Atividades para fazer com as crianças em casa

💙
16 janeiro 2017
Atividades para fazer com as crianças em casa

As férias escolares ainda tem mais alguns dias (aqui as aulas só retornam dia 23/01), mas, as vezes por conta do trabalho os pais não conseguem tirar férias juntos ou mesmo pela falta de grana (pois sabemos que em alta temporada os lugares são mais caros), mas isso não quer dizer que os dias em casa não podem ser divertidos né. Bastam um pouco de criatividade, disponibilidade e disposição para brincar! E o legal das dicas que vou dar a seguir, servem também para feriados e fim de semanas!!
1 – Cozinhar com as crianças - Envolver a criança em atividades na cozinha pode ser muito divertido, além de estimular o interesse em alimentos aos quais ela ofereçam resistência, como frutas e verduras. Atenção apenas em adequar a receita à idade da criança, evitando facas de corte ou o contato com o fogão, por exemplo.

2 – Levar a criança na feira - Levar a criança a feira e deixar que vivencie esse ambiente pode ser muito enriquecedor, pois assim podemos mostrar alimentos diferentes e deixar que eles experimentem  as frutas que não tenham o hábito de consumir.

3 – Diversão na hora do banho - Aproveite os dias quentes do verão e deixe as crianças se divertirem em um banho diferente e mais demorado. Peça que ela escolha alguns brinquedos que possam ser molhados e deixe que elas brinquem com eles em uma banheira ou até em uma bacia, no caso das maiores. Mas atenção: mantenha-a sempre sob supervisão.

4 – Rabiscar paredes. Toda criança gosta disso, mas, dessa vez, você não vai se estressar - e vai até se divertir junto! A hora do banho, mais uma vez pode ser pano de fundo da brincadeira. Permita que o seu filho desenhe nos azulejos do banheiro com canetinhas. Depois, é só dar uma esponjinha para que ele lave a parede. Lembre-se de explicar todas as regras antes. Hoje em dia encontramos nas lojas canetinhas próprias para isso, aqui em casa temos um sabonete para desenho que garante banhos divertidos.

5 – Bicicletas e patins - Não tem o hábito de visitar os parques da sua cidade? Aproveite para conhecê-los ou explorá-los de forma diferente, andando de bicicletas ou patins! Se não der para ir algum parque vale também aquela pracinha próximo de casa!

6 – Observe a natureza - Pegue uma lupa e saquinho plástico transparente e convide a garotada para observar e juntar elementos da natureza, como uma folha diferente, ou pedrinhas, em uma praça, canteiro ou trilha. Eles vão adorar! Mas não se esqueça de frisar que é preciso respeitar os bichos que moram lá.

7 – Passeio a praças e parques - Em muitas cidades, no período de férias escolares, praças, parques, jardins botânicos ou zoológicos oferecem programação especial, com teatros, contação de histórias, entre outras atividades. Informe-se sobre o que está acontecendo na sua cidade e aproveite!

8 – Relembre a sua infância - Se você também estiver de férias, aproveite o tempo livre e mostre fotos da sua infância. Mostre os familiares e conte o que estava fazendo naquele momento. Em tempos de fotos digitais, esse pode ser um ótimo programa. Se seus pais (ou você) ainda guardam brinquedos da sua infância? Que tal recuperá-los e brincar com os seus filhos? Bambolês, petecas, elásticos e cordas não são tão comuns hoje em dia, mas têm um enorme potencial de agradar.

9 – Soltando a imaginação - Construa um trem com cadeiras e outros objetos da casa. Pegue o que for precisar e use a imaginação!

10 – Varal de livros - Pendurar livros em um varal feito com barbante e preparar o ambiente com tapete, tecidos e almofadas  é  “um jeito legal de escolher histórias para contar e se aconchegar”.

