Sete dicas para uma amamentação saudável

💙
31 julho 2018

Obstetra Corintio Mariani Neto dá orientações fundamentais e esclarece as principais dúvidas desse período

Comemorada entre os dias 1 e 7 de agosto, a Semana Mundial do Aleitamento Materno reforça a importância da amamentação para o desenvolvimento saudável dos bebês, assim como para a diminuição da mortalidade entre recém-nascidos no mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), mais de 800 mil vidas seriam salvas anualmente se toda criança fosse amamentada desde o nascimento até os 2 anos. "Isso porque a amamentação é uma das formas mais eficazes de garantir a saúde e a sobrevivência de recém-nascidos", pontua o ginecologista e obstetra Corintio Mariani Neto, presidente da Comissão Nacional de Aleitamento Materno da Febrasgo e diretor técnico do Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros.

No Brasil, somente 38,8% das crianças se alimentam exclusivamente do leite materno nos primeiros 5 meses de vida, taxa considerada abaixo do ideal pela OMS. Para o obstetra, ainda há muito a fazer para que se chegue cada vez mais perto do ideal. "Uma das medidas importantes para estimular o aleitamento é fornecer informação de qualidade às mães, já que o tema costuma trazer muitas dúvidas", pontua. Para isso, o especialista destaca algumas dicas importantes. Confira abaixo:


Alimentação é a fonte

Mantenha uma dieta balanceada, constituída por carnes magras, aves, ovos, peixes, frutos do mar, verduras, cereais e frutas. A hidratação também é importante: beba pelo menos dois litros de água por dia. Evite excesso de leite de vaca, amendoim, frutas secas, soja, café, chocolate, refrigerantes, chá preto, mate, feijão, repolho e batata doce, para prevenir alergias ou mesmo gases e cólicas intestinais na criança.

Seu leite não é fraco

De um modo geral, não existe leite fraco, nem leite forte, cada mãe produz o leite ideal para o seu bebê, principalmente se a mãe estiver seguindo uma dieta adequada para esse período. Não é preciso complementar a alimentação do bebê com fórmula artificial por meio de mamadeira, a não ser que seu médico tenha orientado. A introdução precoce do bico artificial pode levar o bebê a recusar o peito, fazendo a produção de leite diminuir progressivamente.

Não interrompa a mamada

Quando a criança começa a sugar, ela recebe o leite inicial da mamada, que é mais "diluído" e serve para hidratar a criança. Depois de certo tempo, que é variável de bebê para bebê, começa a chegar o leite do final da mamada, que é rico em gorduras e, por isso, sacia a fome do bebê. Assim, é importante que não se interrompa a mamada para trocar de peito e que a criança mame do mesmo lado até saciar sua fome.

Pega e posição

A mãe deverá estar relaxada e confortável, o abdome do bebê encostado ao seu, com a cabeça e o tronco alinhados e o queixo tocando o peito materno. A boca do bebê deve estar bem aberta (cobrindo quase toda a parte inferior da aréola), o lábio inferior voltado para fora e sua língua acoplada ao peito. A sucção será lenta e profunda, intercalada por pequenas pausas de deglutição. O pequeno deve sugar a aréola, não o mamilo.

Mamilo machucado, e agora?

É preciso estar atenta à posição do bebê, pois a pega incorreta pode ser o motivo de os mamilos estarem machucando. Corrija a posição e fique tranquila, pois a cura das lesões costuma ser rápida. Lembre-se que o seu próprio leite é um ótimo cicatrizante. Também considere a utilização de produtos que ajudem na cicatrização das lesões, mas somente com a indicação do seu médico.

Amamente a livre demanda

Não se apegue a intervalos fixos, isso costuma ser bem variado, dependendo da necessidade e da frequência que seu bebê gosta de mamar. Respeite as vontades do pequeno, pois ele não procura o seio apenas para matar a fome, mas também quando tem sede ou precisa de conforto, aconchego e segurança. Portanto, não hesite em colocá-lo para mamar.

Contracepção e Amamentação

Algumas mulheres podem ovular mesmo amamentando. Para prevenir, é necessário que a amamentação seja exclusiva, com mamadas frequentes, nas 24 horas do dia. Para aumentar a segurança, é recomendado que a mãe adote um método contraceptivo a partir da sexta semana após o parto. Um exemplo são as pílulas que contêm só progestagênio, ideais para esse período. Como são livres de estrogênio, não inibem a produção de leite e não interferem em sua qualidade e volume. Converse com seu médico sobre a possibilidade, pois ele poderá recomendar o método mais adequado.
16 comentários on "Sete dicas para uma amamentação saudável "
  1. Ah esse momento é mágico é um momento de união entre a mãe e o bebê, reforça os laços e acalma a ambos! Eu amava amentar meu filho!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, como vai?
    Eu gostei bstamte das dicas, tenho duas amigas que estao gravidas vou indicar o post
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Acho lindo uma mãe amamentando.é uma energia de troca incrível!!!!

    ResponderExcluir
  4. Ótimas as dicas para as mamães, a amamentação é muito importante para o bebê, é um momento lindo entre a mãe e o filho, suas dicas com certeza vai ajudar muito as mamães que tinha essas dúvidas, maravilhoso o post, bjs.

    ResponderExcluir
  5. Amamentação e um gesto não lindo. Sinto muita falta!

    ResponderExcluir
  6. Post super útil, até pq mães de primeira viagem é que não faltam.
    Adorei!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom seu post. Vai salvar várias mamães. Arrasou👏👏

    ResponderExcluir
  8. Bom, eu já passei por isso, e sei bem como são as dúvidas. Na minha época não tinha tantas dicas assim.
    Se tiver alguma amiga gravidinha, vou indicar o post!
    Bjs (•‿•) 💛

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Sou aquela pessoa suspeita a falar sobre amanentaçao!
    Eu amo amamentar, Théo já tem 1ano e meio e estamos firmes e firtes na luta!
    Amei seu post!
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Um post bem completo sobre o assunto mas infelizmente nem todas as mães podem alimentar seus bebês como gostariam. Acho lindo quando uma mulher que "produz" bastante leite pode ajudar crianças que não conseguem se alimentar dessa forma

    ResponderExcluir
  11. Parabéns por incentivar o aleitamento materno
    A modernidade fez com que algumas coisas se perdessem, e essa não pode ser uma delas haha
    Parabens dnv
    Xoxo Soph

    ResponderExcluir
  12. a amamentação é o periodo mais lindo
    dicas sao sempre bem vindas

    ResponderExcluir
  13. Ah esse momento de mãe e filho deve tão especial e ainda bem que a cultura de amamentar o bebê até os dois anos estão de volta pois uns anos atrás as mães estavam amamentando pouco meses.E de fato não existe leite e sim o leite ideal para cada criança e suas necessidades.

    ResponderExcluir
  14. Oi
    esse é um momento único em nossas vidas ser mãe e amamentar,um momento cheio de amor,adorei o post.

    ResponderExcluir
  15. Que postagem linda!!! Deve ser muito especial esse momento de mae e filho

    ResponderExcluir
  16. Ah se eu tivesse lido este post a 18 anos atrás,teria me ajudado muito! Mesmo com o sofrimento de "mãe de primeira viagem" eu amamentei a minha filha até um pouco mais de 2 anos. E com a minha caçula foi igual, amamentei até os 2 anos e meio. É um momento maravilhoso, ficar olhando o rostinho, sentir o cheirinho dela,ou quando ela parava de mamar para sorrir pra mim... Doces lembranças!

    ResponderExcluir

Custom Post Signature

Custom Post  Signature