Gestante e os cuidados no verão

💙
31 janeiro 2023


Seis cuidados importantes que as gestantes precisam se atentar durante o verão


Dra. Evelyn Prete, ginecologista e obstetra, aborda os principais cuidados que grávidas devem ter para aproveitarem a estação mais quente do ano com mais conforto e segurança

A gravidez é um dos momentos mais esperados por algumas mulheres. No entanto, é uma fase a qual se fazem necessários diversos cuidados especiais durante toda a gestação, especialmente em épocas como o verão, em que as grávidas se preparam para irem à praia e/ou à piscina para aproveitar o calor e os dias mais quentes. Contudo, a estação requer atenção redobrada em alguns pontos importantes, com o objetivo de assegurar a saúde da mulher e do bebê. “Além dos alertas comuns do período, como a exposição ao sol e desidratação, elas devem se atentar a algumas medidas protetivas e preventivas com a alimentação, os cuidados íntimos e, até mesmo, com o contato do corpo com água do mar e o cloro da piscina”, revela Dra. Evelyn Prete, ginecologista e obstetra. 

Especialista em medicina fetal pela Conceptus, a médica faz um alerta sobre a necessidade da conscientização das mulheres grávidas durante o verão, com o intuito de evitar possíveis problemas e intercorrências que podem comprometer a saúde da gestação. Pensando nisso, a médica elencou seis cuidados fundamentais para as gestantes aproveitarem a estação mais quente do ano com segurança e conforto. Confira, a seguir, quais são eles: 
 

1. Proteja-se do sol

Ainda que o verão seja a época favorita para se bronzear, as gestantes devem ter cuidado redobrado com o tempo de exposição ao sol. “A insolação é um problema ainda mais grave durante a gravidez. Além de complicações mais frequentes, como desidratação e mal estar, o sol também pode favorecer o surgimento de manchas na pele, sintoma comum em muitas mulheres grávidas”, explica a obstetra. Segundo ela, o uso de protetor solar facial e corporal, bem como de chapéus, viseiras e/ou bonés em locais com muita incidência de luz, além de ficar debaixo do guarda-sol, são alguns dos cuidados importantes para curtir o calor sem preocupação. 

 

2. Use repelente

Nas estações mais quentes, é comum o aumento de doenças infecciosas transmitidas por mosquitos, como Dengue, Zika Vírus e  Chikungunya, visto que a reprodução dos mosquitos é mais propícia e frequente durante o calor. A médica alerta que o uso de repelente para as gestantes é imprescindível, para evitar doenças e possíveis enfermidades decorrentes do contágio. “Quando infectada, além dos sintomas comuns a essas doenças, a mãe e o bebê estão mais vulneráveis a sofrerem problemas mais sérios, como hemorragia, parto prematuro e, em casos mais graves, o aborto”, revela. Por isso, a ginecologista sugere o uso de repelentes específicos para gestantes ou manipulados. 

 

3. Evite biquínis e roupas molhadas

Outro cuidado importante para as mulheres no verão, em especial para as grávidas, é evitar ficar por muito tempo com roupas ou peças molhadas, já que a umidade favorece o surgimento de infecções vaginais, como a candidíase, entre outras. Sendo assim, a médica sugere levar mudas de roupas secas para trocar ao longo do dia e prevenir esse tipo de problema. “Uma dica importante também é, ao sentar-se no chão, sempre utilizar cangas e/ou toalhas secas, para evitar o contato direto com a areia ou o solo, a fim de evitar infecções bacterianas, entre outras intercorrências”, sugere.

 

4. Entre no mar de costas e evite piscinas aquecidas

“Se estiver na praia e desejar entrar no mar, lembre-se de entrar de costas na água. O impacto das ondas na barriga da gestante, principalmente em estágios mais avançados da gravidez, pode causar desconforto e dores”, alerta Dra. Evelyn. Já em em outros ambientes, a médica recomenda evitar ofurôs, saunas e piscinas aquecidas, pela temperatura da água e o possível contágio com bactérias e fungos presentes nestes locais. “Nestes casos, procure locais seguros onde a higienização é feita regularmente e a temperatura da água é controlada”, aconselha. 
 

5. Opte por alimentos leves

“Uma dica importante para as futuras mamães é evitar comidas pesadas, gordurosas e frutos do mar quando estiver na praia ou fora de casa”, indica Prete. Segundo ela, tais alimentos podem causar azia, enjoos, ou até mesmo, intoxicação alimentar, que ocorre, principalmente, pelo consumo de peixes e crustáceos. Uma alternativa efetiva para contornar essa situação é levar algumas frutas picadas e petiscos saudáveis em uma bolsa térmica ou se alimentar em restaurantes confiáveis e de boa qualidade. 

 

6. Beba água

Essa pode parecer ser a recomendação mais simples de todas, porém, é primordial para a saúde da mãe e do bebê. “A exposição ao sol durante um longo período de tempo afeta não só a saúde e bem-estar da mãe, como também a do bebê. Por isso, é recomendável o consumo de, pelo menos, 2,5 litros de água por dia, principalmente nos mais quentes”, sugere a ginecologista. De acordo com Evelyn, uma alternativa eficaz para manter o controle da hidratação é utilizar garrafas de água com marcações, para a gestante saber a quantidade de líquido que foi ingerido ao longo do dia. 

 

Sobre Evelyn Prete (draevelynprete)
Evelyn é formada em Medicina pela Universidade Cidade de São Paulo, com residência em Ginecologia e Obstetrícia pela Maternidade Jesus, José e Maria de Guarulhos, uma das maiores em volume de partos do estado de São Paulo. Passou por estágios nos hospitais Pérola Byngton e Unifesp e, atualmente, é especialista em Medicina Fetal pela Conceptus, além de sócia-proprietária da clínica Alve Medicina, em Guarulhos e realiza atendimento de ginecologia, obstetrícia e medicina fetal na Unimef Conceptus – Unidade de Medicina Fetal, no bairro do Paraíso, em São Paulo. 

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI!
Postar um comentário

Custom Post Signature

Custom Post  Signature