Mudanças de cor do leite materno

💙
02 março 2022


Consultora Internacional de Lactação esclarece os motivos


Além da alimentação da mãe, os nutrientes escolhidos são os grandes influenciadores na variação

Existem diversos processos de aprendizado dentro da maternidade, tanto para a mãe quanto para o bebê. A amamentação é um deles, e muitas perguntas giram em torno desse ato tão essencial para a vida humana. Uma das dúvidas mais frequentes para a mulher, por exemplo, é porque o leite materno possui cores diferentes em algumas ocasiões. 

A cor do leite pode variar, ainda que sejam leves alterações entre uma tonalidade e outra. Segundo Cinthia Calsinski, enfermeira obstetra, doutora em enfermagem e consultora de assuntos relacionados à maternidade e gravidez da V-Lab - healthtech que oferece soluções de tecnologia com foco em saúde diagnóstica - na maior parte das vezes essa mudança acontece pela alimentação da mãe, mas não só.

“Alguns já devem ter escutado falar que os anticorpos mudam a coloração do leite, mas isso é mito. De fato, nele há anticorpos a todo instante, só que na verdade, isso não influencia na pigmentação. O fator determinante é a alimentação da mulher. Se ela consome uma grande quantidade de verduras e legumes verdes, existem chances desse leite ter uma coloração esverdeada/azulada. É normal e esperado mesmo”, explica a especialista.

Cinthia que além de doutora em enfermagem, também é Consultora Internacional de Lactação (IBCLC), segue esclarecendo que “o primeiro leite é chamado de colostro, que é mais amarelado pela presença do carotenoide — pigmentos vermelho, alaranjado ou amarelado encontrado, naturalmente, em raízes, folhas, sementes, frutas e flores —, que é transformado em vitamina A. Depois disso acontece a apojadura, algo que chamamos de ‘descida do leite’, que ocorre por volta do terceiro dia, quando o leite começa a ser mais branco”, conta.

A cor do leite materno pode mudar até mesmo durante a mamada, começando com a coloração parecida com água de coco e alterando o tom aos poucos. “Esse leite ‘água de coco’ é muito rico em anticorpos. No meio da mamada começa o aumento da produção de caseína, que faz com que a coloração fique mais branca e opaca. Já no fim, a cor fica mais amarelada pela maior quantidade de gordura, que é o que dá saciedade à criança”, informa Cinthia.

No geral, as mudanças nas cores do leite materno são normais, e não há motivos para se preocupar se seu bebê mama, naturalmente. Entretanto, a enfermeira acrescenta que se “seu leite persistir com cor esverdeada, vermelha ou marrom, é, extremamente, necessário buscar um profissional de saúde”, finaliza. 


Sobre V-Lab

V-lab é uma healthtech que oferece soluções de tecnologia com foco em vídeo para saúde diagnóstica e telemedicina e que auxilia a medicina diagnóstica a se estruturar para o futuro. Com o propósito de democratizar o acesso ao diagnóstico de ponta, através do uso inteligente de dados, a startup conecta as pessoas à sua melhor experiência diagnóstica. A solução V-Baby é um dos produtos da healthtech, que visa confortar as mães com opções de transmissão ao vivo do ultrassom, bem como o benefício de poder coletar uma segunda opinião médica. Nos últimos 2 anos a V-Lab movimentou mais de 800 mil exames atendendo centenas de milhares de gestantes em nossa plataforma. Como clientes, a V-Lab atende as maiores marcas do setor, como Fleury, Dasa, Sabin, Hospital São Luiz, Odontoprev, Unimed Marília, entre outros.

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI!
Postar um comentário

Custom Post Signature

Custom Post  Signature