4º Festival de Férias do Teatro MorumbiShopping

💙
15 janeiro 2018

Cia. Truks apresenta cinco clássicos do repertório !


Com mais de 17 espetáculos na bagagem e reconhecida pela técnica na linguagem do teatro de bonecos e de objetos, a Cia. Truks selecionou para o repertório do festival cinco dos espetáculos mais representativos da sua carreira – todos com indicações e vitórias nos maiores prêmios de teatro infantil, como APCA, Coca-Cola Femsa (atual Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem), Mambembe e até vitória por júri popular de O Senhor dos Sonhos no Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela, em que concorria com peças de diversos outros países.


Programação Completa do 4º Festival de Férias do Teatro MorumbiShopping

A Bruxinha
Dias 17 e 24 de janeiro, quartas-feiras, às 16 horas

A Bruxinha faz ao público um convite à imaginação e ao desenvolvimento da criatividade. A personagem gráfica da premiada autora e ilustradora Eva Furnari, com mais de 30 anos de aparições em livros e tirinhas, ganha corpo - e alma - de boneco, e leva para os palcos toda a sua graça, simpatia e inusitado senso de humor, vivendo suas aventurinhas, manias e caprichos.

Transforma almofadas em dragões, um balde e uma vassoura em príncipe, dá vida a sapatos que dançam um caliente tango, e assim por diante, até que um monstro muito desajeitado deseja testar a sua varinha de condão.

A partir daí, uma ágil sucessão de imagens narra o duelo do Monstro com a Bruxinha e seus amigos, como que em uma cena de desenho animado, para que, por fim, tudo acabe em uma grande brincadeira. O Monstro vira mais um amigo para a divertida "trupe" de nossa heroína. Com simplicidade e momentos de poesia, a Bruxinha cativa e encanta com suas pequenas manias, gestos e jeitos. Ela revela outra face da realidade carregada de fantasia.   

- Prêmio Mambembe 1995 – Melhor Direção Para Teatro Infantil - Indicação para Melhor Espetáculo

Cidade Azul
Dias 18 e 25 de janeiro, quintas-feiras, às 16 horas

Cidade Azul é um lugar que talvez não exista, mas existe sim! Existe dentro da cabecinha de um menino que insiste não apenas em sonhar, mas em transformar o seu lugar em um lugar melhor para se viver. Sua rua cinzenta, na rua azul da sua Cidade Azul. Ele acorda a cada nova manhã sobre os papelões ou sob os jornais da rua para mais um dia solitário, porém, de verdadeiras aventuras. Quer brincar, como toda e qualquer criança! Ao amanhecer de um dia especial, cai sobre sua cabeça uma enorme bola azul, é claro. Atrás da bola, uma menina que a procura.

O espetáculo, assim, trata de contar como nasce, cresce e se fortalece uma comovente amizade entre as duas crianças de realidades tão diferentes: um menino das ruas e uma menina perdida pelas ruas. Eles revelam a sábia capacidade que as crianças têm de se aproximarem umas das outras, vencendo os preconceitos através de seus jogos e brincadeiras. Descobre-se então que Cidade Azul é um distante sonho de menino, solitário, assim como outras milhares de crianças no país. A peça constata que nas cidades nada azuis do Brasil, muitas crianças ainda estão jogadas no meio-fio.

- Prêmio APCA 1997 - Melhor Espetáculo Infantil
- Prêmio APCA 1997 - Melhor Autor para Teatro Infantil
- Prêmio Mambembe 1997 - Melhor Texto para Teatro Infantil
- Prêmio Mambembe 1997 - Melhor Direção para Teatro Infantil
- Prêmio Mambembe 1997 - Cia. Truks - Grupo Destaque do Ano no Teatro Infantil
- Prêmio Coca Cola de Teatro Jovem 1997 - Melhor Direção
- Prêmio Coca Cola de Teatro Jovem 1997 - Melhor Espetáculo De 1997
- Indicação ao Prêmio Coca Cola de Teatro Jovem 1997- Melhor Texto

Zôo-ilógico
Dias 19 e 26 de janeiro, sextas-feiras, às 16 horas

A peça traz para os palcos uma prática fundamental para as crianças: o estímulo à criatividade! A partir do uso, e da transformação de simples objetos do cotidiano, desfilam pela cena mais de uma dezena de divertidas e inusitadas criaturas animadas: uma galinha feita com um bule e um espanador de pó, uma tartaruga composta por uma saladeira e uma colher, um gato simbolizado por uma peneira, entre tantas outras. É o que se chama de “teatro com objetos”. As coisas se transformam em personagens do enredo, do mesmo jeito que fazem as crianças. Quem nunca brincou de “espetar” a tampa da caneta em uma régua e brincar que aquilo é um avião?

Tudo começa quando pai e filho resolvem fazer um piquenique no Zoológico. Ao encontrarem as portas do parque fechadas, o pai não se intimida em criar, com muita criatividade, o seu zoológico particular, um presente ao filho. Bichos serão feitos de pratos, panos, garrafas, talheres e tudo o mais que estiver ao alcance de suas mãos. As nada comuns criaturas viverão situações cômicas e poéticas. Está criado o Zôo-ilógico - possível na imaginação de todos e aberto sempre.

