Nutricionista traz dicas de alimentação adequada para o carnaval

💙
06 fevereiro 2018


Aposta deve ser em alimentos com baixo teor glicêmico e ricos em micronutrientes

Nesta semana que antecede o carnaval são vários os preparativos para o folião que deseja aproveitar os quatro dias de festa. A alimentação é um dos cuidados para garantir o pique e a hidratação necessária para curtir o período.
A nutricionista Naiara Caramuru sugere: “Tente optar pelos alimentos que ofereçam não só energia, mas também micronutrientes: vitaminas, minerais, eletrólitos. Hoje, quando pensamos em oferecer energia, precisamos nos preocupar na escolha do tipo de alimentos fontes.” Ela faz essa observação já que há 20 anos, por exemplo, falava-se muito que as melhores fontes seriam os alimentos que hoje são quase banidos da prescrição de uma dieta funcional e saudável, como trigo, batatas, cereais e alimentos de alto índice glicêmico. O problema, segundo a especialista é que “além de liberarem muita insulina (causando uma sobrecarga pancreática e aumento de gordura corpórea), há ainda sobrecarga hepática (também em virtude do aumento de frutose).”
Dessa forma a orientação é optar por carboidrato de baixo índice glicêmico como batata-doce, aveia e quinoa. Naiara complementa: “Uma dica interessante é antes da folia, comer um salgado funcional à base de batata-doce ou quem sabe até uma coxinha assada de batata-doce. Pode-se optar por alimentos fontes de energia provenientes de gorduras boas, como abacate e pasta de amendoim.” A nutricionista tem ainda receitas saudáveis e práticas, perfeitas para o carnaval, entre elas o frozen de abacate com hortelã e bolinhas de pasta de amendoim com aveia e cacau.
Outro aspecto importante no carnaval é a hidratação, sendo que Naiara Caramuru sugere á água ou água de coco como principais aliados. Frutas e suco verde também são ótimas opções. No caso desse tipo de suco, o destaque é para o fato de serem revitalizantes e com baixa frutose. A nutricionista tem até uma receita: 1 folha de couve, meio maracujá, 1 limão, água e hortelã. Para não ficar dúvidas, ela ressalta o que evitar: alimentos ricos em gorduras como frituras, carnes gordurosas, embutidos e ricos em açúcares.

DICAS ESPECIAIS – CRIANÇAS E GRÁVIDAS
Para as crianças, uma alimentação adequada para esse carnaval deve conter frutas frescas, biscoitos de polvilho ou de tapioca, além de snacks de vegetais (couve, beterraba, batata-doce), para substituir os tradicionais salgadinhos.
No caso das gestantes, a nutricionista Naiara Caramuru ressalta que elas podem também entrar na folia, apostando em frutas, sucos naturais (maracujá, limão, verde são as sugestões já que não contém grandes quantidades de frutose), castanhas e nozes. A especialista ainda traz uma dica importante: “A água de coco é excelente para gestantes, já que contribui para manutenção de liquido amniótico e tem ação antimicrobiana, além de auxiliar nos famosos enjoos”.
Mais receitas e dicas no blog: www.nutricaoortomolecular.blospot.com

SOBRE NUTRICIONISTA NAIARA CARAMURU
Naiara Caramuru é graduada em Nutrição pela Puc-Campinas há 20 anos. Tem especializações nas áreas de “Nutrição Ortomolecular” pela Fapes e em “Obesidade e Emagrecimento” pela Universidade Veiga de Almeida. Cursa “Fitoterapia voltada à Estética e Atividade Física”, além de ser técnica em “Neurometria Funcional.”
Atualmente atende em Campinas: Clínicas (Rua Frei Antônio de Pádua, 1139 Jardim Guanabara).

3 comentários on "Nutricionista traz dicas de alimentação adequada para o carnaval"
  1. Excelente Mi, de olho nas gravidinhas e nas crianças!

    ResponderExcluir
  2. Nesse calor, a melhor coisa são comidinhas leves mesmo! Sempre tenho algo prático na bolsa!

    ResponderExcluir
  3. Oi Mi
    Adorei as dicas da Naiara! Servem para todos nós, ainda mais com este calor!
    Vou passar lá no blog dela para conferir mais dicas boas como estas
    Muito bacana seu post!
    Bjs

    ResponderExcluir

Custom Post Signature

Custom Post  Signature