5 dicas para manter as cáries longe das crianças

💙
30 setembro 2021

 



As cáries são uma das doenças mais comuns do mundo, produzindo anualmente cerca de 190 milhões de novos casos.

Ainda que seja uma doença com prevenção e tratamento bastante facilitados, continua sendo uma das principais motivações para a perda dentária entre adultos e crianças.

Entretanto, os efeitos dessa doença bacteriana são ainda mais graves para a saúde e desenvolvimento dos pacientes, principalmente os mais novos. Por isso, a realização de consultas constantes em uma clínica odontológica infantil é fundamental.

A cárie é uma infecção do tecido dental, realizado como consequência da produção de ácidos corrosivos produzidos pelas placas bacterianas.

Essa diminuição do pH bucal faz com que o esmalte dentário sofra uma corrosão, originando cavidades nas estruturas dentais.

Quais são as consequências da cárie na saúde infantil

No Brasil, a cárie é uma das principais causas do edentulismo – perda dentária em adultos – e da perda prematura dos dentes de leite. E isso pode representar um problema muito mais grave do que a interferência na estética na criança.

Isso porque, os dentes decíduos são responsáveis por guiar onde a estrutura permanente deverá ocupar.

Então, quando essas unidades dentárias precisam ser arrancadas devido a cárie e periodontite, isso pode causar diversos problemas na estruturação da arcada dentária que ainda está por nascer.

Por isso, os pacientes passam a precisar do uso do aparelho dentário móvel para corrigir problemas, como:

● Dentes torcidos;

● Apinhamento dentário;

● Diastemas severos;

● Mordida cruzada;

● Mordida aberta, entre várias outras ocorrências estruturais.

Além disso, a primeira dentição é muito importante para o aprendizado da fala, mastigação, desenvolvimento da respiração, entre tantas outras funções que afetam o desenvolvimento e a capacidade de aprendizado das crianças.


5 formas de como evitar o aparecimento de cáries

No entanto, existem diversos hábitos e costumes que podem ser integrados ao dia a dia, garantindo a saúde bucal dos seus filhos e a economia em intervenções odontológicas, como o aparelho transparente preço, no futuro.

Entre as melhores formas de manter os dentes infantis livres de cáries, temos:

1. Atente-se com a higienização
A limpeza de toda a cavidade oral é essencial para manter a saúde das estruturas dentais e
manter um sorriso livre de cáries. Para isso, recomenda-se a higienização com o auxílio de
um pano úmido após todas as amamentações.
Esse paninho deve ser gentilmente massageando ao redor da língua, das gengivas e das
bochechas do bebê, até que os primeiros dentes apontem na boca. A partir daí, é preciso
começar a escovação dessas unidades, com uma escova apropriada para cada idade.

2. Evite o consumo excessivo de açúcares
O açúcar é uma ótima forma de fazer com que as bactérias se multipliquem e produzam ácidos nocivos ao esmalte dentário. Por isso, é muito importante evitar o excesso desse tipo de alimento, lembrando de escovar os dentes sempre que essas comidas forem ingeridas. É, também, muito importante não molhar a chupeta em sucos – mesmo os naturais – ou em
comidas doces, e dar para a criança chupar enquanto assiste televisão ou dorme. Isso porque essa é uma ótima forma de incentivar a reprodução microbiana e o aparecimento de lesões cariogênicas.

3. Proteja-se de mitos sobre o cuidado bucal infantil
Muitas pessoas ainda acreditam e compartilham mitos sobre a constituição dos dentes infantis e sobre a saúde bucal das crianças, que não somente são incorretas, como também podem causar danos severos à dentição e ao desenvolvimento dos pequenos.
Um dos maiores mitos que existem é de que o dente de leite não pode desenvolver cáries.
Na realidade, o esmalte dentário - que é a camada protetora do dente – é muito mais delicada e menos densa na primeira dentição, então os pacientes são ainda mais vulneráveis às bactérias bucais nesta idade.
Por isso, sempre que houver alguma dúvida, procure um dentista infantil qualificado que possa sanar esses questionamentos e instruir os responsáveis em como desenvolver a melhor rotina de cuidado.

4. Realize o acompanhamento frequente com o dentista
A consulta frequente com o dentista é recomendada para os pacientes de todas as idades, mas é ainda mais essencial durante o desenvolvimento infantil.
Isso porque, esses profissionais podem acompanhar a formação das estruturas e da arcada dentária da criança, identificando e tratando precocemente falhas e prevenindo doenças, como as cáries ou a periodontite.
Desta forma, é indicado que a primeira consulta não demore mais do que o aniversário de um ano, mas idealmente, que seja feita assim que os primeiros dentes nascerem.
Esse cuidado preventivo pode ter efeitos até na constituição da dentição permanente, evitando despesas futuras, como quanto custa restauração de dente com porcelana ou o valor do tratamento ortodôntico.

5. Certifique-se de que criança está sempre bem hidratada
A redução da produção salivar é uma das principais causas do aparecimento de cáries e do enfraquecimento estrutural dos dentes, afinal, é por meio da saliva que o organismo realiza a remineralização dos dentes e a remoção do excesso de bactérias da superfície dentária.
Por isso, se certifique que as crianças estejam bem hidratadas e que bebam a quantidade
necessária de água durante o dia.


Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI!
Postar um comentário

Custom Post Signature

Custom Post  Signature