- APCA de 2004 - Melhor Ator
- Prêmio Coca-Cola Femsa, 2004 na Categoria Especial pela Inovação De Linguagem Desenvolvida na Montagem
- Indicação ao Prêmio Coca Cola Femsa 2004 - Melhor Direção
- Indicação ao Prêmio Coca Cola Femsa 2004 - Melhor Espetáculo
- Indicação ao Prêmio Coca Cola Femsa 2004 - Melhor Ator

O Senhor dos Sonhos
Dias 20 e 27 de janeiro, sábados, às 16 horas

O espetáculo conta a história de Lucas, um velho e bem sucedido escritor que relembra os tempos de sua infância, quando era um menino criativo, engraçado, simpático e, principalmente, sonhador. Se não navegava pelos sete mares, certamente pilotava alguma nave espacial em planetas longínquos. E, como sempre, atrasado para ir à escola ou esquecido de suas lições e obrigações.

O Senhor dos Sonhos, ao confrontar as mirabolantes aventuras de Lucas com a necessidade que o menino tem de se ajustar às regras sociais, é um espetáculo que discute, mesclando momentos divertidos com outros de delicada e leve poesia, o conflito em que vivem as crianças ao terem que se equilibrar, como que sobre uma corda bamba, entre a fantasia e a realidade.

- Indicação ao Prêmio Coca Cola De Teatro Jovem - 1999 - Melhor Atriz
- Indicação ao Prêmio Coca Cola De Teatro Jovem - 1999 - Melhor Autor
- Melhor Espetáculo do Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela - 2005

Sonhatório
Dias 21 e 28 de janeiro, domingos, às 16 horas

É hora do almoço no Sanatório Boa Cabeça. Sentam-se à mesa três supostos loucos para a refeição. Porém, não há nada para comer ou beber.  Para passarem o tempo, os amigos resolvem brincar com os objetos que têm à sua volta. É então que partem para uma deliciosa viagem pela imaginação que os levará para áridos desertos, para o fundo do mar e para longínquos planetas. Incríveis personagens feitos de guardanapos, bacias, copos, garrafas pet, sacolas plásticas, talheres e pratos os acompanharão por suas superaventuras.  
Após finalmente conseguirem almoçar, revela-se ao público a surpresa: eram eles de fato os loucos, ou serão loucos aqueles incapazes de brincar? Nossos amigos oferecem ao público um dos melhores remédios para tudo: a possibilidade da construção de uma vida mais saudável, feita da sincera amizade, e de muito bom humor. Eles transformam o que seria um sanatório em um... Sonhatório!

- Revelação 2012 para os atores Gabriel Sitchin, Hugo Reis e Rafael Senatore
- Prêmio Coca-Cola Femsa, 2012 nas Categorias Ator Revelação para o trio Gabriel Sitchin, Hugo Reis e Rafael Senatore
- Indicações ao Prêmio Coca-Cola Femsa 2012 nas categorias Melhor Direção – Finalista e Melhor Produção

Serviço

4º Festival de Férias do Teatro MorumbiShoppingCia. Truks. 

Entre 10 e 28 de janeiro, no Teatro MorumbiShopping

Temporada: quarta a domingo, às 16 horas. 

Ingressos: R$ 50,00 (inteira) e R$ 25 (meia). 

Classificação: Livre. 

Duração: 50 minutos. 

Capacidade: 250 lugares.

Horário de funcionamento da bilheteria
de Terça a Sexta, das 14h às 21h; 
Sábado das 13h às 21h; 
Domingo das 13h às 20h. 
Telefone: 5183-2800. 

Teatro MorumbiShopping
Endereço: Av. Roque Petroni Junior, 1089, Estacionamento do Piso G1, Jd. das Acácias, São Paulo.
6 comentários on "4º Festival de Férias do Teatro MorumbiShopping"
  1. Vi no seu Instagram, adorei essa programação, espero que continue assim depois das férias também, mas com certeza vou conferir alguma dessas peças antes disso, hehehe...

    ResponderExcluir
  2. Oi Mi!
    Que dicas ótimas para levar as crianças agora nas férias.
    Mesmo os maiores vão curtir muito também. Eu adoro estes programas!
    Já assistimos uma apresentação do Zôo-ilógico e adoramos! Recomendo muito!
    Agora quero conferir todos estes
    Bjks mil

    ResponderExcluir
  3. Sempre curti esse tipo de teatro com bonecos. Quero que meu filhote também se divirta assim!

    ResponderExcluir
  4. Que demais! São Paulo é realmente onde acontece o que há de melhor em matéria de entretenimento. Adoraria poder ir, meu filho iria amar!

    ResponderExcluir
  5. Oi Mi, amei o post.
    Que programação incrível de férias, para as crianças e família.
    Eu amo teatro, e é encantador como as crianças ficam paralisadas, com os olhinhos atentos nas apresentações.
    Amo demais.
    Quero ver se consigo levar o Vitinho.
    Bjs
    Ju

    ResponderExcluir
  6. Oi Mi, muito boa essa programação. Ótimas opções para a criançada curtir as férias.
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir

Custom Post Signature

Custom Post  Signature