Dormi na casa do amiguinho? Como lidar com essa situação !!!

💙
13 fevereiro 2014
Olá, tudo bem?

Meu nome é Gustavo Del Santo e sou redator da Tricae. Produzo conteúdo tanto para o site quanto para o blog e adoro o universo infantil. Hoje sou um convidado da Michele e vim escrever um texto sobre dormir na casa do amiguinho para deixar todas as mamães um pouco mais tranquilas!

Dormir na casa de um amigo não é só mais uma atividade rotineira na vida das crianças. É um momento em que os pequenos se aproximam dos laços sociais com outras crianças e conhecem novas regras, pessoas e hábitos. Os baixinhos se divertem muito e a diversão parece não ter hora para acabar! Guerras de travesseiros, jogos de tabuleiro e uma refeição preparada com todo o carinho tornam este momento mágico. Tem coisa melhor?
A primeira vez que o seu filho pedir para dormir na casa dos amiguinhos pode ser muito antes do esperado. Não existe uma fórmula perfeita, já que cada criança tem uma personalidade diferente. Se seu filho pediu, é porque provavelmente já está preparado. O importante é saber se você também está e, claro, não se desesperar! Procure não ser uma mãe super protetora, daquelas que prendem completamente a criança com medo do que pode acontecer. Separar-se um pouquinho da mamãe e do papai pode ser interessante para o crescimento do pequeno. Deixa seu filho dormir fora pela primeira vez na casa de parentes ou amigos próximos para que tanto você quanto ele se acostumem com a ideia. Depois desse passo, fica mais fácil deixar seu filhote na casa dos colegas da escola.

É muito importante que a mamãe conheça a família do amiguinho para que a noite não seja torturante. O medo de deixar seu filho na casa de outra família não deve impedir o acontecimento dessa experiência. Por isso, procure entender as regras e o funcionamento da casa. Veja se a família possui costumes e valores parecidos com o da sua família para que você não fique tão preocupada com o que pode acontecer. Não precisa se descabelar durante a noite! Este deve ser um momento especial para o seu filho, já que ele desfrutará de novos momentos, e para você, que pode tirar esse tempo para fazer coisas que ficaram para trás, como namorar ou ir para algum barzinho com os amigos.

Quando as crianças dormem em outra casa, muita coisa pode ser aprendida. É hora de colocar em prática toda a educação que receberam e aprender a agir dentro de um novo ambiente. Pessoas novas, costumes novos e hábitos novos podem ser um pouco estranhos para os pequenos, mas aos poucos eles se acostumam e brincam a noite toda.

Eles terão uma liberdade um pouco maior para cuidar de si e amadurecer, uma vez que a mamãe não está ali. É claro que a mãe do amiguinho ajudará seu filho com algumas coisas, mas o importante é orientar a criança para que consiga realizar algumas atividades sozinha, como arrumar a cama, tomar banho e ser muito educada.

Esta incrível experiência faz com que as crianças voltem muito mais animadas para casa, contando tudo o que aconteceu e os incríveis programas que fez ao lado dos coleguinhas. Outro ponto positivo é que a criança pode experimentar alguma comida saudável que não está habituada e, em seguida, trazer este hábito alimentar como uma rotina dentro de casa.

Geralmente quando as crianças se juntam para uma grande festa do pijama, a euforia invade toda a casa! A rotina é quadrada e é muito comum que eles durmam um pouco mais tarde. O importante é saber que isso não faz mal, desde que não aconteça em excesso.  Dormir e acordar no mesmo horário é muito interessante para o desenvolvimento das crianças, mas quebrar essa rotina de vez em quando não tem problema algum!


Veja as dicas principais para que você e seu filho passem por esta experiência da melhor forma possível:

- Ajude seu pequeno a montar a malinha com tudo o que é necessário, como travesseiro, roupa de cama, troca de roupa para o dia seguinte e uma necessaire com os itens de higiene. Não esqueça de orientar seu filhote com todas as dicas necessárias para que ele fique super a vontade e seja educado na casa dos outros.

- Se seu filho ligar no meio da noite querendo voltar pra casa, não brigue com ele.  É muito comum que as crianças estranhem este momento! Dê todo o apoio do mundo e converse com ele sobre uma próxima vez.

- Conhecer bem a família que hospedará seu filhote é essencial para que você fique tranquila e evite qualquer desconforto entre você e a outra mamãe.

- As regras e os programas da noite devem ser previamente conversados entre as duas famílias, a fim de que todos tenham uma noite incrível e longe de qualquer problema.

- Se seu filho tiver algum medo ou cuidado especial, não tenha vergonha de informar a outra mamãe. Assim, ela poderá cuidar muito melhor do seu pequeno.

- Se você não gostar da ideia no princípio, chame o amiguinho para dormir na sua casa primeiramente. Porque não? Desta forma você poderá conhecer melhor a amizade dos dois e ficar mais tranquila quando o seu pequeno for dormir fora.

Agora é só deixar a criançada se divertir de montão ao lado dos seus grandes amigos. Esses momentos serão lembrados pelo resto da vida.

Muito obrigado a todas as mamães e espero que tenham gostado das dicas.  Aproveitem cada segundo ao lado dos seus pequenos porque eles crescem rápido!

Beijos, Gustavo.

17 comentários on "Dormi na casa do amiguinho? Como lidar com essa situação !!!"
  1. Adorei o post, tenho certeza que quando chegar a hora do Rafa ir dormir fora não vai ser fácil para mim.
    bjs
    Estou Crescendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shairane tbm acho que pra mim não vai ser ..
      bjs

      Excluir
  2. Que coisa boa este post, cheio de dicas para nos!!! Por aqui vai demorar, ental nao sofro por antecipaçao... Rsrsrs

    Beijos, Thaty!
    Blog: Caio, o melhor presente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também adorei as dicas, é aqui tbm acho que vai demorar um pouco ...
      bjs

      Excluir
  3. Não estou preparada, pois desconfio de tudo rsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha ai Jamilly mas ainda temos tempo né
      bjs

      Excluir
  4. Nunca tinha pensado nisso..... mas já? Aff..... o papai da Lara n?ão vai deixar, rs. bjus Coisas da Lara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm não tinha maiss logo (espero que não tão logo rs) esse dia vai chegar, eu comecei a dormir na casa de uma amiga quando estava na primeira série, por volta dos 6 / 7 anos então ainda temos um tempinho rs
      bjs

      Excluir
  5. Ai ai .. a luma já deu alguns sinais de querer dormir na casa das amiguinhas ... fico com aperto no coração .. mas acho lindo e importante ... bjs

    Roberta Aquino & Luma
    http://princesaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que fofa ... o Gui ainda nem brincar sozinho na casa do vizinho ele não quer, então acho que dormir ainda vai demorar mais um pouco .. mas com certeza é importante ...
      bjs

      Excluir
  6. Gostei das dicas
    Me preparando para quando acontecer
    Bjus
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post,mais a mamãe aqui é muito ciumenta então dormir na casa dos amiguinhos vai demorar muito. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda não pensei nisso, eu nunca fui de dormir na casa de ninguem, nem mesmo família. Acho que tudo no seu tempo, mas sei que pode acontecer.
    Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  9. Ainda me preocupo muito.
    Estou sempre atenada.
    E confesso que prefiro minha casa cheia do que eles fora kkkk
    Bju

    ResponderExcluir
  10. Oi MIchele, muito bom o post. Aqui já estamos craques nesse negócio de dormir na casa das amigas e as amigas dormirem aqui em casa.
    bejos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir

Custom Post Signature

Custom Post  Signature