A escolha da Maternidade

💙
27 junho 2017
Hospital e Maternidade

O que levar em consideração !!!


Durante a gravidez, temos mil coisas a escolher: enxoval, decoração do quarto, o nome. Mas, entre todas essas escolhas, temos uma que é tão importante quanto os itens acima citado, temos que decidir em qual maternidade nosso bebê irá nascer.

Na gravidez do Gui, conversei com meu médico e escutei as sugestões dele e dei a minha, que na época era uma unidade nova do Hospital São Luiz, e iriamos fazer nela, no dia que entrei em trabalho de parto como tinha últimos exames a serem feitos (sim foi cesárea porém não deu tempo de agendar o Gui escolheu o dia em que nasceria) no Santa Joana, fomos até o Pro Matre, porém não tinha acomodação nem lá, nem no Santa Joana e nem no Santa Catarina (que na época ainda atendia maternidade, e esses três eram as preferências do meu obstetra), devido a isso voltamos para a Zona Leste e fomo para o São Luiz do Anália Franco, queriam me encaminhar para a unidade do Morumbi, mas sem condição de ir para lá as 7 da manhã.
Minha experiencia foi ótima, tive um bom atendimento quando cheguei, durante o parto também, e os dias que ficamos lá também, enfermeiras super delicadas, educadas. Tanto que era a minha opção agora também para ganhar a Mari, porém, tive um atendimento não muito agradável no Pronto Atendimento a Mulher e decidi mudar, mesmo sendo meu médico que fará o meu parto.

Para ajudar você, mamãe de primeira viagem principalmente, preparei esse post com alguns quesitos que acho que devem ser levados em consideração:

Maternidade que plano de saúde cobre

A primeira coisa além de conversar com o médico se você não tem alguma preferência é fazer uma lista de possíveis maternidades e checar se tem cobertura do plano de saúde ou se o orçamento de que se dispõe para pagar, caso o hospital ou a equipe não façam parte da rede credenciada. Se a opção for mesmo o plano de saúde, e se o da grávida tiver cobertura obstétrica, desde que cumprido o período de carência, ele deve oferecer a realização de exames de pré-natal, o parto e o pós-parto sem a cobrança de taxas. O plano também deve garantir assistência ao bebê durante os primeiros 30 dias após o nascimento – é como se ele fizesse parte do seu plano durante esse período. No caso do SUS, a grávida tem direito a realizar todo o pré-natal na Unidade Básica de Saúde do seu bairro. O programa de atendimento à gestante inclui pelo menos seis consultas, os ultrassons solicitados pelo médico - a quantidade e a frequência dependem do risco da gestação - e todos os outros exames solicitados pelo obstetra que a acompanha. A maternidade de referência será indicada pelo próprio especialista na consulta. Em geral, o critério é a localização, ou seja, aquela mais próxima da sua casa.

Converse com o seu médico

Certifique-se de que o obstetra fará o parto pelo seu convênio. 
Acertados os detalhes e custos (caso ele faça seu parto fora do convênio), pergunte quais são as maternidades que ele recomenda. Ele é a melhor pessoa que sabe indicar se o hospital está bem preparado em caso de uma emergência que represente risco para a mãe e para o bebê, pois nós acabamos vendo somente, hotelaria, localização, e como eles costumam circular por diferentes maternidades, sabem identificar quais contam com os aparelhos mais modernos, as equipes mais eficientes, enfim, estão mais preparados a nos auxiliar na parte técnica.

Acesso à maternidade

Principalmente aqui em São Paulo e nas grandes capitais o trânsito costuma ser caótico, ainda mais em horário de pico, por isso as vezes não adianta nos apaixonarmos por uma determinada maternidade se ela ficar do outro lado da cidade. Vale fazer e refazer o caminho algumas vezes, em diferentes horários, traçando rotas alternativas.

Recomendações de outras mães e pais

É sempre válido ter mais de uma opinião de pessoas que já tiveram alguma experiência na maternidade em que você está interessada, ainda mais se for de alguém que têm critérios parecidos com os nossos. 

