Encontro TetraPak

💙
02 setembro 2015

Protege o que é bom

Encontro Tetra Pak

Na última quinta-feita, fomos no #EncontroTetraPak para conhecermos mais sobre os sucos de caixinhas, e como mãe sabemos o quanto é polêmico esse assunto Suco Natural x Suco de Caixinhas.
Nem sempre conseguimos fazer que nossos filhos (nem nós mesmas) comer a quantidade de frutas, a Organização Mundial da Saúde informa que é adequado o consumo mínimo de 400 gramas por dia de frutas, legumes e verduras, o equivale a cinco porções diárias (que se for parar para pensar até que não é difícil né), já a Pirâmide Alimentar para a População Brasileira, desenvolvida em parceria com o Ministério da Saúde, diz que o ideal seja o consumo diário sendo três porções de frutas e três porcões de verduras e legumes para um adulto saudável (essa proporção acaba ficando até mais fácil, é só nos adequarmos e planejarmos para incluir nas nossas refeições).
Segundo a Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas mostrou que apenas um quarto da população brasileira (24,1%) consome a quantidade de frutas e hortaliças recomendada pela OMS.
Vamos algumas informações passada para nós blogueiras presentes nesse bate-papo:



Mito ou Verdade?
Sucos industrializados possuem maiores teores de açúcar do que suco in natura?
MITO ... Do mesmo modo que o suco de fruta in natura sem açúcar, o suco de fruta 100% (não adoçado) e o suco de fruta 100% integral não são adicionados de açúcares em sua formulação, sendo que todos os sacarídeos presentes são aqueles encontrados na própria fruta!

Falando em açúcar, olhem que legal essa informação

"A questão da quantidade ideal de consumo de açúcar, na verdade depende da criança, sua constituição, estatura mais alta, mais baixa, mais forte, menos forte."

Por exemplo, temos a referência/recomendação da OMS, que é 10% das calorias mínimas diárias poderem vir do açúcar. Então, um adulto, que tem uma recomendação de consumo de 2 mil calorias por dia, 200 poderiam vir do açúcar.

Quais as recomendações nutricionais das crianças:
  • Para crianças de 1 a 3 anos
    • 1300 kcal 100%
    • 10%= 130 Kcal= 32,5 g açúcar ( 6,5 colheres de chá de açúcar)
  • Para crianças de 4 a 6 anos
    • 1800 kcal 100%
    • 10%= 180 Kcal= 45 g açúcar (9 colheres de chá de açúcar) 
  • Para crianças de 7 a 10 anos
    • 2000 kcal 100%
    • 10%= 200 Kcal = 50 g açúcar (10 colheres de chá de açúcar)

Abaixo temos algumas combinações nutritivas para café da manhã  e opções de lanche (lancheira das crianças, trabalho, academia)

Opção de Café da Manhã
Opção Café da Manhã
Opção de Lanche
Opção de Lanche

Conhecendo a Tecnologia.

As frutas são manuseadas por muitas pessoas do trajeto entre o pomar e a mesa do consumidor, e em cada passo envolve um risco. Por questões financeiras e de segurança, a maioria dos países aplica padrões, leis e controles de precaução sobre tudo que é relacionado à produção comercial de sucos em grande escala,
A qualidade do suco precisa ser conservada, e a tecnologia torna possível processar, concentrar, aquecer, resfriar e também preservar a qualidade do suco da fruta.
Benefícios da embalagem Tetra Pak
As características naturais das frutas, assim como ela é tratada depois da colheita afetam a qualidade do produto final: o suco, assim como a temperatura de armazenamento, luz e oxigênio são os principais fatores que podem afetar a qualidade do suco.
Como em todo produto fresco, no suco, existem micro-organismos que podem destruir o produto, se eles crescerem sem ser controlados, as bactérias patogênicas podem tornar o produto prejudicial a saúde, um risco maior quando se trata de um suco espremido não pasteurizados, por
isso a pasteurização reduz esse risco, além disso, é importante a inspeção de qualidade para verificar as propriedades e o estado microbiológico do suco, por isso amostras e análises são realizadas para garantir a alta qualidade do suco.
Para isso ocorrer existe o tratamento térmico e envase asséptico, que trata-se de uma tecnologia que submete o produto ao aquecimento por um tempo curto, inativando os micro-organismos indesejáveis.
Essa tecnologia asséptica é utilizada nas embalagens longa vida, que são formadas por 6 camadas de materiais, criando uma barreira protetora que impede a entrada da luz, água, ar e micro-organismos. A embalagem possui uma barreira de oxigênio e aroma que determina o prazo de validade do produto, pois deve evitar que o oxigênio penetre na embalagem e que o aroma e sabor do produto escape, quanto mais longo for o prazo de validade, mais importante é a embalagem.
O suco mantido em refrigeradores normalmente não é envasado assepticamente.

