Esporte na Infância e Adolescência

💙
16 maio 2019

A pratica de esportes, durante a infância, vai além de ajudar no desenvolvimento do corpo e da mente das crianças, é no esporte que eles vão encontrar muitos incentivos para se socializar, conhecer e conviver com outras crianças, trocar experiências e aprender muito sobre conceitos de honestidade, competitividade, aceitação e tantos outros, como raciocinar, exercitar a memória e a linguagem, compreender situações e estratégias.
A prática pode começar desde cedo, por exemplo, em crianças pequnas podemos inicar a natação que estimula o desenvolvimento neuromotor, fortificação da musculatura, aumento da capacidade cardíaca, além de ajudar crianças com problemas respiratórios. Quando tiver um pouco maior o judô também pode ajudar crianças com pouca massa muscular a fortalecer seu corpo, já futebol ajuda na coordenação motora.

O Gui antes de 1 ano colocamos na natação e fizemos por um período, após entrar na escola ele comecpu a praticar o judo, e quando completou 5 anos colocamos ele no futebol, aonde ele faz até hoje, e além do futebol (que é a paixão dele), esse ano inicou na capoeira, que ajuda nos no  condicionamento cardiovascular e musculoesquelético, autoconfiança e respeito ao próximo

Já na adolescência, foi provado pela ciência os beneficios da musculação, desde que ela seja bem orientada para não causar riscos de lesões, ao contrário, o treinamento de força previne o risco de lesões.

Adolescentes treinados tem resposta motora mais rápida, tendo melhor mecanismos de defesas contra traumas ao praticar atividades recreativas como futebol e basquete.

Além também, que a musculação é uma excelente arma de prevenção contra bullyng e assim melhorando sua auto estima.

Segundo o educador físico e fisiculturista Marcelo Santana, trabalhar com adolescentes requer uma certa responsabilidade pois adolescente não é "mini adulto", por isso alguns cuidados precisam ser tomados como trabalhar sem pressa para evoluir nos treinos, realizar exercicios especificos para correção postural e fortalecimentos.


Já pensou juntar futebol e inglês ?
Uma das melhorias na vida das crianças que praticam futebol é o fato do compartilhamento e coordenação motora. Imagine uma série de jogos e brincadeiras onde as crianças precisam dividir, esperar a sua vez e torcer pelos colegas. Parece óbvio, mas é assim que eles vão aprendendo a compartilhar objetos e momentos, e de forma sadia e leve, como deve ser. Já o idioma entra junto para fazer daquela ocasião algo novo e diferente. No começo os pais podem até achar estranho, mas a didática de unir as duas práticas é envolvente e se torna pouco a pouco natural e repleta de aprendizados para os pequenos.

Little Kickers tem um projeto multidisciplinar aonde muito mais do que aprender o esporte, o local é perfeito para que a criança também aprenda o inglês, tão fundamental nos dias de hoje. Se uma criança aprende muito mais brincando, imagina só enquanto essa brincadeira é um esporte como o futebol? Comenta Michele Pergher, master franqueada da Little Kickers. O sistema de ensino conta com mais de 350 palavras trabalhadas no programa, com foco principal no lado lúdico do ensino, com a metodologia própria play not push™, que foi desenvolvida por especialistas da universidade de Cambridge e da Federação Inglesa de Futebol. 




Fonte: Rede Little Kickers no Brasil e Marcelo Santana (educador físico e fisiculturista)


DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI!
Postar um comentário

Custom Post Signature

Custom Post  Signature