Cuidados com os pequenos foliões

💙
07 fevereiro 2018

Nesse carnaval!


Já coloquei aqui cuidados alimentação das gestantes e crianças, dicas para as gestantes pularem o carnaval e hoje o Dr Jorge Huberman, dá dica para os nossos pequenos foliões aproveitarem os dias de festa.

1) Quais são os cuidados necessários com a alimentação/hidratação (principalmente se no dia estiver calor – O que é recomendado oferecer a criança?) 
O mais indicado é levar comidinhas de casa e que você sabe que o seu filho gosta. Frutas cortadinhas, sanduíches caseiros, são boas opções para se a criança sentir fome. Se precisar comprar comida na rua, procure um lugar de confiança e boa procedência. Evite os salgadinhos prontos e alimentos fritos e industrializados. 

2) Cuidados/atenção com sprays de espumas, confetes, buzinas que em muitos lugares é usado.
 O maior perigo relacionado aos confetes e serpentinas é que a criança pode levá-los a boca e acabar ingerindo acidentalmente, ideal é nunca estourar materiais próximo à boca.  Caso aconteça a ingestão acidental, retirar o objeto imediatamente para que a criança não se sufoque. Em casos mais graves deve-se procurar o pronto atendimento local. 
Fique atenta também aos sons. Uma boa dica é tentar manter uma distância maior (15 metros mais ou menos) das caixas e aparelhos de som. Os protetores de ouvido também podem ajudar. 
A legislação brasileira estabelece um limite sonoro máximo de 85 decibéis ao qual podemos ficar expostos. A partir deste nível, há risco de perda auditiva.

3) Quais são os cuidados com roupas (fantasias) e calçados? Tem algum tecido por exemplo, que não é recomendado? 
Opte por tecidos mais leves e arejados, como o algodão, por exemplo trajes carnavalescos, que geralmente, são mais frescos e confortáveis e podem ajudar a evitar irritações na pele e brotoejas. 
Além de confortáveis, as crianças precisam estar seguras. Lantejoulas podem danificar as peles mais sensíveis e são facilmente engolidas. Outros acessórios e objetos pontiagudos também devem ser evitados.
Tente evitar calçados muito escorregadios, chinelos e sandálias, e dê preferência aos fechados, pois devido ao suor nos pés e possíveis pisos molhados, as crianças podem escorregar e se machucar. 

5) E sobre maquiagem facial em crianças. O que é preciso estar atenta? 
O uso de tintas e maquiagens usadas para pintar rosto, braços e pernas também pode ser responsável por dermatites. Se for usar, opte por tintas de base aquosa e maquiagens infantis. 

6) Tem mais alguma orientação/ recomendação que precisamos estar atentos? 
 - Protetor solar e repelente sempre. 
O mesmo cuidado às roupas se aplica as máscaras escolhidas para a folia. Evite aquelas com plumas e muito brilho, e tome cuidado com o material. As máscaras sintéticas podem impedir a respiração e causar alergias. Prefira as de pano, papel machê, papelão ou cartolina.

Além dessas dicas, não podemos esquecer :

  • Incluir algum tipo de identificação na criança, pois em ambientes lotados, elas podem se perder e, com uma simples pulseira ou crachá de identificação onde constem o nome e o contato do responsável, a localização vai ser facilitada.
  • Evite leva-las em ambientes abertos em dias de chuva ou nos horários de pico do sol (entre 10h e 16h).
  • E se for pular carnaval na praia ou lugares com piscinas, sempre coloque boia ou salva-vidas nos pequenos.

Fonte: Dr. Jorge Huberman, pediatra e neonatologista do Hospital Albert Einstein e do Instituto Saúde Plena.
2 comentários on "Cuidados com os pequenos foliões "
  1. Oi Mi
    Ótimas a dicas do Dr Jorge!
    Fantasias leves e confortáveis ajudam.
    Adorei a dica da identificação!
    Dicas anotadas
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Cuidados essenciais com nossos pequenos pra aproveitar bem essa época!

    ResponderExcluir

Custom Post Signature

Custom Post  Signature