O mercado brasileiro de bebidas a base de fruta industrializada vem crescendo muito rápido, e dentre essas opções , estão em destaque os SUCOS 100%, néctares e refrescos. e a diferença entre eles está como são processados e os ingredientes contidos em cada tipo, e para conhecermos melhores vou colocar aqui para vocês:


  • SUCO CASEIRO IN NATURA:

É a bebida obtida por meio da extração caseira do sumo de frutas ou vegetais maduros, elaborado com 100% da fruta.
Obs.: Caso seja diluído, recebe a denominação de refresco caseiro.


  • SUCO 100% E 100% INTEGRAL:
É  bebida não concentrada e não diluída, obtida a partir da fruta madura, que contém apenas ingredientes naturais presentes na fruta ou vegetais.
O suco não pode ter substâncias adicionadas à fruta, como aromas e corantes artificiais.
O SUCO 100% INTEGRAL é aquele sem adição de açúcares e na sua concentração natural
Obs.: O açúcar pode ser adicionado apenas no denominado SUCO 100% e na quantidade estipulada pela lei para cada tipo de suco, recebendo o produto a denominação de "suco adoçado".

  • NÉCTAR:
É a bebida obtida a partir da mistura do suco ou parte comestível do vegetal, com água e frequentemente com açúcar, podendo ser gaseificada. O néctar pode conter adoçantes, corantes, conservantes e aditivos. Esse tipo de produto possui menor quantidade de suco natural do que o SUCO 100%.
Obs.: Segundo a IN 42/2013, produtos produzidos a partir de 31/01/2015, devem conter um mínimo de 40% em volume de suco de fruta, já para 2016 esse valor aumentará para 50%.

  • REFRESCO:
É a bebida feita a partir de frutas e vegetais, obtida pela diluição em água potável do suco suco de fruta, polpa ou extrato vegetal de sua origem, podendo ou não ter açúcares. Esse tipo de bebida costuma ter uma maior quantidade de aditivos. A quantidade de suco natural que deve estar presente pode variar de 5-30% em volume.
Obs.: Dentro dessa categoria existe o "Preparado sólido para refresco", também conhecido como suco em pó, este produto à base de suco ou extrato vegetal e açúcares, destinado à elaboração de bebida para o consumo, após a sua diluição em água potável, e pode não conter a matéria-prima de origem vegetal.

Além de termos acesso a essas informações, foi dia também de desvirtualizar amizades, foi dia de conhecer Elaine do blog Mãe de Moleque e a Adriana Rosa do blog Mamães, Facilidades e Dicas.


Encontro Tetra Pak





Beijos Mi Gobbato !!!








7 comentários on "Encontro TetraPak"
  1. Oi Mi, muito bacana esses encontros, aprender, conhcer mais sobre o assunto, e encontrar as amigas é sempre bom.
    Futas o Vitor gosta, suco ele ainda toma e gosta da laranja lima, mas legumes ainda é complicado...
    Bjs
    Ju

    ResponderExcluir
  2. Informações valiosas , mãe tem dessas coisas , a gente desconfia as vezes até da sombra.
    Fotos lindas!
    Deve ter sido muito divertido !
    Bjs!!!
    www.bydanidias.com.br

    ResponderExcluir
  3. Primeiro obrigada por compartilhar informações tão preciosas! Ah e o que seria de nós mamães sem a Tetra Pak que deixou nossas vidas muito mais práticas.

    E que encontro hein? Queria ter ido!

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Mi, que informações legais, eu estava mesmo esperando esse post rsrs.. Obrigada por compartilhar!!!!
    Adorei as fotos!!!!
    beijos!
    http://www.mamaeaprendiz.com/

    ResponderExcluir
  5. Super válido esse post, adorei saber sobre a quantidade de frutas e legumes. O evento foi maravilhoso. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas e sugestões de lanches/café da manhã!
    Aqui em casa variamos, as vezes de caixinha, as vezes, o natural...
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Que encontro bom além de muitas informações,
    nos encontramos as amigas,
    que venham muitos mais
    bjs

    ResponderExcluir

Custom Post Signature

Custom Post  Signature