6 benefícios de ter um animal de estimação!

💙
15 abril 2021


Você conhece os benefícios de ter animais de estimação para o desenvolvimento infantil? 



Se a resposta for não, não se preocupe!
Nesse post trago para você o que um pet contribui no aprendizado e bem estar das crianças.

Confira:

1. Ensina sobre responsabilidade
Ao ter um cachorro, peixe, gato, ave ou roedor em casa, as crianças têm a oportunidade de entender mais não só sobre o mundo animal, mas também, sobre os cuidados com outra vida. Isso porque elas passam a ver e a assumir tarefas que envolvem desde alimentar, dar banho banhar até tratar do pet quando ele está doente.
Com isso a capacidade cognitiva delas (que tem a ver com o ganho e o processamento dos novos conhecimentos) está se desenvolvendo e ampliando. Isso será muito importante para a compreensão de regras e normas em casa, na escola e em outros ambientes.

2. Diminui o estresse da criança
Se os pequenos andam estressados (afinal, nesse tempo em que estamos vivendo, eles também são afetados, ficando agitados e irritados) os animais de estimação podem ser grandes aliados para resolver esse problema.
A razão disso é simples: o contato com os bichos, especialmente, depois de um dia cansativo e puxado na escola, ajuda as crianças a relaxar, a aliviar a tensão física e psicológica e a ter momentos de descontração. Com isso, os hormônios responsáveis pelo estresse e também pela ansiedade diminuem no organismo  não causam complicações na saúde delas.

3. Faz companhia e brinca junto
O animal de estimação se torna uma companhia agradável e bem-vinda nos mais diferentes períodos do dia. Isso é ótimo porque, mesmo quando não há a presença de um adulto por perto, as crianças não se sentem sós,  pois o animal estará por perto, pronto para ouvir o que elas têm a dizer e embarcar no mundo de imaginação e faz de conta que a molecada cria para se divertirem juntos (ajudando assim, as passarem mais tempo em atividades offline).
Para companhia os cachorros e gatos são os mais indicados, pois adoram essa interação , são bichos bastante sociáveis e que gostam de acompanhar os donos para cima e para baixo. Portanto, já dá para imaginar que eles vão se divertir (e muito) nas mais diferentes brincadeiras, como esconde-esconde e corrida.

4. Incentiva a prática de atividades físicas
Ter animais de estimação podemos aumentar a prática de atividades físicas na rotina das crianças, pois com o pet eles irão explorar os diferentes locais da casa e passear (principalmente, no caso dos cachorros). Tudo isso, todos os dias!
Portanto, mantém as crianças em constantemente movimento é ótimo para o seu crescimento. Afinal de contas, a musculatura se desenvolve, os ossos ficam mais fortes e resistentes e a coordenação motora fica melhor.

5. Ajuda no desenvolvimento do afeto
O convívio com os pets também é produtivo porque permite que as crianças consigam se expressar melhor, falar sobre os próprios sentimentos e desenvolver uma maior capacidade afetiva pelo próximo. É por isso que vemos com frequência os pequenos abraçando, querendo fazer carinho ou deitar com os amigos peludos.

6. Desenvolve a empatia
A construção e o aumento da empatia é um dos benefícios de ter animais de estimação. Ou seja, a capacidade de entender o mundo da forma como outros o percebem e de se colocar no lugar tanto de pessoas quanto de animais.
Essa é uma característica muito importante e que só é desenvolvida assim: na prática. Por isso, o contato diário com um pet é tão positivo, pois as crianças exercitam constantemente a vontade de ajudar, de cuidar e de proteger quem é mais indefeso e precisa de uma atenção especial, e com isso crescem e se tornam adultos que aprendem a entender e a lidar melhor com as diferenças.

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI!
Postar um comentário

Custom Post Signature

Custom Post  Signature