10 razões para ter o segundo filho

💙
17 outubro 2017
Filhos
Foto: Rhariclea Georgopoulos- Click Momentos Fotografia
Sabemos que tomar a decisão de ter o segundo filho não é tão fácil como muitos pensam, muitas coisas estão envolvidas desde a situação financeira, rotina já criada, etc. E quem tem irmão (ã) acaba lembrando das termináveis brigas e discussões pelos brinquedos, lugar no sofá, mas também acabamos nos lembrando dos momentos de felicidade, brincadeiras, cumplicidade.
Quem nos acompanha por aqui, sabe que essa decisão demorou quase 8 anos para ser tomada, não que não quiséssemos ter outro mas muitas coisas nos deixavam em dúvida, mas a decisão que foi a cartada final (além das 300 mil vezes que o Gui pedia e argumentava que só ele não tinha irmã), foi o pensamento lá no futuro, ele quando tiver maior não teria alguém para compartilhar momentos bons ou ruins (eu sei tem amigos e parentes), quando eu e o pai não estivermos mais aqui, ou tiver que tomar uma decisão em relação a nós ele terá com quem dividir o peso, terá companhia. Então pensando nisso listei aqui 10 razões para ter o segundo filho (ou pelo menos começar a cogitar a ideia e longe de mim querer fazer com que pensem só porque nós mudamos de ideia quem tem um filho terá que mudar, pois cada família sabe o que é o melhor para si) 
  1. O filho mais velho vai aprende a ser altruísta: assim como nós sentimos que temos que proteger o nosso filho de tudo e de todos quando ele nasceu, o (a) filho (a) mais velho também vai sentir algo parecido quando conhecer o novo bebê.
  2. Vai aprender a compartilhar: com uma segunda criança na casa, a mais velha terá que aprender a dividir a televisão, brinquedo, atenção dos pais, e isso será muito bom para tanto para um quanto para o outro no futuro.
  3. Vão aprender a resolver os próprios problemas: quem tem irmão sabe que brigas rolam e bastante, mas o mesmo tempo que estão entre choros e gritos, estão tendo a oportunidade para aprenderem a resolver a situação ao invés de só ficar bravo.
  4. Vão aprender a trabalhar em equipe: quando seus filhos são apresentados com uma longa lista de tarefas, eles percebem que é mais fácil assumi-las em conjunto ao invés de fazê-las sozinhos.
  5. Eles formarão um time: não vão precisar marcar dias para brincar pois terá um amigo ao seu lado todo os dias.
  6. Vão aprender um com o outro: Há muitas coisas que o filho mais novo aprenderá com o mais velho, assim como o mais velho aprenderá  muitas coisas o mais novo.
  7. Terão um ombro amigo: quanto mais velho a criança fica, nem sempre eles recorrem a nós pais para resolver os problemas, tendo um irmão, terão um guia para todas as situações. (Quem nunca na adolescência principalmente recorreu ao irmão (ã) para um conselho).
  8. Terão um parceiro com quem comemorar as coisas boas: desde um aniversário a uma caminhada, irmãos se alegram um pelo outro e defendem um ao outro em todos os momentos da vida.
  9. Se ajudam em tempos difíceis: seja um joelho ferido, uma nota baixa, um coração partido, eles estarão lá um pelo outro.
  10. Vão envelhecer juntos: amigos vêm e vão, mas família é para sempre. Ter um irmão garante que seu filho terá sempre alguém com quem contar.
E ai quem tem mais de um filho, o que levou a essa decisão? 
7 comentários on "10 razões para ter o segundo filho"
  1. Lá em casa sempre achamos que ter um filho só poderia ser ruim para o próprio filho, que ele poderia se sentir só em algum momento, por isso sempre pensamos em mais de um. O que quase aconteceu foi o contrário, as dificuldades da paternidade e maternidade, sem falar nos problemas financeiros, quase nos fizeram repensar e ficar com uma criança só, mas decidimos que pararíamos no segundo mesmo, hehehe...

    ResponderExcluir
  2. Mi, que post mais lindo! Eu não penso em ter um segundo filho por mim (já me sinto realizada como mãe), mas justamente pelo meu filho.

    ResponderExcluir
  3. Sempre pensei que é muito ruim crescer sozinho por isso fizemos mais um, não nos arrependemos é bom demais!

    ResponderExcluir
  4. Aqui o principal motivo para termos o segundo filho foi justamente pensando em que ela teria sempre uma pessoa com quem contar.

    ResponderExcluir
  5. É realmente muito bom ter com quem partilhar as angústias e as alegrias, também ainda penso em dar um irmão(ã) para JM.

    ResponderExcluir
  6. Ótimo incentivo para quem está em dúvida. Concordo com todos as razões.
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir
  7. Demoramos para decidir ter filhos... se eu tivesse menos idade, planejaria um segundinho... Envolve tantos aspectos, né?!?!

    ResponderExcluir

Custom Post Signature

Custom Post  Signature