Em cidades com altos níveis de poluição ou com temperaturas muito baixas – com queda na umidade do ar –, é preciso ter cuidado com a hidratação corporal e a umidificação das mucosas nasais para evitar problemas. A manutenção do nariz limpo em crianças diminui a concentração de poluentes e de substâncias nocivas ao organismo e pode ser um importante aliado para que elas curtam as férias e as brincadeiras de forma saudável. Conheça abaixo algumas dicas de Rinosoro para garantir a saúde e higiene nasal:

Utilize o umidificador diariamente
Quanto mais livre e limpo estiver o nariz, melhor será a qualidade do ar que chega aos pulmões e o aproveitamento do oxigênio pelo corpo. Para que a criança possa curtir e ter disposição durante as brincadeiras nas férias sem reclamar de dor, coceira ou outros inconvenientes no nariz, o ideal é realizar a umidificação nasal diariamente com soluções salinas.  A lavagem nasal diária pode trazer muitos benefícios e não causa efeitos colaterais. O hábito pode levar a melhora significativa da qualidade do sono, da respiração, garganta seca e da tosse.

Cuidado com o friozinho

O inverno brasileiro costuma trazer baixas temperaturas e tende a ser uma temporada de muito vento e ar seco, o que pode desidratar o organismo e consequentemente deixar as mucosas nasais secas. É necessário ter atenção redobrada com as crianças, aumentar a ingestão de líquidos, que tende a diminuir drasticamente nessa estação, e umidificar o nariz para evitar sangramentos, irritação e coceira nas cavidades nasais.
 
Prevenção de doenças
A incidência de doenças respiratórias na temporada de frio aumenta significativamente, por isso, é importante manter hábitos saudáveis para evitá-las. O nariz é uma das primeiras linhas de defesas contra doenças infecciosas. Se as mucosas estiverem ressecadas é provável que o organismo se torne mais vulnerável a infecções. O mais indicado, nestes casos, é higienizar e umidificar o nariz, facilitando a drenagem de fluídos e a hidratação do nariz.


SE PERSISTIREM OS SINTOMAS O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.

Fonte: Comunicação Hypermarcas


Comentários
11 Comentários

11 Comentários

  1. Frio é um problema mesmo, ótimas dicas!!

    ResponderExcluir
  2. Muito boas as dicas, super importante termos os devidos cuidados nesta época do ano!

    ResponderExcluir
  3. Por aqui limpamos o nariz com soro diariamente e em tempo seco ligamos o umidificador.

    @nossasaogemeos

    ResponderExcluir
  4. Esse período é bem crítico e todo cuidado é pouco. Aqui o soro nas narinas é um hábito diário, igual a escovar os dentes. Adorei as dicas bjos

    ResponderExcluir
  5. Eu sofro com o tempo seco de São Paulo, vem de um lugar onde a umidade está sempre normal e aprendi na marra como me previnir.

    ResponderExcluir
  6. Aqui em Palmas não faz frio, mas como o tempo seco, a baixa umidade e a poeira reinam quase todos os meses do ano, umidificador é essencial nos lares, especialmente nos que tem crianças!!!

    ResponderExcluir
  7. Ótimas dicas Mi com esse tempo seco e frio todo cuidado ajuda!

    ResponderExcluir
  8. Ótimas dicas, aqui lavo o nariz do Pedro todo dia com soro fisiológico e umidificador o durante o dia ligado.. Bj

    ResponderExcluir
  9. Adorei as dicas! Sofremos com isso por aqui! Com esse tempo seco pisquila fica toda congestionada tadinha!! Mamae sofre junto

    Beijos Mila (@mundodamae)

    ResponderExcluir
  10. Ótimas dicas Mi uso essas dicas em casa.
    Bjs
    Mari
    Vamosmamaes.com.br

    ResponderExcluir