As crianças e as tarefas domésticas

💙
01 julho 2015

Tarefas domésticas estimulam autoconfiança e o senso de colaboração das crianças 

Nós já escutamos dizer que colocar as crianças para ajudar nas tarefas de casa faz parte da educação para a vida, mais quais os benefícios?
Bom são inúmeros, porque incluindo eles nas tarefas (lembre-se que a atribuição tem que ser conforme a idade pois não adianta delegar uma tarefa que elas não irão conseguir realizar) aprende disciplina, solidariedade, descobrem novas habilidades, a importância da higiene e o valor da organização.
E sem contar que eles adoram estar ao nosso lado, e gostam mais ainda de se sentirem importante né, com isso eles proporcionamos a eles uma sensação de autoconfiança e, consequentemente ela se fortalece.
Criança na cozinhaUma coisa que também não podemos esquecer que as atividades devem ser supervisionadas por nós adultos (pai/mãe ou quem está cuidando da criança) pois assim evitaremos acidentes domésticos, devemos antes de deixa-los realizarem (principalmente se forem pequenos igual ao caso do meu filho que tem 5 anos) explicar como é, o que pode quebrar, queimar.
Com segurança, e reconhecimento pelo trabalho que eles fizeram, a participação nos afazeres domésticos pode, sim, se tornar uma atividade prazerosa para as crianças. Elogiar e sempre conversar com elas sobre a importância que elas têm dentro da família fará com que se sintam confiantes e competentes, qualidades essenciais para a vida adulta. 
Pensando nesses benefícios e também de poder ter mais um momento juntos, aqui o Gui participa de algumas coisas, como colocar comida para a cachorra, peixes, ajuda a dar banho na cachorra, e como ele adora ajudar nas horas de preparar a comida eu deixo também, pedindo para pegar os ingredientes, colocar na panela, mexe (quando está fora do fogo), e de uns dias para cá ele tem falado que quer me ajudar todos os dias, basta eu ir para cozinha lavar a louça que ele que me ajudar (sim ele pede para lavar a louça, não sei até quando essa vontade vai mais estou deixando e incentivando pois acho que todos devem fazer as coisas, sem essa de ser de mulher ou homem, afinal independente do sexo as pessoas comem, sujam né). Então o que tenho feito é eu ensaboo e ele enxágua, mais como ele quer mesmo colocar a mão na massa, digo na água e sabão, quando tem os copos e pratos dele de plástico, as colheres, potes de plástico deixo ele fazer todo o processo e fico só do lado orientando. 
Criança ajudando nos afazeres domésticosAi vocês devem se perguntam "Mais ele lava ou tira o sabão todo certinho?" e eu respondo as vezes sim e as vezes não, mais para não desmotiva-lo eu explico que deve lavar melhor pois algumas sujeiras grudam mais, e peço para repetir, e quando é uma coisa que é mais "grudenta" deixo ele fazer do jeito dele e depois que ele termina e sai de perto eu refaço o serviço, assim ele fica feliz em ajudar e ter conseguido e eu continuo incentivando, elogiando o que ele tem feito e por me ajudar. E o melhor no final disso tudo sabe o que é ??? Vê a carinha dele de feliz querendo dizer que "Eu que Fiz" e virar para mim e falar "Assim mamãe eu te ajudando podemos brincar mais".
Isso é muito recompensador ... 


Para quem quiser uma dica do que pode ser feito conforme a idade aqui tem As Tarefas Para Cada Idade
E vocês incentivam os seus filhos nos afazeres domésticos?
Beijos Mi Gobbato !!! 
4 comentários on "As crianças e as tarefas domésticas"
  1. Seu blog e muito informativo principalmente para as mamãe de primeira viagem, to lendo e adorando apesar de ainda não ser mãe.
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  2. Achei muito importante sua dica da postagem. Apesar de não ter filhos, sei que é muito importante passar responsabilidades e valores para eles, além do mais, eles gostam de fazer pois ficam mais tempo com a mãe, que as vezes trabalha o dia inteiro e só tem esse tempo em casa.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oii!!
    Meu guri tem 3 anos e adora ajudar! Ele me ajuda a tirar o lixo, a guardar a louça seca (as que não quebram), quando estou varrendo a casa, ele pega a vassourinha dele e varre também! Rsrsrs, ele adora e eu fico super feliz! Acho super importante estimular as crianças a ajudar em casa!
    Beijos!

    mamaedocura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Aqui está algo de que não se houve muito falar.
    Um rapaz a fazer tarefas domésticas também. Muito bem!
    Bom post!
    atualidadesbyclaudia.blogspot.pt

    ResponderExcluir

Custom Post Signature

Custom Post  Signature