Nutrição e o Desenvolvimento Infantil

💙
09 setembro 2021


Como a nutrição pode impactar os marcos do desenvolvimento infantil


Balbuciar palavras, dar os primeiros passos e desenvolver outras ações logo nos primeiros anos de vida da criança pode ter relação com a alimentação

Acompanhar o desenvolvimento das crianças em seus primeiros anos de vida é fundamental, pois a partir deste acompanhamento também pode-se identificar possíveis dificuldades e tratá-las adequadamente. Sorrir para pessoas, balbuciar palavras e conseguir sentar-se são alguns dos marcos que demonstram a evolução física, emocional e cognitiva dos pequenos. 

A alimentação da criança entra como parte crucial nesta fase de crescimento acelerado. Aquela emoção que a mãe, pai ou cuidadores sentem ao ouvir a primeira palavra, ver o primeiro passo, pode dizer muito sobre a saúde e nutrição da criança, e cada ação representa um marco nesta fase de desenvolvimento.

☆ Próximo aos 12 meses: nesta fase a criança provavelmente já começou a tentar levantar-se e dar os primeiros passos com bastante ajuda.

☆ De 1 a 2 anos de idade: este período é marcado pelos primeiros passos que a criança realiza sozinha, sem apoio. A formação de frases e repetição de palavras também se faz mais presente nesta etapa.
 
☆ 3 anos ou mais: é neste momento que o cérebro está praticamente formado.As atividades aqui são um pouco mais desenvolvidas, como ajudar a guardar os brinquedos, correr com facilidade e inclusive se comunicar e interagir com outras crianças.

Todos esses marcos são mais facilmente atingidos quando a criança está em um processo de crescimento saudável, o que em grande parte está associado a ingestão adequada de alimentos que contenham os nutrientes e vitaminas necessários para cada fase da vida. A nutrição adequada, auxilia no desenvolvimento cognitivo, físico e emocional das crianças. 

Até os 6 primeiros meses, somente o leite materno é suficiente para garantir a nutrição do bebê. Após esse período, é necessária a introdução de outros tipos de alimentos para complementar o aporte de nutrientes necessários à fase de intenso desenvolvimento. 
Ao contrário do que muitos pensam, o leite de vaca não é o mais recomendado para as crianças entre 1 e 3 anos, devido à sua alta taxa de sódio, aos altos teores proteicos e os baixos teores de ferro, o que pode resultar em anemia.
Esses fatores podem afetar diretamente todos os marcos importantes que a criança deve viver e criar durante este período, pois todo aprendizado e cognição também estão relacionados com a dosagem adequada de vitaminas e minerais.
Por isso, além dos estímulos externos, a nutrição adequada também irá auxiliar para que as crianças deem seus primeiros passos, ganhem mais firmeza ao sentar, reconheçam o ambiente à sua volta e atinjam outros marcos do desenvolvimento esperados para essa faixa etária.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) a partir do 1º ano de vida, na impossibilidade do aleitamento materno, as fórmulas infantis podem entrar em cena atuando como uma ferramenta de suporte para compensar eventuais deficiências nutricionais comuns à faixa etária, decorrentes de uma possível alimentação inadequada. Para isso, o mercado conta com diversos tipos de fórmulas, classificadas por faixa etária e finalidades nutricionais específicas.

Para contribuir com a nutrição adequada na primeira infância, a divisão de Nutrição da Reckitt lançou recentemente o Enfanutri Pro Evolut, uma fórmula infantil de seguimento que combina DHA, ARA, Prebióticos e outros nutrientes adequados para o crescimento e o desenvolvimento das crianças a partir de 1 ano.

Enfanutri Pro Evolut pode ser encontrado nas grandes redes de farmácia do Brasil, nos principais varejistas online e no site da própria empresa: NutriMaisVida

MINISTÉRIO DA SAÚDE INFORMA: O ALEITAMENTO EVITA INFECÇÕES E  ALERGIAS E É RECOMENDADO ATÉ OS 2 (DOIS) ANOS DE IDADE OU MAIS




DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI!
Postar um comentário

Custom Post Signature

Custom Post  Signature