5 brincadeiras com material reciclado para fazer com o seu filho

Sabe aqueles dias chuvosos que seu filho fica entediado e parece que já enjoou de todos os brinquedos existentes? Não se preocupe, pois nem só de videogame e televisão vivem as crianças. Que tal inventar brincadeiras com material reciclado, que ajudam no desenvolvimento da criança e ainda por cima representam a oportunidade perfeita para você passar mais tempo com o seu filho?  

Usar material reciclado e alguns outros itens que você provavelmente já tem em casa não é difícil. 
Veja aqui algumas ideias de brincadeiras para inventar e mudar a rotina:

1 – Use as caixas de cereais para fazer brinquedos diferentes

As caixas de cereais são feitas de um papel firme semelhante à cartolina e substituem este material facilmente para montar brinquedos. Pode ser um computador de mentirinha, móveis para a casinha de bonecas ou um quebra-cabeças. Desenhe quadrados na parte de trás do papel e recorte. Se a criança for maiorzinha, é só desenhar quadrados menores com cantos arredondados, zig-zags e outras formas de encaixe.


2 – Jogue boliche com garrafas pet

Separe no mínimo 6 garrafas pet vazias. Marque a pista de boliche no chão com fita adesiva colorida ou fita crepe. Faça também um “X” para marcar o lugar de cada garrafa. A bola pode ser uma bolinha de tênis ou feita com meia ou jornal amassado. As crianças pequenas vão adorar simplesmente jogar a bolinha e poder derrubar alguma coisa dentro de casa. Os maiorzinhos podem marcar o placar, contando quantas garrafas derrubaram.

3 – Guarde a sobra de copos descartáveis da festinha para inventar vários tipos de jogos

Copos descartáveis são levinhos e fáceis de empilhar, ainda mais se forem de papel. Desenvolvem a coordenação motora e os movimentos mais refinados. Depois de empilhar também dá pra brincar de quem derruba mais copos com uma bolinha, semelhante ao boliche. Mude a brincadeira estimulando o seu filho a pegar a bolinha que você jogar, usando o copo como recipiente. Troque de lugar e deixe ele jogar para que você tente pegar a bolinha com o copo. Por fim, com um cabo de vassoura é possível tentar a acertar a bolinha em copos deitados, simulando um jogo de golfe.

4 – Brinque de basquete com bolas de jornal ou revistas velhas

Junte jornal ou revistas velhas e ajude o seu filho a fazer várias bolas de papel. Se ele estiver aprendendo a contar, é a oportunidade perfeita para estimular o raciocínio numérico.  Marque no chão com um tapete ou fita adesiva, o lugar de onde ele deve arremessar as bolinhas. O alvo pode ser um balde grande ou cesto de roupa. Vocês podem competir um contra o outro e ele pode contar quantas bolas cada um acerta.

5 – Caixas de papelão viram os brinquedos mais incríveis

Se as crianças forem pequenas e as caixas de papelão grandes, elas podem virar casas e castelos com apenas alguns traços de caneta e recortes para fazer as janelas. Se quiser fazer algo diferente, junte pequenos brinquedos como carrinhos, bolinhas ou bonecos e esconda em jornais, revistas, caixas pequenas, embalagens de cereais, biscoitos. Jogue tudo dentro de uma grande caixa de papelão e peça para o filhote achar os brinquedos. Se ele puder entrar na caixa, melhor ainda. 
Lembre-se apenas de escolher um número fixo de brinquedos e anotar, para não perder nenhum.

Foto: Oleg

Pronto. Agora que você já tem 5 ideias de brincadeiras usando materiais reciclados, com certeza a criançada vai ficar feliz e muitas outras ideias surgirão. Solte a criatividade!
Você não precisa se preocupar com gastos e nem como limpar a casa depois da bagunça, porque é só juntar tudo e levar para o lixo reciclável.


E vocês, tem alguma ideia de brincadeiras usando material reciclado? 
Já fizeram alguma brincadeira que as crianças gostaram? 
Contem pra gente!

Beijos Mi Gobbato !!!


Comentários
0 Comentários

Deixe um comentário