Pode parecer assunto de criança, mas é coisa séria. 

Brincar

Instituído pela Unesco em 1999, o Dia Mundial do Brincar acontece em 28 de maio e reúne diversas entidades ligadas à atividade. Além de ser um direito da criança, brincar estimula o desenvolvimento da coordenação motora, a criatividade e a memória
Pode parecer assunto de criança, mas é coisa séria. Tanto que o tema ganhou destaque na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e hoje tem um dia só para lembrar como a atividade é fundamental para o desenvolvimento das crianças de todo o mundo: no dia 28 de maio, comemoramos o Dia Mundial do Brincar. E é em torno deste tema que diversas organizações, empresas, pais e profissionais se reúnem. Será que estamos garantindo às nossas crianças esse direito fundamental, que faz parte do desenvolvimento delas?
Quem alerta para a questão é a especialista da Calesita Brinquedos, Bruna Leal. “Brincadeiras com amigos da mesma faixa etária são essenciais para o desenvolvimento saudável dos pequenos. O brincar estimula o desenvolvimento da coordenação motora, a atenção, a criatividade e a memória”, diz. Em tempos de tecnologia, tirar os pequenos da frente do computador, do vídeo game ou do celular nem sempre é fácil. Mas aquela velha brincadeira de esconde-esconde, a interação com brinquedos manuais e com outras crianças precisa voltar a fazer parte da rotina dos nossos filhos. 

O excesso de atividades, que não permite um tempo livre para o simples brincar, inclusive, pode ser prejudicial ao desenvolvimento das crianças. Prova disso é uma pesquisa realizada em São Paulo e no Rio Grande do Sul, coordenada pela presidente da International Stress Management Association (Isma BR), Ana Maria Rossi. O estudo mostrou que oito em cada 10 crianças de 7 a 12 anos apresentam problemas de alteração de comportamento originados do estresse.

Uma atividade a mais na rotina dos pequenos não vai afetar a infância, desde que seja algo que eles queiram fazer, mas é muito importante que eles tenham tempo para brincar, criar e imaginar. Ou seja, fazer coisas de criança. “As aulas adicionais são importantes também para a socialização e o desenvolvimento. O problema é quando as atividades extracurriculares tomam todo o tempo e a criança não consegue se divertir nem descansar. Às vezes, ela precisa de um tempo consigo mesma e os seus brinquedos favoritos. São momentos de relaxamento, em que ela descarrega toda a energia acumulada, brincando com aquilo que lhe faz feliz”, conclui Bruna.

Fases diferentes
As brincadeiras permitem que as crianças imaginem e coloquem em prática histórias e fantasias. Além disso, é brincando que as habilidades motoras, intelectuais, cognitivas, emocionais e sociais são exercitadas e melhoradas. Os bebês podem brincar com chocalhos, móbiles e objetos coloridos e que transmitem sons. Além disso, brinquedos que estimulam os primeiros movimentos também são essenciais. A partir de um ano, os pais podem oferecer ferramentas que auxiliam no caminhar e pecinhas de encaixar, com formas geométricas, por exemplo.

Quando as crianças estão um pouco maiores, por volta dos três, quatro anos, elas começam a se espelhar nos pais e reproduzem situações do cotidiano dos adultos. Por isso, brinquedos como carrinhos, panelas e ferramentas fazem tanto sucesso nessa faixa etária. É sempre importante que os pais saibam que é brincando e se divertindo que as crianças mais aprendem.

Sobre a Calesita
Há 15 anos no mercado nacional, a Calesita é uma empresa de Pomerode (SC), que atua com itens para crianças de primeira infância. A empresa é especializada em brinquedos das linhas educativo, passeio, praia e jardim, entre outros. 

Os produtos podem ser encontrados em três mil pontos de venda, espalhados por todos os estados brasileiros.

Brincar estimula o desenvolvimento saudável das crianças
Clique para ver maior | Imagem: Daniel Zimmermann

Beijos Mi Gobbato !!!


Comentários
11 Comentários

11 Comentários

  1. ótima iniciativa de repassar as informações, brincar é necessário para o crescimento emocional da criança.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Bem legal o post.. Eu mesma sempre incentivo meu pequeno a brincar bastante, pois sei o quanto é importante, e sempre que posso brinco junto.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Brincar é mais que sério é essencial!
    Adorei o post! Vamos comemorar o dia amanhã brincando muito com os filhotes!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Sempre me preocupei com isso
    que as crianças devem brincar com crianças
    da mesma faixa etária
    e que brincar é essencial

    Linda Noite!!
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas

    ResponderExcluir
  5. Brincar realmente é importante para o desenvolvimento da criança. Ótima postagem! Beijos!
    www.rubiasolbakken.com

    ResponderExcluir
  6. Eu moro em apartamento mas na maior parte dos dias venho aqui pra casa da minha mãe que tem muito espaço pra pequena brincar. Mas sinto que, quando ficamos em casa ela fica até entediada. Ou seja, brincar é uma necessidade!

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
  7. Brincar é fundamental ajuda no desenvolvimento e sem falar no emocional né?!
    Bjcas
    http://www.estou-crescendo.com/

    ResponderExcluir
  8. Brincar é tudo né.. Dou muita importancia a brincadeira, faz parte do desenvolvimento!

    Beijos

    www.umaboamae.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu já vi muitos brinquedos da Calesita por aí. Meu sobrinho tem vários.
    Esse momento de brincar é importante mesmo! E não só isso, é necessário que os pais entendam que pode parecer coisa chata de criança, mas eles aprendem muito
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Brincar é um eterno aprendizado.
    Eles aprendem e se desenvolvem brincando.
    Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  11. Não sabia que tinha esse dia mundial do brincar, é muito legal ver o quanto
    esse assunto é valorizado e importante.

    Ótimo post!
    Bjos
    www.amaedadri.com

    ResponderExcluir