Conscientização da alimentação saudável

💙
06 abril 2016

Dia da Saúde e Nutrição 

O Dia da Saúde e Nutrição é celebrado no Brasil em 31 de março. A data, faz parte do calendário do Ministério da Saúde, e foi criada com o objetivo de informar e conscientizar a população sobre os benefícios da alimentação saudável para uma melhor qualidade de vida, em especial na infância.
De acordo com indicadores sobre alimentação adequada, divulgados em 2015 pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), o percentual de crianças brasileiras entre 5 e 10 anos com excesso de peso chega a 33,5%
Para reforçar a importância de incentivar que os pequenos desenvolvam hábitos saudáveis desde cedo é fundamental que as crianças tenham uma alimentação balanceada e rica em nutrientes para ajudar a formar o sistema imunológico e proteger o corpo contra infecções. Práticas alimentares inadequadas, aliadas à falta de atividade física, podem influenciar de forma negativa o desenvolvimento, prejudicando o funcionamento dos órgãos e causando doenças, como obesidade, hipertensão, diabetes, entre outras.
Abaixo, algumas dicas para ajudar as crianças a terem hábitos cada vez mais saudáveis:
  • Durante as refeições, ofereça alimentos ricos em vitaminas, proteínas, fibras e minerais, com os nutrientes necessários e importantes para o desenvolvimento dos pequenos.
  • Evite alimentos industrializados, gordurosos, fritos e com alto teor de açúcar.
  • Quando surgir oportunidade, leve as crianças para conhecer uma horta, um pomar ou outro local com plantações para que elas saibam mais sobre frutas, verduras, legumes, entre outros. Feiras e supermercados também são ambientes que podem ajudar a despertar esse interesse.
  • Preparar as refeições com a ajuda dos pequenos pode ser uma ótima oportunidade para criar o vínculo deles com os alimentos.
  • Para que as crianças cresçam entendendo a importância de uma alimentação saudável, os pais precisam dar o exemplo, com hábitos alimentares adequados no dia a dia.


18 comentários on "Conscientização da alimentação saudável "
  1. concordo que as crianças devem aprender desde cedo a importancia dos alimentos. Devem conhecer os sabores, as texturas. Aqui, o pequeno come de tudo... não dispensa nada... kkkk Beijos

    ResponderExcluir
  2. Amei mih ♥
    Otimo texto ♥
    beijos
    http://www.tatycamposblog.com/

    ResponderExcluir
  3. Muito importante mesmo essa conscientização! Boas dicas! 👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post. Alimentação saudável é algo que temos que pensar diariamente. Não é uma tarefa fácil mas vale a pena. Por aqui insisto sempre em um prato colorido e dá muito certo. Fruta também é sempre sucesso.

    ResponderExcluir
  5. Dicas excelentes!! Principalmente as 3 ultimas! Criança é muito fruto do que ve. Se os pais nao tem habitos saudaveis, dificilmente a criança o tera. E levar a criança pra cozinha é muito bom. Dia desses estavamos nos mercado e um menino pediu a sua mae pra comprar bolo. Joao olhou pra mim e falou: "mae, ele nao sabe q da pra fazer bomo em casa? É muito maneiro!" Rs...

    Deia Tomaz - www.lancheiradojoao.com

    ResponderExcluir
  6. Super importante Mi, vejo crianças criadas com arroz e nuggets, que não ingerem nada de vitaminas e proteínas!! Somos responsáveis pela saúde dos nossos filhos e responsáveis pela sua alimentação!

    ResponderExcluir
  7. Ótimo post! A boa alimentação vem do hábito desde pequeno. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Aqui meu meninos comem bem, mas acho super válido dicas de vistar horta, pomar e de trazer as crianças para a cozinha, elas comem o que preparam. Amei o post.

    ResponderExcluir
  9. Mi adorei as dicas! e otimo incentivar desde pequenos!

    Ah! Não sei se te falei mas adorei o novo visual do blog!

    Beijos
    Gleysa
    demamaeursa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Bem importante a gente ensinar desde pequenininhos mesmo.
    bj,
    Alê

    ResponderExcluir
  11. Amei temos que dá exemplo par os nosdos filhos.. Bju

    ResponderExcluir
  12. Super importante esse assunto, mas difícil fazer eles comerem...tem dias que surto, mas continuo tentando.

    ResponderExcluir
  13. Dicas ótimas e super importantes! 👏🏼👏🏼👏🏼

    ResponderExcluir
  14. Dicas fundamentais! 👏👏👏👏👏👏😋@caroleassinhazinhas

    ResponderExcluir
  15. super importante essa conscientização! parabéns pelo post Mi

    ResponderExcluir
  16. Adorei as dicas, vou tentar por em prática aqui em casa por que tenho uma certa dificuldade em fazer o Luan comer legumes.
    Blog maternidade sem frescura

    ResponderExcluir
  17. Adorei o texto Mi e as dicas, por aqui procuro sempre dar alimentos saudáveis, uma vez na semana comemos alguma besteira.
    Bjs
    Mari
    Vamosmamaes.blogspot. com.br

    ResponderExcluir
  18. Desde de pequeno devemos começar o hábito de uma alimentação saudável ;)

    ResponderExcluir

Custom Post Signature

Custom Post  Signature