Vacina HPV

💙
23 abril 2021

 


Vacinação é a melhor forma de prevenir doenças


Até um tempo atrás escutavamos muito nas vacinas de HPV sendo aplicadas em mulheres, mas depois que nos tornamos mães,  principalmente de menino vemos que muitas coisas não são tão faladas ou divulgadas. 


Você sabia que meninos também tomam a vacina do HPV?

Sim eles tomam, e fiquei sabendo ano passado através do pediatra, que perto do Gui completar 11 anos o mesmo me orientou a dar, pois o Papiloma Vírus é um dos responsáveis pelas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) mais comuns do mundo e que nos homens costumam provocar lesões como:

  • Verrugas genitais e infecções que atingem a pele do pênis ou ânus e as partes em torno dele;
  • Alterações pré-cancerígenas, que podem acarretar em alguns tipos de câncer, como: câncer no pênis, no ânus, na boca, na garganta, nos pés e nas mãos.

E como mãe,  acho super importante compartilhar com vocês informações, principalmente ao que está ligado à saúde dos nossos filhos, e a Dra. Julia Barbi Melim Marques - Ginecologista e Obstetra (CRM/SP 178625 RQE 77019) e membro da Doctoralia a meu convite respondeu algumas dúvidas que eu tinha sobre a importância,  quem poderia tomar, se tem alguma contraindicação.... Confere abaixo:


Qual a importância da vacina do HPV? 
O papilomavírus humano (HPV) é responsável por praticamente todos os casos de câncer de colo do útero no mundo. Vacinando-se contra o HPV, podemos prevenir a contaminação entre os tipos oncogênicos de HPV, diminuindo assim a incidência de câncer de colo do útero, bem como vulva, vagina, ânus e orofaringe.

A vacina pode ser dada tanto pelo SUS quanto particular? Há alguma diferença em relação a quantidade de aplicação e idade a ser tomada?  

Meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos podem tomar a vacina gratuitamente no SUS. Outros grupos etários podem dispor das vacinas em serviços privados, se indicado por seus médicos. 

Para meninas e meninos, a idade recomendada é entre 9 e 14 anos, certo? Se não tomar nesse período, a eficácia de proteção é mesma? 
Ambas as vacinas possuem maior indicação para meninas e meninos que ainda não iniciaram a vida sexual, uma vez que apresentam maior eficácia na proteção de indivíduos não expostos aos tipos virais presentes nas vacinas. Portanto, se tomar após o início da vida sexual, a eficácia diminui, mas pode, sim, ser tomada. 

Adultos podem tomar também, caso não tenham tomado na infância? Se sim, em qualquer idade? 
Sim! De acordo com o registro na Anvisa, a vacina quadrivalente é aprovada para mulheres entre 9 e 45 anos e homens entre 9 e 26 anos, e a vacina bivalente para mulheres entre 10 e 25 anos. 

No momento, as clínicas não estão autorizadas a aplicar as vacinas em faixas etárias diferentes às estabelecidas pela Anvisa. 

Há alguma contraindicação? 

A vacina está contraindicada para gestantes, indivíduos acometidos por doenças agudas e com hipersensibilidade aos componentes (princípios ativos ou excipientes) de imunobiológicos. 

Se a pessoa faz tratamento ou já teve infecção pelo HPV, pode se vacinar? 

Sim, pode se vacinar.


Lembrando:
É necessário tomar duas doses para completar a proteção, sendo que a segunda, deverá ser administrada seis meses depois da primeira. E que mesmo tomando a vacina é imprescindível o uso da camisinha para manter a prevenção contra outras doenças transmitidas por via sexual, como HIV, sífilis, hepatite B, etc.
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI!
Postar um comentário

Custom Post Signature

Custom Post  Signature