Doenças de Inverno e Homeopatia

💙
05 julho 2016

Bate Papo com a Dra Ana Escobar !

No último dia 26/06 a Dra Ana Escobar juntamente com a Patrícia editora chefe do Bem- Estar, realizou aqui em São Paulo um encontro aonde foi abordado o assunto "Doenças de Inverno e Homeopatia".
Como sabemos no inverno várias doenças costumam aparecer com mais frequência, ainda mais nas crianças. As doenças mais comuns nessa época do ano são: problemas respiratórios, alergias de pele, tosse, falta de ar, nariz entupido, entre outros pois a lista não para por ai né !!! 
E hoje trago para vocês alguns pontos de destaque do nosso bate papo.

  • Coceira na pele: No inverno, os nossos poros se fecham para não perdermos o calor, e devido ao tempo frio suamos menos e nossa pele tende a ficar mais ressecada e desidratada, favorecendo assim as coceiras. Com o clima mais frios a nossa tendência é tomarmos banhos mais quentes, e com isso perdemos a camada de gordura natural da pele, e sem essa proteção, ficamos mais expostos às alergias, até porque as roupas que usamos mais pesadas,e acaba ocorrendo o atrito da roupa com a pele. A dica que a Dra Ana nos deu foi é não deixar a temperatura da água muito quente e o banho não ser demorado, usar sabonete líquido neutro e hidratar a pele após o banho também ajuda.
  • Tosse e Doenças Respiratórias: No frio, as doenças respiratórias aumentam pois os nossos cílios traqueais (sim vocês leram certo nossos cílios traqueais, que são os cílios que temos na região da garganta e que têm a função de filtrar o ar que respiramos, acredite  fiquei tão surpresa quanto vocês ao saber isso) se movem mais lentamente. Com isso e com o tempo mais seco, o pó que inalamos gruda na mucosa e assim produzem mais secreção do que o normal, ai começam as tosses. Com a nossa defesa mais devagar, com o aumento das secreções e consequentemente ambientes mais fechados o vírus circulando surgem as doenças respiratórias. A dica da Dra Ana para isso é mantermos os ambientes abertos e arejados, para assim diminuir a quantidade de vírus no ar, e quando a tosse permanece por período muito longo o melhor a se fazer é investigar a causa da mesma, sendo que muitas tosses a causa dela é alérgica e aí é preciso descobrir o motivo da alergia. Uma outra dica que que ela deu foi o consumo de mel e chocolate, isso mesmo, e o motivo é porque as substâncias doces hidratam a mucosa e a tendência é que a tosse diminua. Dra Ana informou que a natação é esporte fantástico para ajudar na prevenção de doenças respiratórias, pois é um esporte aonde trabalha tudo e não provoca impacto. Além disso, a criança aprende a respirar fundo, de forma sincronizada e isso aumenta a capacidade da caixa torácica. Para bebês, a pediatra afirma que o esporte é mais lúdico e benéfico para promover mais o contato entre mãe/pai e criança. A partir dos 2 anos de idade é aonde aprende a nadar efetivamente e conseguimos os benefícios da respiração. Algumas mães tem em mente que no inverno a natação poderá atrapalhar ao invés de ajudar, porém a doutora nos informou que a natação pode sim ser praticada no inverno, desde que a criança não tenha sensação de frio, não sofra o choque térmico: “sai da piscina, entra no chuveiro quente, se aquece/agasalha bem e vai para casa”.
  • Descongestionante Nasal: Com o tempo seco a nossa tendencia é usar principalmente nas crianças o descongestionante nasal, porém temos que tomar muito cuidado com o uso, pois ele é contra indicado para crianças menores de 1 ano de idade,de 1 a 2 anos de idade, o uso é bem restrito e específico (sempre sob orientação do médico que acompanha a criança), segundo a dra, esse cuidado tem que ser tomado devido esses remédios muitas vezes contém substâncias que aumentam a frequência cardíaca e podem levar a criança a ter uma dificuldade maior para respirar e também pode causar infecções, ou seja, o que é para ajudar, pode piorar. (E lembre-se qualquer medicamento deve ser receitado pelo médico).
  • Otite Repetida: A causa da produção elevada de secreção no ouvido da criança precisa ser investigada, pois não adianta tratar algo crônico como agudo. Muitas vezes, o caso é alérgico ou até mesmo uma adenoide que precisa ser retirada.
  • Homeopatia vs Alopatia: Temos vários modos de entender as doenças, afirmou a dra Ana, e a homeopatia e a alopatia, ao contrário de que muitos pensam, podem atuar muito bem juntas. A medicina tradicional, tende atuar no combate a um problema específico, já a homeopatia procura reequilibrar o paciente. O remédio homeopático geralmente demora mais tempo para agir em algumas situações e é bem usado como prevenção. Cada individuo é único e as doenças também, por isso o tratamento precisa ser individualizado e acompanhado por aquele médico que acompanha a criança, e temos que lembrar o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra, seja na homeopatia ou na alopatia, nos lembrou a Dra Ana.

