Ingestão inadequada de nutrientes durante a infância pode influenciar toda a vida
Criança que come bem é quase uma raridade para pais e mães acostumados a travar uma verdadeira guerra na hora de alimenta-lo. A ingestão inadequada de nutrientes durante a infância pode influenciar o desenvolvimento físico e intelectual por toda a vida e, apesar de muitas vezes ser considerada normal pelo fato de ser comum, existem diferentes causas para a falta de apetite em crianças. E hoje trago aqui no blog algumas dicas juntamente com Biotonico Fontoura, quais os principais motivos que levam os pequenos a negar com frequência os pratos de comida que lhes são oferecidos, por mais apetitosos que eles pareçam.
É muito importante observar se a falta de apetite é algo persistente ou temporário e relacionado a fatores externos a que a criança está exposta. No caso da falta de apetite persistir por um período mais longo, o mais indicado é procurar um pediatra, que poderá avaliar a necessidade de exames específicos que descartem qualquer tipo de problema.
Alguns fatores como os citados abaixo podem ser os responsáveis por uma falta de apetite pontual e temporária:
- O nascimento e a troca dos dentinhos de leite, já que causam coceira e desconforto na gengiva;
- Resfriados, gripes e infecções respiratórias em geral também tendem a reduzir o apetite e muitas vezes chegam a prejudicar a capacidade da criança sentir o sabor dos alimentos, o que reduz seu interesse por eles;
- Dias muito quentes e com muitas atividades tendem a fazer o apetite desaparecer e a atenção é voltada para as demais interações que ela têm durante o dia;
- A introdução de novos alimentos na dieta da criança também costuma gerar certa resistência e pode fazer com que elas fiquem sem querer comer por algum tempo.
- Entre os três e quatro anos de idade, a velocidade de crescimento da criança diminui e há uma perda natural do apetite, já que há menor demanda por nutrientes. Isso normalmente leva os pais a uma preocupação infundada, uma vez que se trata de um fenômeno absolutamente normal.
Em muitos casos, a falta de apetite é temporária e tende a ser facilmente contornada com a adoção de medidas simples como, por exemplo, manter um intervalo de cerca de duas horas entre as refeições para que a criança esteja com fome. Também recomenda-se que os pais evitem pratos muito cheios – é preferível que ela coma pequenas porções várias vezes ao dia, do que uma quantidade muito grande uma única vez e passe muito tempo sem querer comer mais nada.
Saiba mais
Biotonico disponibiliza em seu site a seção Dicas, que apresenta uma pirâmide de alimentos com suas indicações para construir um cardápio adequado para a alimentação de crianças, de acordo com cada categoria nutricional – carboidratos, proteínas, vegetais, legumes, açucares, lácteos e frutas. Acesse: http://www.biotonicofontoura.com.br/
*** TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DE CRIANÇAS. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS UM MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO ***
Nossa, eu achava que por conta do crescimento eles teriam mais apetite... Vivendo e aprendendo. Adorei o post!
ResponderExcluirMi adorei o post, aqui a troca de dentes foi uma luta na alimentação e os resfriados sempre atrapalham.
ResponderExcluirAqui temos dias sem apetite mesmo, mas logo volta ao normal. Gostei de saber dessa "parada" no crescimento entre os 3 e 4 anos que é bem a idade que o Davi está.
ResponderExcluirEste é um assunto que leva muitos pais ao desespero...rsrsr
ResponderExcluirÓtimas informações!!
Bjs
Adoro falar da alimentação e tudo relacionado a ela para os pequenos!
ResponderExcluirÓtimas dicas Mi.
Bjs,
Eu tenho uma preocupação danada com isso, porque é na infância que tudo começa. Eu tomei muito Biotônico, batido com ovo de pata. Mas ainda não ofereci a Lara. Vou questionar o pediatra na próxima consulta.
ResponderExcluirhttp://www.arianebaldassin.com/
Muitos fatores podem influenciar no apetite mesmo
ResponderExcluirAdorei o post
Bj
Aqui os meninos comem bem, mas eu mesma qdo pequena tomei muito Biotônico e gostava.
ResponderExcluir@nossasaogemeos.
Joao ainda nao chegou nessa fase... E as vezes acho q nao vai chegar... rs...
ResponderExcluirEle come muito e de tudo!!
Deia Tomaz
@lancheiradojoao
Matéria top! Ainda bem que por aqui não temos esse problema. @caroleassinhazinhas
ResponderExcluirAdorei seu post Mi! Realmente muitos fatores podem influenciar no apetite das crianças. Aqui eu procuro sempre variar bastante a comida e evito muito os doces e refrigerantes durante toda a semana. Na faze da troca dos dentinhos eu costumo fazer muito purezinho com caldinho de feijão e tem as pomadinhas e a matricária que ajuda muito, então elas não deixam de comer :)
ResponderExcluirBeijinhos!
https://dulcineiadesa.blogspot.com
Aqui o almoço e jantar é sempre demorado.
ResponderExcluirUma falta de vontade de provar novos alimentos e comer pelo menos o básico.
Fico super preicuapada com isso, mas ele sempre foi assim.
Eu tomei bastante biotonico na minha infância.
Bjs
Vivi
www.maternarparasempre.com.br
Algumas mães enlouquecem com a falta de apetite dos filhos. Adorei as infos!!!
ResponderExcluirMuito importante os pais compreenderem essas possibilidades! Aqui estamos numa luta de quase 2 meses sem comer direito... Uma doença atrás da outra, mudança de alimentação, de idade... De tudo! Um caos! Mas, usando a criatividade a gente tá se ajudando! Parabéns pelo texto! Muito bom!
ResponderExcluirBj
Juliana Carreras
www.mamaerobo.com
Adorei o post Mi. Os dentinhos e resfriados atrapalharam bastante por aqui, hoje ele come bem, mas não de tudo rs
ResponderExcluirSuper beijo,
Bia Mendrot
curiosidadesdemae.com.br
Ótima dicas.. Muitas famílias enlouquecem.. Beijos vou compartilhar com as amigas
ResponderExcluirAdorei esse post, aqui o ben só que peito, come pouco ;(
ResponderExcluirGraças a Deus por aqui não temos esse problema! 🙏 em regra pisquila come super bem. Apenas quando está dodoizinha que o apetite diminui um pouco. Mas disso não tenho o que reclamar. Não é fácil ver nossos pequenos sem comer nada né? 😔
ResponderExcluirBeijos Mila (@mundodamae )
Aqui em casa é totalmente o contrário, Luan está crescendo rápido e comendo muito mais.
ResponderExcluirO Gabriel não me dá trabalho para comer Mi gracas a deus, vamos ver mais para frente.
ResponderExcluirBis
Mari
Vamos Mamães
OI MI, esse é um assunto que deixa as mães doidinhas. Mas a falta de apetite, como você disse, normalmente é temporária. O importante é identificar o motivo e agir. Muito boas as suas dicas.
ResponderExcluirbeijos
Chris
Heitor sempre comeu de tudo e super bem, mas de um tempo pra cá tem dado um trabalho... Penso que pode ser pela chegada do irmão e espero que logo logo essa fase passe.
ResponderExcluirPor aqui o pequeno devora tudo o que coloca pra ele comer... Graças a Deus ele é super bom de garfo! Adorei as dicas... Parabéns!
ResponderExcluir