Atividade física na gestação

💙
11 maio 2018

Ajuda no desenvolvimento do bebê


Durante muitas décadas a mulher grávida foi tratada com um excesso de cautela e em alguns casos até mesmo impedida de realizar pequenas tarefas do seu dia a dia, mas isso vem sendo superado aos poucos. Com o passar do tempo, estudos mostraram que a gestante não é tão frágil como se imaginava e que a prática regular de atividade física não seria nociva, muito pelo contrário, benéfica, quando bem supervisionada.

Um marco para essa mudança de tratamento foi o estudo realizado pela American College of Obstetricians and Gynecologists, na década de 90, mas ainda existem muitas dúvidas, mitos e controvérsias.

Justamente por isso, Bruno d’Orleans, personal trainer, e criador da marca OSEUPERSONAL, esclarece como e quando praticar atividade física durante a gravidez.

“O benefício mais aparente para leigos é o controle do peso. É um fato esperado que a gestante ganhe peso durante a gravidez. Entretanto, o excesso de peso pode ser prejudicial a ela e ao bebê, trazendo consequências indesejadas como hipertensão arterial, diabetes, obesidade pós-parto e complicações no parto, por exemplo. Gestantes que praticam atividades físicas apresentam uma redução na velocidade do ganho de peso, isto quer dizer que ganham peso progressivamente, porém de forma mais lenta, chegando ao final da gestação com um peso saudável”, explicou Bruno.

“O controle no ganho de peso pode refletir na redução de edemas, diminuição de câimbras e fadiga ou em questões mais significativas, como prevenção de patologias graves, como diabetes”.

Durante os nove meses, pode ocorrer um desvio do centro gravitacional da gestante graças ao peso extra, expansão do útero, à rotação da pelve e ao aumento de elasticidade dos ligamentos.

“Isto pode fazer com que a mulher adote, ainda que sem querer, uma nova postura, geralmente uma hiperlordose lombar, ocasionando dores e desconfortos como lombalgia. Uma musculatura fortalecida contribuirá para uma melhor adaptação a essa nova postura e ajudará a mulher a lidar com o peso extra que estará carregando”.

Outro benefício diz respeito ao coração da futura mamãe. Durante a gravidez há um aumento da atividade cardiovascular.

“Com a prática regular de atividade física é possível reduzir esta sobrecarga e, como consequência, a futura mamãe ganha, por exemplo, prevenção de trombose e varizes, e redução do risco de diabetes gestacional. Essa última afeta cerca de 5% das gestantes”, contou Bruno.

Um medo muito comum das futuras mamães é que a prática de atividade física possa induzir a um parto prematuro.

“Quando praticada com a correta orientação, a atividade física pode até mesmo contribuir para o nascimento na data prevista, uma vez que fortalece a musculatura pélvica e abdominal, que estará mais preparada para suportar o peso do bebê o tempo que for necessário. Este fortalecimento pode ser muito útil também no momento do parto, caso a mulher opte pelo parto normal. Estudos indicam que mulheres que se exercitaram corretamente demoram menos em trabalho de parto”, finalizou Bruno.

Também existe relação direta entre a prática de atividade física e a diminuição do risco de depressão pós-parto, em função dos índices de hormônios responsáveis pela sensação de bem estar liberados durante a atividade física, que se mantém elevados.

Não é apenas a mulher quem se beneficia com a prática regular de atividade física durante a gestação. Estudos comprovam que bebês cujas mães se exercitaram de forma adequada nasceram com mais peso do que bebês de mães sedentárias. E não se trata de “bebês mais gordinhos”, pois além do peso, foram observados outros fatores como percentual de gordura e circunferência craniana, constando que bebês cujas mães se exercitaram de forma correta tendem a ser mais desenvolvidos.

Cuidados

Porém, alguns cuidados devem ser observados. A gestante deve adotar algumas precauções. Só deve dar início à prática de atividade física quando seu médico a autorizar. Um profissional de educação física não está autorizado a tomar esta decisão, apenas o médico que acompanha a gestante.



4 comentários on "Atividade física na gestação"
  1. Mto bacana a matéria. Exercícios físicos são fundamentais para a vida. Ressalto a importância do homem/marido nessa fase da gravidez para dar todo o suporte à esposa. E ele pode aproveitar e entrar em forma tbm....rs

    www.4daddy.com.br ;-)

    ResponderExcluir
  2. Quando engravidei minha medica não autorizou nos 3 primeiros meses a pratica de exercícios, pq eu não praticava antes. Passado os primeiros meses ela só autorizou caminhadas leves.

    Beijos
    Gleysa
    http://demamaeursa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Muito bom saber que mamãe e bebê são beneficiados neste processo! Atividade física é vida!

    ResponderExcluir
  4. Mi, assunto importante que deve ser ressaltado sempre, inclusive na gestação.
    Acho que toda atividade por mais leve que seja, sempre trás benefícios para a saúde...
    O ideal é buscar auxílio, informações necessárias para tudo correr bem.
    Os exercícios ajudam muito.
    Adorei o post, muito bem orientado para as futuras mamães.
    Bjs
    Ju

    ResponderExcluir

Custom Post Signature

Custom Post  Signature