8 de setembro - Dia Mundial da Alfabetização

💙
08 setembro 2020


Como os pais podem ajudar na alfabetização das crianças em casa em tempos do novo normal?


As crianças não têm o mesmo tempo de aprendizado quando se trata de alfabetização ou processo de letramento. Frisando que dia 8 de setembro é o Dia Mundial da Alfabetização e é importante falar sobre isso.

Segundo a Organização das Nações Unidas, (ONU), 250 milhões de crianças são consideradas analfabetas funcionais, (que não sabem interpretar um texto). 

No Brasil, essa questão ainda persiste. No cenário, de acordo com o IBGE, mostra que dentre os mais de 11 milhões de analfabetos estão adolescentes de 15 anos, por exemplo. 

Médica pediatra Dra Lílian Cristina Moreira, explica por quais motivos históricos, gerais e fisiológicos podem levar crianças a terem diferença de interesses pelo letramento. Bem como, em tempos do novo normal, com a retomada gradual das escolas, os pais podem reforçar a alfabetização das crianças dentro de casa.


1- Por quais motivos algumas crianças já apresentam um interesse natural pela alfabetização do que outras? 
As crianças aprendem prioritariamente pela experiência. Portanto as crianças que tem mais curiosidade e interesse pela leitura geralmente são que mais foram estimuladas nesse sentido pelos pais, que apresentaram livros e que costumam ler para seus filhos. 

2- A partir de quantos anos já é preocupante quando a criança não demonstra interesse pelo processo de letramento? 
Em torno de 5/6 anos a criança saudável,  e adequadamente estimulada, apresenta interesse natural pela leitura. Se isso não ocorre pode haver algo errado.

3- Por quais razões o acompanhamento de um pediatra na vida da alfabetização do pequeno é fundamental? 
O pediatra é a pessoa que mais acompanha a vida de uma criança desde o nascimento. Portanto conhece o histórico da gestação, parto, as etapas do desenvolvimento psicomotor, da linguagem e portanto pode se antecipar caso perceba indício de qualquer problema ou fator de risco. O pediatra também é o profissional que orienta os pais a levar a criança para avaliação de oftalmologista e fazer testes audiométricos, o que garante que as capacidades auditivas e visuais da criança estarão em perfeitas condições para que a alfabetização se dê com sucesso.

4- Desde o início da introdução alimentar do bebê, quais são os alimentos que devem ser apresentados à criança para ajudar no desenvolvimento intelectual dela? O primeiro grande alimento que fará toda diferença na capacidade intelectual e cognitiva de uma criança é o aleitamento materno exclusivo até 6 meses e mantido até pelo menos 2 anos de vida. Na sequência os alimentos introduzidos devem ser os mais naturais possíveis, evitando o açúcar, doces, alimentos industrializados e ultra processados. Garantir bom aporte de nutrientes como ferro e ômega 3 também é importantíssimo, especialmente nos 2 primeiros anos de vida. Por isso a ingestão de frutas, legumes, verduras, ovos, carne e peixe é fundamental. 

5- Algo a acrescentar?  
Acompanhe seu filho com um pediatra de sua confiança. É ele o profissional que pode te orientar em como oferecer ao seu filho as melhores condições para que chegue na época da alfabetização com o cérebro bem nutrido e capacitado. De nada adianta pagar a melhor escola e ter os melhores professores quando a criança teve prejuízo no desenvolvimento de seu cérebro e ficou com sua capacidade intelectual comprometida por má nutrição, pouca estimulação ou por alguma doença que não foi adequadamente diagnosticada e tratada, especialmente quando isso ocorre nos primeiros anos de vida.


Fonte: Dra Lílian Cristina Moreira, pediatra e membro da Sociedade Brasileira de Pediatria.
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI!
Postar um comentário

Custom Post Signature

Custom Post  Signature