Questionamos a doutora em o que podemos fazer pra aumentar a imunidade das crianças (não só delas, isso vale para nós adultos também), e a resposta foi simples
  • Dormir bem;
  • Ter uma alimentação equilibrada;
  • Praticar atividade física.

E sobre os remédios que vemos por ai para o aumento da imunidade?
A Dra Ana nos informou que eles não agem diretamente no aumento da mesma e sim na melhora, e que o melhor mesmo é seguir as dicas a cima dada.


Espero que tenham gostado e que as informações tenha ajudado a todas vocês !!

18 comentários on "Doenças de Inverno e Homeopatia"
  1. Eu não consegui ir neste dia por causa da festa junina da Melissa. Perdi bastante informação bacana. Realmente o inverno é campeão das doenças respiratórias.Tudo se intensifica né? Melissa tbm teve conjuntivite e tá sempre tossindo. Definitivamente odeio o frio Kkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post, de utilidade pública. Aqui em casa o inverno é uma época bem complicada por causa das alergias. Minha salvação é aplicação de soro fisiológico no nariz com seringa. Tem ajudado muito. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Adorei a palestra deve ter sido um máximo.. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Adorei! Sofremos aqui com as crises de tosse...vou procurar saber mais sobre a homeopatia.

    ResponderExcluir
  5. Oi Mi, por aqui já comecamos a sentir o inverno e suas doenças na pele, literalmente. Já fiquei cheia de alergias. Usamos homeopatia como prenventivo. Para alergias funciona superbem.
    Adorei o post.
    Beijos
    Chris

    ResponderExcluir
  6. Ótims dicas!!Aqui meu maior problema é a alergia...nariz entupido sempre!

    ResponderExcluir
  7. Nossa essa palestra deve ter sido show de bola, amo essa Doutora!!!

    Adorei as dicas de inverno!

    Sobre o comentário lá no meu post, o Gui e um fofo! Obrigada viu!

    Beijos
    Gleysa
    demamaeursa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu não fui nesse dia, mas pelo seu post pude acompanhar tudo. Obrigada.
    @nossasaogemeos.

    ResponderExcluir
  9. Ótimas dicas para época que mais sofremos e os nossos pequenos também ❤️❤️

    ResponderExcluir
  10. Amei todas as dicas!!! O inverno castiga adultos e crianças. Infelizmente, não conseguir na palestra e te abraçar!

    ResponderExcluir
  11. Adoro as dicas dela.
    Por aqui crio os filhotes com homeopatia.

    ResponderExcluir
  12. Dra Ana é uma querida! Fala de um jeito muito simples. Todos entendem

    bjs
    Lele

    ResponderExcluir
  13. Mi ótimo post! Me senti participando da palestra, dicas úteis aqui pra casa que o inverno é uma loucura

    ResponderExcluir
  14. Sofremos com o inverno, pisquila está resfriada e as vezes fica difícil pra dormir tadinha!! É sempre bom ler dicas assim, adorei!!!

    Beijos Mila (@mundodamae)

    ResponderExcluir
  15. Adorei o post e a palestra deve ter sido maravilhosa ;)

    ResponderExcluir
  16. Depois que viemos morar em SP descobrimos como é ruim essas mudanças climáticas e temperaturas baixas. E Dra. Ana Escobar sempre arrasa, né?! Ótimas dicas!

    ResponderExcluir
  17. Os encontros com a Dr.Ana são sempre bacanas, muito legal o post

    ResponderExcluir
  18. Muito legal! Sou fã da Dra. Ana! 👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir

Custom Post Signature

Custom Post  Signature