Brincadeiras com bola para fazer durante a quarentena

💙
23 março 2020


Referência em produtos esportivos, a Penalty apoia as recomendações das autoridades de saúde e propõe o jogo dentro de casa


Em defesa do poder transformador do esporte e da socialização por meio da prática esportiva, a Penalty entende que é hora de dar uma pausa no jogo. Neste momento de quarentena devido ao combate ao coronavírus (Covid-19), a marca endossa as recomendações das autoridades de saúde e incentiva as famílias a ficarem em casa.

Para tornar a quarentena um momento mais leve e descontraído e ajudar pais e mães a distraírem as crianças, a Penalty sugere cinco brincadeiras com bola para fazer dentro de casa. Confira as dicas e arraste o sofá!


1.    Batata quente
A brincadeira é um clássico, mas pode ser que a turminha nunca tenha experimentado. Sentados em círculo, é só ir passando a bola enquanto alguém de fora da roda, de costas ou com olhos vendados, canta “batata quente, quente, quente... queimou”. Quando a pessoa parar de cantar, quem estiver com a bola perde e será a próxima a cantar “batata quente”. Para ficar mais desafiador, teste aumentar a distância entre os participantes e incluir alguns micos para o “queimado” de cada rodada pagar.

2.    Futebol cego
Forme duplas e amarre a perna direita de um na perna esquerda do outro. Um dos integrantes da dupla deve estar vendando e o outro será o responsável por conduzir a dupla. Improvise um gol com duas cadeiras, poltronas ou até mesmo um par de sapatos. Vence a dupla que conseguir marcar o maior número de gols no tempo estipulado.

3.    Canguru
A brincadeira é uma versão da corrida de saco. A ideia é apostar uma corrida entre os integrantes que devem se locomover pulando com uma bola entre os joelhos. Vence a disputa quem chegar primeiro, sem derrubar a bola. Para dificultar, coloque obstáculos no meio do caminho para os participantes pularem ou faça trajetos não-lineares.

4.    Palavra cruzada
Nesta brincadeira, a ideia é trabalhar o vocabulário da criançada. Faça uma roda e escolha uma letra. O participante que recebe a bola deve dizer uma palavra que comece com a letra escolhida e jogar a bola aleatoriamente para outro integrante. Quem erra, sai da roda. É possível tornar o jogo mais difícil, limitando as palavras a um tema, como em jogo de “stop”. Exemplo: animais com a letra P.

5.    Comando
Escolha uma parede livre, sem quadros ou espelhos pendurados. A ideia é jogar a bola na parede e obedecer a um comando dado pelo organizador. A brincadeira pode ser feita com um participante de cada vez ou todos ao mesmo tempo, dependendo da quantidade de bolas e do espaço disponível. O importante é acertar o comando e não deixar a bola cair. Quem errar, sai da brincadeira ou paga um mico. Sugestões de comandos:
- Palmas: joga a bola na parede, bate palmas e pega a bola de volta, sem deixar cair.
- Agachamento: joga a bola na parede, agacha e pega a bola de volta, sem deixar cair.
- Salto em um pé só: joga a bola na parede, salta em um pé só e pega a bola de volta, sem deixar cair.
- Direita e esquerda: joga a bola na parede com a mão direita e pega com a esquerda, sem deixar cair.
- Pirueta: joga a bola na parede, dá uma pirueta e pega a bola de volta, sem deixar cair.

Acerte na bola!
Para brincar dentro de casa, a Penalty aconselha priorizar bolas menores, como as de iniciação ou minibolas, e bolas de futsal ou campo, que quicam menos, ficando mais fácil de controlar o movimento. Antes de começar as brincadeiras, retire objetos que possam cair e quebrar, como vasos e itens de vidro, porcelana e cerâmica. Arraste móveis e sofás para deixar o ambiente o mais espaçoso possível. A marca sugere que os adultos entrem na brincadeira com as crianças e aproveitem para criar momentos de descontração e se exercitar.

Sobre a Penalty
Especializada em produtos para a prática esportiva, a Penalty® foi criada em 1970 pelo Grupo Cambuci, única multinacional de esportes do Brasil. A marca é a maior fabricante nacional de material esportivo e uma das precursoras do segmento no país. Na década de 1990, a Penalty seguiu com projetos de expansão e anunciou a criação de uma filial na Argentina, a primeira fora do Brasil, consolidando sua presença na América do Sul e no cenário internacional. A Penalty é pioneira no mercado de bolas, sendo a única fabricante brasileira com certificação internacional emitida pelas quatro instituições máximas das principais modalidades com bola: FIFA (futebol e futsal), FIVB (vôlei), FIBA (basquete) e IHF (handebol). 
Site oficial: https://penalty.com.br/.
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI!
Postar um comentário

Custom Post Signature

Custom Post  Signature