Problemas na amamentação?

💙
29 maio 2018

Seu bebê pode ter anquiloglossia


A anquiloglossia,  também conhecida como língua presa, é uma anomalia do desenvolvimento da língua, caracterizada pelo freio lingual curto que prejudica muito a amamentação dos bebês e, pode impedir a correta articulação das palavras no futuro. “Geralmente quem tem mais habilidade para identificar a anquiloglossia são os pediatras, odontopediatras e fonoaudiólogos.
De maneira geral, podemos suspeitar da existência dessa anomalia quando a língua acaba ficando repartida na ponta, ou o bebê não consegue fazer ponta de língua, ou não consegue levantar a língua ao chorar, ou também não encosta a língua no palato. Na mamada, geralmente o bebê machuca demais o peito da mãe, perdem peso ou não ganhando o peso esperado, ficando muito agitado durante a mamada.
Muitas vezes "mordem" o peito da mãe, e não projetam a língua para fora da boca”, contou Dra. Adriana Mazzoni, odontopediatra.
Essa anomalia é observada em 1,7% a 4,4% dos recém-nascidos.
Tornando a amamentação difícil, o bebê precisa ser operado antes dos 3 meses de idade. Porém,  se a anquiloglossia for identificada depois desse período, não há problema em realizar o procedimento. “O que recomendamos é que quanto mais cedo o diagnóstico e a remoção do freio lingual, mais fácil será para o desenvolvimento correto da língua e da região orofacial. Para bebês que mamam é muito importante que seja feita assim que detectar o problema, porque será mais fácil a adaptação da mamada correta. Até os seis meses de idade, é possível fazer em consultório dentário tranquilamente, mas depois desta idade, recomendo que  seja feita em ambiente hospitalar para que a criança seja sedada. Por causa da idade e do entendimento da criança, ela pode ficar traumatizada se for feita a cirurgia sem sedação”. “Quanto mais cedo diagnosticar a anquiloglossia, menos problemas a criança terá. Se for depois dos três meses, ficará mais difícil que o bebê consiga fazer a mamada correta, e a língua já está em formato inadequado. Quanto mais tempo passar maiores as conseqüências”, explicou. A cirurgia para corrigir a anquiloglossia é chamado de frenectomia lingual. Trata-se de um procedimento simples que dura alguns minutos, e em alguns casos, não requer pontos.  

“O  procedimento  cirúrgico é rápido  e oferece uma recuperação  quase que imediata ao bebê”, concluiu a Doutora Adriana Mazzoni. É recomendável que a mamães conversem bastante com o médico antes do procedimento cirúrgico e esclareçam todas as dúvidas.  

Sobre a Dra. Adriana Mazzoni
Formada há 29 anos em Odontologia, especializada em Odontopediatria. Vários artigos científicos publicados em revistas importantes da área e em revistas populares como, Crescer e Pais e Filhos. Participou de programas de TV  tratando do tema em Odontopediatria e ficou 4 anos no ar no programa semanal “Saúde Feminina”, na Rede Mulher. Professora de cursos de atualização em Odontopediatria Internacional. Apresentou 2 pesquisas, em Londres (1992) e, em Montreal (2001). Consultora do CROSP em concurso de saúde bucal e membro da Sociedade de Pediatria de SP (SPSP) e do CIEPAS (Centro Internacional de Estudos e Pesquisa).
2 comentários on "Problemas na amamentação? "
  1. Amiga, JM nasceu com a linguinha presa, mas a médica não viu. Eu percebi pela dificuldade dele de amamentar. Fizemos a cirurgia após 40 dias de nascido.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante isso! A amamentação não costuma ser fácil. Quanto mais informações, melhor!

    ResponderExcluir

Custom Post Signature

Custom Post  Signature