ao máximo e as caixas organizadoras são grandes aliadas, sempre que chega uma data comemorativa que um brinquedo novo vai chegar tiramos um antigo que não é brincado a tempo para que outra criança possa brincar o que deixa espaço para o brinquedo novo.
    Adorei as dicas!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas, principalmente a dos bichinhos de pelúcia,boa essa de congelar para matar os ácaros!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Lembrei de quando precisei lavar os ursinhos da Ingrid, era um verdadeiro caos porque ela não deixava. Mas ela sabia, tinha o dia da limpeza que eu colocava todos para tomar banho
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas, alguma conhecia outras não.
    Achei ótima essa dica com bichinhos de pelúcia, pratico para lavar, amei.
    Como também gostei da ideia de fazer um gavetão sob medida com rodas para guardar os brinquedos.
    Bjinhos.
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelas dicas, aqui em casa eu guardava tudo junto e só passava um paninho úmido, mas agora farei diferente. Bjss
    http://www.demaepramamaes.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas, algumas nem sabia, mas foi bom saber mais principalmente as dicas curiosas.
    Beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Dicas maravilhosas, super válidas! A higienização e organização dos brinquedos é muito bom para a saúde e o bom funcionamento das atividades em casa! :)

    ResponderExcluir

Custom Post Signature

Custom Post  Signature