Crianças devem comer carne vermelha 3 vezes por semana ...

💙
28 abril 2014
A alimentação desempenha um papel fundamental no desenvolvimento muscular, esquelético e endócrino de crianças e adolescentes. E a carne bovina precisa integrar o cardápio deles, já que é uma importante fonte de vitaminas do complexo B, zinco, ferro e proteínas, que atuam no crescimento de músculos, órgãos e tecidos em geral.

Combate a anemia

“A carne bovina é uma grande aliada no combate à anemia – que ocorre devido à grande demanda de ferro pelo organismo e ingestão deficiente do mineral”, explica a nutricionista e consultora Flávia Vosqui. 
“Ela possui ferro orgânico, chamado de ferro heme, que é melhor absorvido pelo corpo humano, comparando-se com esse mineral presente em alimentos de origem vegetal, como as nozes, castanhas, grãos.”


Absorção de ferro

Para que o ferro seja melhor absorvido, há uma dica fundamental: no final das refeições com carne vermelha, ofereça uma fruta com vitamina C (laranja, limão, acerola, entre outros). Evite o suco, pois o líquido retarda a digestão. “Quando a vitamina C está presente, só traz benefícios, já que os nutrientes da carne apresentam melhor absorção”, explica a nutricionista.

Consumir em dias alternados

Pelo menos três vezes por semana, inclua carne bovina no cardápio de crianças e adolescentes, com bifes em torno de 80 a 100 gramas. 
“Dê preferência à alcatra, filé mignon, lagarto, patinho e coxão mole. A picanha, a bisteca e a costela, que são mais gordurosas, devem ser consumidas esporadicamente”, argumenta a especialista.
Prepare a carne grelhada, assada e, principalmente, cozida, que garante a melhor absorção dos nutrientes, como o ferro e o zinco. E evite servi-la no jantar. “A noite, o organismo funciona mais lentamente, a digestão é dificultada, assim como o sono. O melhor é que a carne seja ingerida no almoço”, orienta Flávia Vosqui.
Nos outros dias da semana, substitua a carne vermelha por frango, peixe, vísceras ou ovo, mesmo que esses alimentos não contenham a concentração de ferro orgânico. 
Assim, a refeição sai da monotonia e agrega diferentes valores nutricionais ao organismo.


Beijos Mi Gobbato!!!


Um comentário on "Crianças devem comer carne vermelha 3 vezes por semana ..."
  1. Alimentação balanceada é a melhor escolha né Mãezinha ?! Temos que ter bom senso com nossos pequenos!
    Beijos, Nana ღ
    Nana Pinho em Cores
    Padrinhos de uma Flor
    Sorteio Adesivos da Copa

    ResponderExcluir

Custom Post Signature

Custom Post  Signature