11 – Pescaria no sofá -. O sofá será o barco, o chão em frente ao móvel, o rio, onde serão colocados objetos que poderão ser os peixes, como brinquedos e sucatas. A vara pode ser feita com colher de pau e uma peneira presa na ponta.

12 – Vôlei com bexiga - Pegue duas cadeiras, amarre um barbante para fazer de rede, encha uma bexiga e que comece a diversão.

13 – Bola ao cesto - Faça uma bola com papel ou aproveite as meias enroladas. Um balde vira o cesto e aí é questão de treinar a pontaria. Aqui até os vasos quando estão sem flores viram cesto, bambolê pendurado na grade da garagem também! 

14 – Banda em família - Os utensílios da cozinha podem ser os instrumentos musicais que acompanham a cantoria. Vale apostar em músicas conhecidas ou mesmo inventar as próprias canções.

15 – Teatro de fantoches - Amarre um barbante firme em duas cadeiras e coloque um lençol por cima. Os personagens podem ser fantoches, bonecos, utensílios de cozinha, sucatas, escovas de dente... 

16 – Caça ao tesouro - Esconda os brinquedos (bola, bonecos (as), carrinho) pela casa e convide a criança para procurá-los.

17 – Café da manhã especial - Montar a mesa de café da manhã para bonecas e bonecos, utilizando elementos da cozinha de verdade: jogo americano, talheres pequenos, pratinhos... Vale deixar as crianças vestirem as roupas dos pais para fazer de conta que são adultos. É muito divertido e vale para meninas e meninos!

18 – Faça uma peça de teatro ou um telejornal - Aproveite aquele dia em que você vai receber algumas visitas, como amigos ou parentes mais próximos,  e incentive as crianças a prepararem  uma apresentação. Pode ser uma peça de teatro ou telejornal só com boas notícias!

19 – Acampamento - Pegue umas lanternas, alguns lençóis para barracas, colchões (se tiver inflável, melhor ainda!), separe  alguns lanchinhos e histórias e acampe com toda a família na sala. As crianças vão adorar dormir em um ambiente diferente.

20 – Festa do pijama - Convide os amigos mais próximos e faça uma festa do pijama. Vale separar filmes, brincadeiras e guloseimas para a criançada. Boa ideia para matar a saudade dos amigos.

21 – Fantasias - Tire as fantasias do armário e deixe as crianças terem um dia de princesa, super-herói, pirata, bruxa, palhaço...

22 – Cinema - Durante as férias muitos lançamentos de filmes e desenhos infantis acontecem durante as férias, aproveite esse momento com as crianças, se não também vale fazer cineminha em casa !

23 – Gincanca - Relembre a infância, reúna os filhos, sobrinhos e vizinhos e organize uma gincana com tudo que tem direito, como corrida de saco e ovo na colher.

24 – Faça um piquenique - Prepare os lanchinhos, a toalha, alguns brinquedos e escolha um parque ou praça nos arredores da sua casa, mas vale em casa também!

E ai tem mais algum item que possamos acrescentar na nossa listinha para aproveitar melhor os dias com as crianças ?
6 comentários on "Atividades para fazer com as crianças em casa"
  1. Cozinhar essa estou aderindo, amei a do sofá "pescaria". Farei com meus meninos.

    Bjs

    nossasaogemeos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Quantas atividades pra fazer com os pequenos,
    achei o máximo a ideia do piquenique
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Caramba, quanta brincadeira! Gostei. Por enquanto, Clarice não faz muitas dessas atividades, mas já vou anotando aqui.

    ResponderExcluir
  4. Amei todas as ideias, são ótimas pra dar uma mudada na rotina deles ainda mais que se cansam facilmente das coisas, é bastante opção!!

    ResponderExcluir
  5. As atividades são ótimas , e a diversão garantida rs
    Adorei a dica .

    ResponderExcluir
  6. O que vale é se divertir, por aqui combinamos um piquenique, cineminha em casa, e outras atividades!!!

    ResponderExcluir

Custom Post Signature

Custom Post  Signature