Agende uma visita

Conhecer presencialmente a maternidade é essencial. Geralmente, as visitas funcionam a partir de horários agendados. Assim, a maternidade consegue designar um profissional para acompanhar os pais em um tour pelas instalações, mostrando a estrutura, as acomodações. Mesmo que você tenha amado a maternidade logo de cara, vale visitar outras também, afinal, a comparação é uma ótima ferramenta de escolha. 

O que observar

Estrutura física, serviços, procedimentos de rotina, tudo isso deve ser apresentado a você durante a visita. Principalmente para as mães que desejam um parto normal, vale se informar sobre a estrutura dos quartos pré-partos que são preparados para esse tipo de parto, elas possuem mais espaço, banheiro com banheira, tudo para fazer o acompanhamento da evolução do parto de uma forma mais humanizada.
13 comentários on "A escolha da Maternidade "
  1. Michele, super dicas, concordo plenamente.. Eu colocaria mais uma dica: Tenha um plano B! Sim, estava com a maternidade reservada mas como vieram antes da hora não tinha vaga e tivemos de ir correndo para outra maternidade!

    ResponderExcluir
  2. Confesso que somos preguiçosos, avaliamos só uma maternidade de acordo com experiências de conhecidos lá, visitamos, achamos bacana e fechamos lá... Ah, a indicação da médica da minha esposa também influenciou bastante.

    ResponderExcluir
  3. Realmente a escolha da maternidade tem que ser criteriosa e feita com antecedência, para o caso de um parto prematuro ou de urgência. Ótimas dicas!

    ResponderExcluir
  4. Uau, que roteiro.
    Como é bom se preparar para a chega dos filhos e, realmente, um é diferente do outro...Concordo em buscar opiniões para decisão...
    Está chegando a hora, mamãe!

    ResponderExcluir
  5. Quando li o título, achei que o post seria sobre a escolha de ser mãe! Hehehe Sobre a maternidade: visitar é fundamental!

    ResponderExcluir
  6. Que assunto legal de ser abordado! Tive o Daniel no Hospital Vitória do Anália Franco/ SP. É uma unidade própria da AMIL e é mega TOP, simplesmente amei, além de ser localizado perto da família materna e paterna do Dani. Foi bom para todos visitarem e fazerem a maior festa na hora do nascimento... ohhh saudade boa!!! bjooo

    ResponderExcluir
  7. Conversei muito com meu médico, vi as opções e fiz minha escolha. Deu super certo. A segurança com a maternidade é tão importante quanto a segurança com o médico. E fazer a visita é fundamental.

    ResponderExcluir
  8. Oi Mi
    Muito bom seu post
    Penso como você, o médico é quem melhor sabe como é maternidade da porta para dentro.
    Nós duas vezes segui a orientação dele
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Eu sempre pensava nas rotas para a maternidade.. heheh
    Adorei as dicas
    bjs
    Lele

    ResponderExcluir
  10. Por aqui escolhi o Pro Matre, agendei visita e fiz exatamente como sugerido no seu post, muito importante estar tudo definido para o grande dia e graças a Deus foi uma escolha perfeita, foi tudo como planejado. Parabéns pelo post, bjokas!

    ResponderExcluir
  11. A escolha da maternidade é muito importante, mas segui minha intuição e foi a melhor escolha com um bom parto.

    @nossasaogemeos
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Eu também quando li o título achei que era sobre escolher ser mãe. É suprimportante a escolha da maternidade. No meu caso também conversei com o médico e levei três pontos em consideração: o plano cobrir, o médico ter ótimo acesso acesso a maternidade, e a questão da UTI. Se fosse uma situação que a mãe, no caso eu, estivesse com mais risco seria o hospital que tem uma UTI melhor para a mãe, se fosse o caso do bebê ter mais risco seria a maternidade onde tem a melhor UTI neonatal. Ainda bem que não tinha risco para nenhum dos dois e fizemos na que era apenas maternidade, pois tem menos risco de infecção hospitalar.
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir
  13. Eu acabei nem escolhendo por falta de opção mesmo. Pelo convênio só tinha um hospital na cidade e se fosse para outra cidade ficava complicado o lance de ir e vir com o marido e as visitadas. Mas acho fundamental a visita prévia e analisar todos os detalhes.

    ResponderExcluir

Custom Post Signature

Custom Post  Signature