Receita de pão caseiro e fondue para fazer com as crianças !!!

💙
30 maio 2014
Agora que o friozinho está chegando nada mais gostoso do que o aconchego do lar e a companhia da família. Um programinha legal para os fins de semana mais gelados é cozinhar algo delicioso com ajuda das crianças e, por que não, do marido também. 
Quanto mais gente na cozinha, mais divertido! 
Para garantir o entretenimento e fazer diferente, que tal preparar um pão caseiro para acompanhar um delicioso fondue de queijo? 

Se quiser incrementar, poderá até servir um vinhozinho para os adultos. E se cair um pouco da bebida na toalha ou no tapete, não se preocupe. Tem como tirar mancha de vinho fácil! 
O que importa mesmo é aproveitar esses deliciosos quitutes na companhia de quem você mais gosta. 
Veja a seguir o passo a passo das receitas!

- Como fazer pão caseiro com as crianças



 Esta receitinha de pão caseiro é bem fácil e prática, e dá para deixar os pequenos por conta de quase todo o processo de preparo. E lembre-se, quando as crianças estiverem na cozinha, fique sempre atenta e muito cuidado com o forno e com as facas por perto!

Ingredientes:
1 quilo de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1 xícara de água (temperatura ambiente)
1 xícara de óleo
1 xícara de leite
3 ovos
3 tabletes de fermento fresco
½ colher de sopa de sal
1 colher de sopa de alecrim ou orégano
1 xícara de azeitona

Modo de preparo:
1. Bata todos os ingredientes no liquidificador, menos a farinha de trigo, o alecrim e as azeitonas. Em seguida, coloque a mistura em uma vasilha e adicione a farinha de trigo aos poucos, depois o alecrim. O seu pequeno ajudante deverá mexer a massa até que ela comece a desgrudar dos dedos. 
2. Ao final, faça uma bola bem grande e cubra a vasilha com um plástico filme. Deixe a massa descansar em um lugar quente e seco por duas horas.
3. Espalhe um pouco de farinha de trigo sobre uma superfície lisa para sovar a massa novamente (pode ser na mesa, na pia ou numa tábua de cortar). Em seguida, trabalhe bem a massa e quando ela estiver macia, peça para seu filho dividi-la em quatro partes iguais.
4. Depois é só abrir cada uma delas na forma de um retângulo. Salpicar um pouco de azeitona por cima e, em seguida, enrolar como um rocambole. Faça o mesmo com as três partes restantes da massa. Coloque dois pães em cada forma e leve-os ao forno para assar em temperatura média por 35 minutos.

Se preferir, você poderá rechear o pão com outros ingredientes também. Presunto e queijo ou tomate, mussarela e manjericão são boas opções. Essa receita de pão caseiro com azeitona e alecrim fica ótima para acompanhar o fondue, mas você pode adaptar o recheio conforme sua preferência.


- Como fazer fondue de queijo econômico



Além de ser uma delícia, essa receita de fondue é bem econômica e fácil de fazer com as crianças. Como o modo de preparo é bem rápido, deixe para fazer o fondue quando o pão estiver pronto. Afinal, comer tudo quentinho fica mais gostoso, não é?

Ingredientes:
450g de queijo prato ralado
3 colheres de sopa de farinha de trigo
2 xícaras de creme de leite
1 colher de sopa de molho inglês
1 colher de sopa de mostarda
1 dente de alho cortado ao meio
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:
Para deixar o modo de preparo mais divertido, você pode pedir para o seu pequeno ajudar a separar todo os ingredientes antes de começar. Esse é também um jeito de legal de aprender sobre pesos e medidas.
Depois que estiver tudo prontinho, vocês devem colocar em uma panela o creme de  leite, o molho inglês, a mostarda e o alho. Ai é hora da mamãe tomar conta, porque a mistura precisa ir ao fogo médio.
Os pequenos podem se encarregar de misturar o queijo e a farinha de trigo em uma vasilha separadamente. Essa mistura deverá ser acrescentada aos poucos à panela com o creme de leite, mas antes de fazer isso, lembre-se de remover o alho.
Se a criança for maiorzinha, você pode pedir que ela vá acrescentando o queijo à panela enquanto você mexe. Mas muita atenção com o fogo! Mexa até o queijo derreter por completo ou quando a mistura estiver bem lisinha. Depois disso seu fondue está pronto. Fácil não é mesmo?
Para finalizar, basta colocá-lo em uma panela de fondue. Caso não tenha uma, pode deixar na panela de inox mesmo.
E claro, não se esqueça dos deliciosos pãezinhos de azeitona e alecrim. Retire-os do forno e corte-os em pedaços pequenos para comer junto com o fondue de queijo.
Além de fazer a diversão da criançada, esse prato é uma boa pedida para aquecer nas noites frias que vem por aí. 
Divirtam-se e um bom apetite!

Beijos Mi Gobbato
Um comentário on "Receita de pão caseiro e fondue para fazer com as crianças !!!"
  1. Como sempre ótimas receitas, adorei o fondue econômico !
    Sensacional, vou compartilhar aqui → Padrinhos de uma Flor - Fanpage

    Beijos, Nana ღ
    Blog 1 | Blog 2 | #100HappyDays

    ResponderExcluir

Custom Post Signature

Custom Post  Signature