A escolha do pediatra

💙
01 junho 2017
pediatra

O que você leva em consideração?

A escolha do pediatra envolve inúmeras questões, desde a confiança que nós pais sentimos pelo profissional até a disponibilidade dele em atender emergências. E ao contrário do que imaginamos decidir quem vai será o pediatra está longe de ser uma tarefa fácil, afinal, ele vai ser o médico responsável por cuidar por longos anos, junto com nós pais, da saúde da criança. O profissional vai ser a pessoa com quem nós, inevitavelmente, criaremos uma relação de confiança. 
A procura pode começar de diversas formas: procurando na listagem do plano de saúde, indicações de amigos e parentes, mas independente da maneira, temos que prestar atenção em alguns detalhes pode ajudar  a tomar a melhor decisão. 
Quando o Gui nasceu a procurar começou quando retornamos para a casa, peguei contatos com primas, e também olhei no plano de saúde, e assim começamos as visitas. E vou dizer que não foi fácil, pois estávamos a procura de um profissional que nos atendesse bem, esclarecesse as dúvidas (ainda mais sendo pais de primeira viagem perguntas não faltam não é mesmo?), nos deixassem confortável, localização. Passamos por alguns, que olha, quisemos sair no meio da consulta, teve um que sem brincadeira, fez umas perguntas e nem se quer examinou o Gui, não pesou, mediu, e quando questionamos ele disse que a primeira consulta era assim .. OI?! e que na próxima ele faria isso, não preciso nem dizer que não voltamos nunca mais lá, e sem contar que atrasou horres o atendimento e um pouco antes dele nos chamar deu a hora do Gui mamar, e dei o peito (então entrei amamentando) e ele queria que eu parasse para conversar, bom fiz cara de paisagem e fingi que nem escutei.

A consulta pediátrica pode ser dividida em quatro momentos: 
A. Ouvir a situação e as dúvidas. 
B. Perguntar sobre o desenvolvimento e a saúde da criança nos últimos meses. 
C. Se for a primeira consulta, o pediatra deve conversar sobre o histórico dela e da família. 
D. Fazer exame físico completo, mesmo que se trate de uma queixa isolada. Inclui: pesar, medir, aferir a pressão, colocar os dados na curva de crescimento etc.

Conversando com algumas mamães na nossa rede social Instagram @espacodasmamaes, e muitas levam em consideração pontos importantes que eu também, como indicação, na consulta esclarecer as dúvidas, relacionamento principalmente com a criança, localização, disponibilidade de encaixe, e a empatia, e se fornecem o número do celular/whatsapp para alguma emergência fora do horário de atendimento e fim de semanas,  e vocês o que levam em consideração?
6 comentários on "A escolha do pediatra "
  1. Nossa! Levo em conta tanta coisa! Tenho a sorte de ter um primo pediatra e super competente. Mas quando precisa levar num plantão considero muitas coisas. Até para ver se vou seguir as orientações dadas ou não.

    ResponderExcluir
  2. Bem bacana este Post... acho fundamental termos confiança neste profissional tão importante na vida dos nossos filhos!!! Show... adorei!

    ResponderExcluir
  3. Mi, é bem isso, temos que nos informar para escolher o melhor profissional, pois eles cuidarão dos nossos bens mais preciosos.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post, confesso que isso sempre foi um tormento pra nós, pois além da empatia, conhecimento, disponibilidade,carisma,agenda,proximidade,fornecer o celular etc, ainda tinha que atender pelo nosso plano de saúde, mas graças a Deus sempre contamos com excelentes profissionais que se tornaram nossos amigos!

    ResponderExcluir
  5. O que me fez escolher foi a disponibilidade em explicar e em atender, mesmo que tenha que aguardar, quando precisamos de atendimento ele sempre dá um jeito de atender. E, claro, porque ele sempre acerta com a Gi.
    bj,
    Alê

    ResponderExcluir
  6. Eu sempre levo em consideração a atenção que ele dá e principalmente a disponibilidade em atender quando a gente precisa. Demorei três anos para encontrar um anjo bom e agora que encontrei não abro mão.

    ResponderExcluir

Custom Post Signature

Custom Post  Signature