Diferença entre Leite de Vaca e Fórmula

💙
08 setembro 2021

Entenda a diferença entre o leite de vaca e a fórmula infantil nos primeiros anos de vida da criança


Cerca de 80% do cérebro é formado logo nos 3 primeiros anos. Saber o que cada leite fornece é fundamental para o desenvolvimento da criança
A alimentação nos primeiros anos de vida de uma criança é determinante para o desenvolvimento cognitivo e estrutural. O leite materno, primeiro e principal alimento que a criança recebe, exerce um papel fundamental para que ela cresça de forma saudável.

Até os 6 primeiros meses, somente o leite materno é suficiente para garantir a nutrição do bebê. Após esse período, é necessária a introdução de outros tipos de alimentos para complementar o aporte de nutrientes necessários à fase de intenso desenvolvimento.
Desde cedo é fundamental oferecer alimentos com alta densidade nutricional, para cada estágio do desenvolvimento infantil, como frutas e legumes, nas diferentes apresentações e modos de preparo, a fim de contribuir para uma nutrição adequada e estabelecimento de hábitos alimentares saudáveis.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o aleitamento materno é recomendado até 2 anos de idade ou mais.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) a partir do 1º ano de vida, na impossibilidade do aleitamento materno, as fórmulas infantis podem entrar em cena atuando como uma ferramenta de suporte para compensar eventuais deficiências nutricionais comuns à faixa etária, decorrentes de uma possível alimentação inadequada. Para isso, o mercado conta com diversos tipos de fórmulas, classificadas por faixa etária e finalidades nutricionais específicas.

Entretanto, de acordo com dados do Jornal de Pediatria, 62,4% das crianças de até 6 meses tomam leite de vaca - aquele que encontramos no mercado como tipo A, UHT, leite em pó e in natura. O número sobe para 75% entre as crianças de 6 a 12 meses e 80% após o primeiro ano. Um dos principais motivos do alto consumo é devido ao preço ser menor, se comparado com outras opções do mercado. Mas o que poucos sabem é que esse tipo de leite possui uma série de inadequações para a nutrição da criança até 3 anos, dentre elas, um alto teor de proteínas que podem impactar negativamente a saúde futura, podendo até mesmo levar a um quadro de obesidade e síndrome metabólica (fatores de risco que aumentam as chances de desenvolver doenças cardíacas, derrames e diabetes).

Se por um lado há o excesso de proteínas, por outro há a falta de vitaminas específicas e gorduras essenciais, como o DHA. Além disso, também devido à baixa quantidade dos minerais ferro e zinco, a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda não introduzir o leite de vaca antes dos 2 anos de idade.

De acordo com a Gerente de Assuntos Médicos da Reckitt Nutrition, Tábata Gadotti, as fórmulas infantis de primeira infância são especificamente desenhadas para atender às necessidades das crianças a partir de 1 ano e podem contribuir para o crescimento e desenvolvimento ao fornecer nutrientes em quantidades adequadas para a faixa etária.

"No leite de vaca há o excesso de gordura saturada, sódio, e potássio, enquanto nas fórmulas infantis é feito um ajuste nesta composição, adicionando ferro, zinco, vitaminas D, E e C em quantidades adequadas para a faixa etária, além de outros nutrientes essenciais como o DHA e ARA em suas devidas proporções", afirma Tábata.
A tabela a seguir demonstra as quantidades de cada nutriente no leite de vaca e nas fórmulas.

Características das fórmulas infantis e leite de vaca para crianças




Tabela adaptada da Sociedade Brasileira de Pediatria, 2018. Manual de Alimentação: orientações para alimentação do lactente ao adolescente, na escola, na gestante, na prevenção de doenças e segurança alimentar / Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento Científico de Nutrologia. - 4ª. ed. - São Paulo: SBP, 2018

A pediatra consultora Dra. Márcia Pahl explica que há um crescimento intenso no cérebro logo nos primeiros 1.000 dias de vida (da gestação ao fim do 2º ano de idade). "Só em peso, ele aumenta 300%, e aos 3 anos, o cérebro terá entre 80% a 85% do tamanho que ele vai atingir na idade adulta. Por isso, é fundamental fornecer nutrientes da melhor qualidade para que o cérebro desenvolva o máximo do seu potencial", explica.

Para contribuir com a nutrição adequada na primeira infância, a divisão de Nutrição da Reckitt lançou recentemente o Enfanutri Pro Evolut, uma fórmula infantil de seguimento que combina DHA, ARA, Prebióticos e outros nutrientes adequados para o crescimento e o desenvolvimento das crianças a partir de 1 ano.

Enfanutri Pro Evolut pode ser encontrado nas grandes redes de farmácia do Brasil, nos principais varejistas online e no site da própria empresa: NutriMaisVida .
O MINISTÉRIO DA SAÚDE INFORMA: O ALEITAMENTO EVITA INFECÇÕES E ALERGIAS E É RECOMENDADO ATÉ OS 2 (DOIS) ANOS DE IDADE OU MAIS.
O MINISTÉRIO DA SAÚDE INFORMA: O ALEITAMENTO EVITA INFECÇÕES E ALERGIAS E É RECOMENDADO ATÉ OS 2 (DOIS) ANOS DE IDADE OU MAIS.


NÃO CONTÉM GLÚTEN. Consulte sempre seu médico e/ou nutricionista.

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI!
Postar um comentário

Custom Post Signature

Custom Post  Signature