Medicina funcional une tratamento personalizado e vida saudável

💙
12 dezembro 2018

Nova vertente da medicina busca qualidade de vida ao reverter doenças crônicas e trabalhar na prevenção de outras enfermidades


Apesar de pouco falada no ocidente, a medicina funcional é capaz de reverter ou prevenir doenças ao tratar o paciente como um todo, um sistema integrado e não diferentes órgãos independentes. Ao contrário da medicina convencional, que busca o diagnóstico específico e lida com os sintomas apenas neste nível, a medicina funcional visa encontrar o que está acontecendo de errado no organismo do paciente, que ocasiona um desequilíbrio e que poderá resultar em doença.

Noites de sono mal dormidas, cansaço, queda dos cabelos, indisposição, memória fraca , intestino preso e alterações repentinas no peso são alguns dos principais sinais que o corpo demonstra quando algo não está certo. As causas podem ser diversas, como falta de nutrientes e irregularidades hormonais e a medicina funcional irá reconhecer o que está errado ao identificar padrões e avaliar atentamente o histórico do paciente. “A partir de um atendimento personalizado, montamos o plano alimentar e o de atividades físicas específicas para cada paciente. É importante ressaltar que a saúde dos indivíduos não segue um padrão e o que pode fazer bem para uma pessoa, não necessariamente faz para outra. Logo, montamos um planejamento único para cada paciente”, explica a Dra Cintia Rios.

Formada em medicina e especialista em cirurgia plástica há duas décadas, a Dra Cintia vem se aprofundando no estudo da longevidade há cerca de cinco anos, quando se deparou com o estado de saúde de sua mãe, que na época estava internada por causa da diabetes. Motivada a proporcionar qualidade de vida para a mãe e todos ao seu redor, a especialista buscou na medicina funcional outras possibilidades para ajudá-la. A mudança era nítida: de internações hospitalares e complicações da doença, hoje em dia a paciente tem o quadro da diabetes revertido e pratica exercícios diariamente.

Desde o resultado positivo com sua mãe, Dra. Cintia não parou mais de estudar e buscar conhecimento sobre essa área da profissão. A medicina funcional é uma evolução da convencional e é essencial para evitar as doenças crônicas que as mudanças do século 21 trouxeram para a sociedade. “Podemos identificar três pilares para a longevidade: uma alimentação adequada, uma rotina de atividades físicas e uma fonte de relaxamento. As três se complementam e resultam no equilíbrio ideal do ser humano”.

Para alcançar o objetivo final do paciente da forma mais completa possível, a Dra. une a cirurgia plástica, sua especialidade, junto do seu conhecimento sobre o estudo da longevidade. Ao juntar as duas áreas da medicina, a médica é capaz de melhorar a autoestima do paciente com os tratamentos estéticos, ao mesmo tempo em que proporciona uma vida saudável e equilibrada. O que fisicamente não é possível tratar através da funcional, ela corrige através de procedimentos, mas sempre visando a qualidade de vida em primeiro lugar.

De acordo com a Dra, não há uma idade indicada para iniciar o tratamento, mas o seu público maior são mulheres a partir dos 40 anos , que em sua maioria buscam ajuda para envelhecer de forma saudável, diminuindo os sintomas da menopausa e corrigindo imperfeições estéticas que as incomodem.

Sobre Cintia Rios Camilo
Cintia Rios Camilo se formou na Escola de Medicina e Saúde Pública da Bahia, fez sua primeira Residência médica pela Faculdade de Medicina de Jundiaí e a segunda Residência médica no Hospital Ipiranga. Além disso, a Dra é especialista em Cirurgia Geral pelo ministério de Educação e Cultura e especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.

Além de atuar como cirurgiã plástica por duas décadas, nos últimos cinco anos a Dra vem se aprofundando em uma outra vertente da profissão, a medicina funcional. A possibilidade de reverter casos de doenças graves como a diabetes e a obesidade em estágios avançados ou de proporcionar uma qualidade de vida melhor para as pessoas a sua volta, fizeram com que a médica se interessasse pelo estudo que visa a longevidade saudável em primeiro lugar.

Atualmente, a Dra tem uma clínica em SP, localizada no bairro Jardins, próximo a Avenida Paulista, onde atende seus pacientes junto de outro cirurgião plástico, o Dr Carlos Henrique Camilo. Além dos dois médicos, a clínica conta com um Nutricionista, um Fisioterapeuta e um Farmacêutico, todos comprometidos com a ética, segurança e qualidade, visando o conforto e bem-estar do paciente.

Por fim, a Dra atende também nos hospitais Albert Einstein, no Hospital São Luiz, no Hospital Saint Peter, Hospital Santa Catarina, entre outros.
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI!
Postar um comentário

Custom Post Signature

Custom Post  Signature